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E-commerce: como realizar a divulgação em redes sociais?

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Como sabemos, a internet trouxe para as empresas a incrível possibilidade de divulgar produtos e serviços para milhares de pessoas, com eficiência e investimento de baixo custo ou até mesmo nulo. Há várias formas de divulgar o seu negócio na rede e entre elas estão as redes sociais, ferramentas de alcance massivo. Para se ter uma noção, o Facebook já tem mais de 1,6 bilhão de usuários mensais em todo o mundo, sendo que 99 milhões deles são brasileiros.

Você já imaginou que boa parte desse inacreditável número de pessoas podem conhecer e comprar no seu e-commerce apenas com uma boa divulgação nas redes sociais? Para isso, vamos te ensinar algumas estratégias para que suas ações sejam assertivas. Confira!

Defina as redes sociais

Antes de mais nada, é preciso definir em quais redes sociais o seu negócio se encaixa melhor. São diversas opções, como Facebook, Twitter, Youtube, Instagram, LinkedIn, etc. É fundamental que você realize uma pesquisa antes de escolher em qual delas vai atuar: analise as opções de acordo com o seu público-alvo e os recursos disponíveis em cada uma das ferramentas.

Crie conteúdos relevantes

A produção de conteúdo pode ajudar o seu negócio na geração de leads e a se tornar referência  no mercado. Por isso, é imprescindível produzir conteúdos que tenham relevância para o seu público, com informações interessantes, curiosidades, notícias e lançamentos de produtos. O importante é que os textos e/ou materiais audiovisuais tenham utilidade para seus clientes e potenciais clientes.

Defina a linguagem que será utilizada. No Facebook, por exemplo, a linguagem pode ser informal, mas o Linkedin pede um tom mais sério. É importante também que o conteúdo disponibilizado seja original: nada de copiar e colar!

Interaja com o seu público

Há muitas formas de interagir com os usuários nas redes sociais. O ato de seguir ou curtir a página da sua loja virtual já é uma delas. Além disso, as curtidas, compartilhamentos, e comentários com sugestões, críticas e dúvidas também são formas de interação. Quanto maior essa interação, melhor é para o seu e-commerce, por isso, é bom que você também induza o usuário a praticar alguma ação.

Para isso, você pode criar posts falando sobre produtos vendidos pela sua loja, e pedir opiniões para clientes que já o adquiriram. Boa parte das pessoas, pesquisam opiniões antes de decidir pela compra de algum item. Além disso, pode ser um espaço para potenciais clientes tirarem suas dúvidas sobre determinada funcionalidade ou característica do produto, diretamente com a sua loja.

Faça campanhas promocionais

As promoções são uma ótima alternativa para atrair usuários e converter mais vendas. Mas não dá para fazer apenas uma postagem em um rede social de forma simples, sem nenhum atrativo, informando sobre um produto em promoção.

Para que a campanha dê resultados realmente relevantes é preciso:

  • Planejar: antes você precisa definir para o que a campanha será direcionada. Pode ser em uma data comemorativa, por exemplo. Quais produtos terão os preços promocionais, quantos serão disponibilizados, quanto você poderá dar de desconto, etc;
  • Estabelecer os objetivos: qual é o seu objetivo? Pode ser conseguir mais “x” vendas, atrair “x” visitas na loja, conseguir “x” seguidores na sua página, entre outros;
  • Definir estratégias: quais serão suas ações na campanha? Anúncios pagos, cupons de desconto, uso de hashtags especiais para a campanha, etc;
  • Cronograma: definir os dias e horários que as ações serão realizadas.

Atenda os clientes insatisfeitos

Jamais ignore ou apague os comentários de clientes insatisfeitos. Você deve, inclusive, respondê-los rapidamente para tentar resolver o problema relatado. Além de deixar o seu cliente satisfeito, provavelmente outros usuários vão ler os comentários e observar que sua empresa se preocupa com a satisfação de seus consumidores, e, com certeza, irão se sentir mais seguros para realizar uma compra na sua loja virtual.

Invista em anúncios pagos

Algumas redes sociais como o Facebook e Instagram, permitem a criação de anúncios de seus produtos e serviços direcionados a grupos específicos que você pretende atingir. Os anúncios são exibidos para os usuários que tenham características de acordo com o que você deseja, como sexo, localidade, idade, interesses, entre outros.

Nesse momento é preciso fazer um anúncio com imagens e textos que chamem a atenção do usuário. E o melhor é que não é preciso gastar fortunas com esse tipo de publicidade. Geralmente é um valor baixo decorrente da taxa de cliques e do custo da quantidade de anúncios que foram exibidos.

Produza vídeos

Como o consumidor não consegue tocar ou ver ao vivo o produto que pretende comprar, uma boa forma de divulgar alguns itens é fazer vídeos mostrando o produto sendo utilizado, suas características ou dando dicas de outras maneiras que ele pode ser usado. Isso serve para lojas de eletrônicos, roupas, eletrodomésticos e muitas outras. Mas, para que o vídeo obtenha os resultados esperados, é preciso caprichar no material. Veja alguns pontos importantes:

  • Edição, imagens e sons precisam estar com boa qualidade. Do contrário, você passará uma péssima mensagem do seu e-commerce para o  público;
  • Boa parte das pessoas não tem paciência para vídeos muito longos. Tente ser objetivo;
  • Utilize uma linguagem clara e descomplicada para que seu vídeo não fique cansativo. No entanto, não exagere nas gírias;
  • Incentive os usuários a assinarem o canal do seu e-commerce, dessa forma eles serão notificados a cada nova postagem e ficarão sabendo das novidades em primeira mão;
  • A cada novo conteúdo, divulgue em todas as redes sociais do seu e-commerce.

Monitoramento

De nada adianta você fazer várias ações de divulgação nas redes sociais do seu e-commerce, se não avaliar os resultados. Eles são de extrema importância para que seja avaliado o que tem dado certo ou não para que você possa adequar melhor as estratégias.

Há algumas ferramentas disponíveis na web que podem te ajudar nessa parte. O importante é nunca deixar de avaliar seus resultados, pois eles também dizem muito sobre como anda o funcionamento da sua empresa.

E você? Tem alguma outra dica para a divulgação em redes sociais para e-commerce que não foi citada nesse post? Compartilhe conosco nos comentários.

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