A Francisca Joias Contemporâneas é uma empresa que atua no ramo de acessórios femininos desde 2012. Quando Sabrina Nunes criou a Francisca, a empresa tinha uma loja virtual numa pequena plataforma online e comercializava uma diminuta variedade de produtos, na época, revendidos.
Como revender as joias era algo que não a satisfazia, e por querer dar a suas clientes uma experiência única, Sabrina começou a colocar todas as suas forças em realizar um sonho: o de criar uma empresa que produzisse as próprias peças e tivesse seu próprio site. Assim, a Francisca Joias Contemporâneas foi formalizada como e-commerce, alcançando clientes de todo o Brasil.
Mesmo com o sucesso, notaram a necessidade de expandir o potencial do setor de Marketing. Apesar de muitas clientes já terem feito pedidos, ainda havia muitas outras pessoas apenas interessadas, entrando em contato com a empresa para pedir mais informações antes de realizarem a compra. Assim, não sabiam o que fazer com esses Leads.
Era comum receber telefonemas e emails com dúvidas relacionadas a produtos, seja procurando uma peça específica ou querendo saber quando um determinado produto voltaria ao estoque. Pensando em solucionar esse problema, a Francisca Joias Contemporâneas procurou a Resultados Digitais.
30%
aumento mensal do tráfego do site
1000%
mais Leads gerados em um ano
42%
do faturamento mensal vem do RD Station
Assim que começaram a utilizar o RD Station, esse problema de comunicação foi resolvido. O serviço de disparos de Email Marketing passou a dar conta de levar informação a todos os usuários que tinham dúvidas, buscavam peças ou apenas gostariam de receber novidades em primeira mão.
A princípio, a empresa utilizava apenas os disparos de Email Marketing. Demorou um pouco para que aderissem às ferramentas mais complexas da plataforma, mas a proatividade dos consultores os motivou a darem um passo a frente.
“Sem falsa modéstia, acredito que essa tenha sido uma das melhores decisões da Francisca Joias Contemporâneas. O plano básico já era muito bom, e as ferramentas Pro, somadas às horas de consultoria, só vieram para aperfeiçoar ainda mais nossas atividades e, principalmente, aclarar nossa mente para outras estratégias.”
João Batista
Diretor de Marketing
Ações Implementadas
Com o crescimento e divulgação da marca, muitas clientes começaram a perguntar sobre a compra das joias em atacado. Com essa demanda, nasceu a ideia de criar um programa de revendedoras.
Foi criada uma Landing Page para inscrição de pessoas interessadas em entrar no programa de revenda, e, junto com ela, Fluxos de Automação para nutrir as revendedoras com informações sobre o programa, sobre os produtos e dicas de como vender melhor cada tipo de acessório.
A Francisca também fez uma campanha para a Black Friday, que acontece todo fim do mês de Novembro.
Assim, clientes podem se cadastrar nas Landing Pages para receber, de antemão, as ofertas que estarão disponíveis no dia da Black Friday. Na própria Landing Page é possível escolher o tipo de acessório sobre o qual se quer receber ofertas, que ativa um Fluxo de Automação diferente com ofertas sobre o acessório escolhido. A taxa de conversão dessa Landing Page, no momento, é de 65%.
Como a Black Friday acontece em todo o país, com preços bem mais baixos, todos os sites e lojas lotam de pessoas buscando comprar e pagar menos. É difícil se decidir em meio a tantas ofertas e muitos itens acabam rápido, pela alta demanda.
Por isso, ter acesso às promoções de antemão permite que as clientes escolham com calma os produtos que desejam e, no dia da Black Friday, entrem no site apenas para realizar a compra.
Resultados
Não faltaram ideias para Landing Pages, materiais para o Blog, Newsletters e, principalmente, índices de metas para serem batidas. A combinação de tudo contribuiu para as métricas de crescimento, que foram um divisor de águas para a empresa.
O tráfego do site passou a ter um aumento constante de 30% a cada mês, enquanto o número de Leads teve um índice de crescimento de mais de 1000% num período de apenas 12 meses. O gasto com campanhas patrocinadas nas mídias sociais caiu consideravelmente.
Com isso, era de se esperar que também houvesse um aumento significativo nas vendas, o que realmente aconteceu: hoje, 42% do faturamento mensal da Francisca Joias é proveniente do trabalho com o RD Station.
“Não existe receita de bolo. Sabemos que devemos sempre desenvolver estratégias para alcançar nossos objetivos e nos dedicar fortemente em manter a imagem da marca sempre fresca e antenada, e boa parte disso não poderia ser executado se não fosse o auxílio do RD Station.”
João Batista
Diretor de Marketing
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Fonte: Resultados Digitais