No início de 2012, a empresa Sofit, startup especializada em gestão de frotas, iniciava suas ações de marketing digital. Como o principal canal para comercialização do seu produto é online, era essencial para a empresa desenvolver uma estratégia de geração de Leads desde o início.
Foi nesse período que a empresa começou usar o RD Station. Os primeiros objetivos com a estratégia de marketing digital ainda eram pequenos, a empresa tinha recursos limitados e buscava resultados rápidos. A equipe de marketing, que no início era apenas uma pessoa, precisava de uma ferramenta para aumentar sua produtividade e mensurar os resultados das ações que estavam sendo realizadas.
No primeiro ano de trabalho com o RD Station, os resultados foram tão valiosos que a empresa resolveu aumentar o investimento em marketing digital e o tamanho da equipe responsável pelo projeto. A empresa já gerava Leads qualificados com um custo consideravelmente menor que em outros canais, como prospecção ativa e vendedores batendo de porta em porta.
400 vendas
realizadas para Leads gerados online
20.000 Leads
gerados através da estratégia de Inbound Marketing
Depois dos passos iniciais, novos desafios surgiram para a empresa. Nessa etapa, a Sofit já possuía geração de Leads, mas queria garantir que o número de Leads Qualificados entregues para Vendas continuasse crescendo. Além disso, era necessário continuar nutrindo os Leads que já estavam na base da empresa para aumentar as taxas de conversão obtidas. Era o momento da empresa focar em vender mais e otimizar as taxas de conversão.
A Solução
Desde o início, a Sofit buscou o RD Station para desenvolver uma estratégia de marketing completa e que permitisse ter um retorno sobre o investimento de forma rápida.
Para melhorar a atração de potenciais clientes para o site, a empresa investiu na produção de conteúdo e uso de Inbound Marketing. Através do painel de palavras-chave do RD Station, foi possível direcionar os materiais produzidos e encontrar oportunidades de otimização das páginas. Assim, a empresa garantiu a sua boa colocação em ferramentas de pesquisa como o Google.
A ferramenta de criação de Landing Pages do RD Station, que permite a criação e publicação de páginas de conversão, contribuiu para que a equipe de marketing ganhasse autonomia e conseguisse produzir as suas proprias páginas para alcançar Leads que estão em momentos diferentes da jornada de compra. Assim, a captação de novas oportunidades se tornou mais eficiente.
Após gerar os Leads, a empresa queria garantir que eles fossem nutridos com informações relevantes e assim aproxima-los do momento de compra. Para isso, a Sofit investiu no uso da Automação de Marketing do RD Station. Com os Fluxos de Automação, foi possível garantir que cada vez que um Lead convertesse em uma determinada Landing Page, ele recebesse uma série de emails com mais informações sobre o assunto pelo qual demonstrou interesse. Por exemplo, quando a empresa realiza um webinar, os Leads interessados em assistir recebem um fluxo de emails automatizados com mais informações sobre aquele tema.
O uso da automação de marketing combinado com o email marketing, ajudou a Sofit a manter sua base de emails quente. A comunicação constante e segmentada foi essencial para incentivar um novo contato com os Leads que já estão na base de contatos, mas que ainda não estão preparados para uma abordagem comercial.
Além disso, através da automação de marketing, foi possível manter a produtividade da equipe alta. Como os emails do fluxo são disparados automaticamente, a equipe ganhou mais tempo para focar em atividades estratégicas para o negócio, em vez de perder tempo com tarefas manuais.
Resultados
Já no primeiro ano de trabalho com o RD Station, os resultados alcançados foram acima do esperado. Além de dobrar o número de Leads gerados, a empresa também conseguiu diminuir o ciclo de compra e alcançar o número de 100 novos clientes gerados pela sua estratégia de marketing digital.
“Em menos de 1 ano, fechamos mais de 100 novos clientes e sem dúvida alguma o RD Station teve uma participação expressiva nesta conquista.”
Ionan Fernandes
Diretor de marketing e vendas da Sofit
Nos anos seguintes, os resultados foram ainda mais relevantes.A Sofit continuou investindo em Inbound Marketing para melhorar a forma como era encontrada nos buscadores. Antes de iniciar no RD Station, a empresa possuía apenas 3 palavras-chave na primeira página do Google e nenhuma na primeira posição. Hoje a empresa possui 25 palavras-chaves na primeira página do Google, sendo 17 entre as 3 primeiras posições.
Quando não tinha acesso a uma ferramenta de criação de Landing Pages, era necessário usar sua própria home do site nas campanhas de Google Adwords realizadas. Esse cenário mudou, e agora a empresa possui 94 Landing Pages publicadas. Essas Landing Page são direcionadas para conteúdos educativos diferentes, ajudando a empresa a captar Leads de todos os estágios do Funil de Marketing. Hoje a empresa já gerou ao total cerca de 20.000 Leads.
Com a alta geração de Leads, a Sofit também conseguiu extrair boas oportunidades de negócio. Cerca de 80% de todas as oportunidades abordadas pelo time de vendas são geradas e entregues através do marketing digital.
O investimento na estratégia também trouxe um retorno claro em vendas para a empresa. De todas as vendas realizadas pela Sofit, 73% vieram de oportunidades geradas online. Esse número representa cerca de 400 novas vendas realizadas pela empresa para Leads gerados online.
Para saber como gerar resultados utilizando estratégias de inbound marketing em seu negócio, deixe seu comentário logo abaixo! Iremos esclarecer todas as dúvidas e sugerir as melhores práticas de marketing digital atualmente.
Fonte: Resultados Digitais