image [GUEST POST] 4 dicas para abrir uma loja online e ampliar seus negócios image E-commerce: como realizar a divulgação em redes sociais?

Qual é o nível da presença digital da sua Empresa? Calcule seu alcance aqui

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As modernidades do mundo contemporâneo parecem não ter fim.

Como resultado, empreendedores se veem no hábito cotidiano de renovar as suas estratégias, sendo o marketing digital o grande aliado dessa empreitada em contínua metamorfose.

Mas você sabe o quanto a sua empresa possui de presença digital e tem sido de grande valia para atrair clientes?

Para obter uma resposta e planejar as próximas etapas do marketing online da sua marca, que tal calcular o nível de presença digital da sua empresa com o nosso check-list?

Simples e prático: basta responder às perguntas e calcular 1 ponto para cada resposta afirmativa.

Vamos começar?

1. Sua empresa possui site?

Uma obrigatoriedade para quem busca visibilidade on-line, o site é fundamental para atrair clientes e trabalhar suas estratégias de marketing na internet.

Afinal de contas, depois das redes sociais, o site é a página onde o consumidor procura aprofundar a sua pesquisa sobre os serviços e produtos que você tem a oferecer.

2. Seu site está otimizado com técnicas de SEO?

Título, meta description, palavras-chave… A quantas anda o seu conhecimento sobre SEO (sigla para Search Engine Optimization)?

A essa altura, você já deve saber que ele é um grande aliado para promover a sua presença digital e ranquear nas primeiras páginas dos resultados de pesquisas on-line.

Por isso, foque no SEO do seu site para que mais pessoas cheguem até você!

3. O site possui um design responsivo?

Um site responsivo é a fronteira entre a satisfação e a frustração dos seus usuários.

Isso porque nem todos navegam pelo computador, e um site responsivo se adapta aos tipos de tela (seja de um PC, smartphone, notebook ou tablet), fazendo com que clientes em potencial acessem o site de onde estiverem, sem prejudicar a experiência.

4. Sua marca possui ao menos uma rede social?

Você já está presente ao menos em uma das tantas redes sociais que se apinham na preferência de milhões de usuários?

Caso ainda esteja atrás, nessa empreitada, que tal conferir nosso artigo sobre como divulgar o Facebook da sua empresa?

5. Você segue um calendário editorial para publicações na rede?

Quase desnecessário dizer o quanto pode desanimar um usuário ao acessar uma página e descobrir que a última atualização foi feita há 3 anos.

Com um calendário definido, você não apenas mantém informações relevantes para seus usuários, como faz com que eles criem o hábito de acessar suas páginas constantemente.

6. Anuncia em redes sociais?

Anúncios em redes sociais são fundamentais para que as suas ofertas sejam direcionadas especificamente para o seu público-alvo.

Nada melhor que enviar, na hora certa e para a pessoa certa, aquilo que ela mais necessita, não é mesmo? Sem falar na economia de apostar nos anúncios em redes sociais, se comparado com outras ferramentas publicitárias tradicionais.

7. Anuncia no Google Adwords?

Trata-se de uma mecânica de rápido retorno do dinheiro investido.

Caso ainda não esteja familiarizado, lembre-se daqueles links patrocinados que passam a aparecer após você realizar determinadas pesquisas on-line. Vale a pena anunciar no Google Adwords justamente porque ele exibe a sua empresa no exato momento em que o cliente precisa dela.

8. Possui um blog?

Com técnicas de marketing de conteúdo aplicadas, o seu blog se transforma em mais um aliado para atrair clientes às suas páginas.

Lembre-se de manter um conteúdo relevante. Com isso, mais e mais clientes passarão a acompanhar o seu blog e outras redes sociais.

9. Segue calendário editorial para publicações no blog?

Da mesma maneira que falamos nas postagens para redes sociais e para o site, o blog deve ser mantido com constância. Não adianta apenas mantê-lo no ar.

Quanto mais postagens, e quanto mais relevantes elas forem, mais o usuário irá se habituar a fazer dos seus endereços virtuais um ponto de visita cotidiano.

10. Possui páginas de captura?

As famosas páginas de captura estão muito presentes nas técnicas de marketing digital porque, a partir delas, você consegue aumentar a sua base de leads e trabalhar com campanhas e ações para um público realmente interessado.

11. Cria conteúdos para geração de leads?

Acima, falamos rapidamente sobre leads, que nada mais são do que clientes em potencial.

E todas as estratégias de marketing online se resumem a isso, não é mesmo? Em transformar usuários anônimos em clientes interessados na sua empresa. Por isso, descubra se o conteúdo gerado está funcionando nesse sentido.

12. O e-mail é utilizado para se relacionar com sua base de leads?

Diferentemente do e-mail marketing, o relacionamento com leads por meio de fluxos de e-mail permite que você tenha uma ferramenta muito eficiente para mantê-los informados e interessados no conhecimento que você compartilha com eles.

Use-o para informar, educar e compreender não apenas o mercado, mas as maneiras que você pode ajudá-los. Não se trata de vendas diretas, mas de construir relações.

13. Possui um funil de vendas bem definido?

Você conhece o seu público-alvo? Sabe defini-lo e elencar as principais carências e necessidades dele? Se sim, parabéns! Você tem em mãos uma informação valiosa para impactá-lo em cada momento da sua jornada de compra.

Caso ainda não possua um funil de vendas bem definido, é hora de conhecer a fundo aqueles que você deseja interagir com diferentes técnicas de marketing digital.

14. A equipe de vendas aborda os leads qualificados?

Leads qualificados são aqueles que a sua equipe de marketing identificou como os clientes em potencial da sua empresa. Quando alinhado com a equipe de vendas, os resultados são muito positivos.

Por isso, trabalhe essa sinergia, de maneira que cada abordagem dos seus vendedores seja o mais assertiva possível para transformar os leads em vendas.

 

Conheça o nível de presença digital da sua empresa

Hora de ver como você se saiu no teste. Lembre-se: marque um ponto para cada resposta “sim” e nenhum ponto, caso tenha respondido “não” em alguma questão.

Se você marcou:

De 0 a 4 pontos: BAIXA

Você ainda não está trabalhando o marketing digital da sua empresa da maneira mais assertiva possível. Hora de sentar com a sua equipe e traçar novas estratégias.

De 5 a 8 pontos: REGULAR

Você já entendeu o básico das ferramentas de marketing digital, mas ainda faltam algumas etapas para que os resultados sejam visíveis e satisfatórios.

De 9 a 12 pontos: ALTA

Muito bem! Você tem grande presença digital, mas falta “aquele 1%”, como versa a canção popular.

De 13 a 14 pontos: ESPETACULAR

Você deve ter lido este artigo somente para alívio de consciência, pois a sua presença digital é matadora!

 

Independentemente do resultado alcançado, o mercado está em constante evolução, como havíamos antecipado no início deste texto.

Por isso, que tal aprofundar os conhecimentos sobre o alcance da sua empresa na internet? Acesse o raio-x do marketing da Onflag, inteiramente gratuito, no link abaixo!

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