Hoje em dia, não basta traçar a sua persona ideal e produzir conteúdo para atingir o público-alvo. Analisar os resultados de cada campanha se tornou uma etapa fundamental de qualquer estratégia de marketing digital.
E sabe por quê?
Porque estamos falando de campanhas altamente direcionadas e que, se o efeito esperado não foi atingido, o monitoramento é fundamental para que a sua equipe entenda, perfeitamente, onde pode ser melhorado. E uma das principais ferramentas para medir e analisar tais dados estatísticos é o Google Analytics, sem dúvidas!
Quer saber um pouco mais a respeito do Google Analytics, e os seus principais recursos? Então, acompanhe o nosso post de hoje e saiba mais sobre analisar campanhas de marketing digital!
Google Analytics: o que é?
Principal ferramenta de monitoramento e acompanhamento de suas campanhas digitais, o Google Analytics é crucial para que nenhuma estatística relacionada ao tráfego do seu site passe despercebida.
A abrangência de sua captação de dados, inclusive, é ampla, podendo destacar:
- O número de visitas que o seu site recebe;
- O ponto de origem dessas visitas (como buscas do Google, pelas redes sociais, por meio de campanhas e landing pages, a partir do disparo de e-mail marketing, entre outros);
- As regiões que mais acessam o seu site;
- A relação entre o acesso via desktop ou mobile;
- As páginas, dentro do seu site, mais acessadas.
E o que isso impacta, você pode estar se perguntando? Em, basicamente, tudo que se refere ao seu planejamento em marketing digital.
Afinal de contas, com os resultados obtidos com essa ferramenta do Google você tem em mãos os principais dados que podem direcionar as suas próximas campanhas. Ou seja: nada de produzir conteúdo a esmo, com base no “achismo” e apostas.
Google Analytics: como funciona?
Além das métricas que citamos anteriormente, o Google Analytics também permite que você acompanhe centenas de outras informações, que podem servir para uma infinidade de possibilidades de monitoramento, sempre de acordo com as suas campanhas.
Assim, é possível:
- Fazer um acompanhamento dos seus leads;
- Trabalhar a jornada de compra dos seus clientes;
- Obter um conhecimento melhor dos produtos vendidos no seu e-commerce;
- Analisar o perfil e hábitos de compras dos seus consumidores;
- Cruzar informações em relatórios segmentados e personalizados;
- Identificar tendências a partir das visitas às suas páginas;
Bastante versátil, não é mesmo? Vamos conferir, a seguir, como esses recursos funcionam na prática?
Google Analytics: como usar?
Ao abrir o Google Analytics, existem diversas abas que vão conduzir você aos seus objetivos de monitoramento. Entre elas, podemos citar:
Aba Tempo Real
Importante ferramenta de monitoramento em tempo real, que permite observar, de maneira precisa, a navegação dos seus visitantes.
Além disso, esta aba também apresenta quanto tempo cada visitante ficou em cada página do seu site, além da origem das visitas, o que facilita no planejamento de estratégias.
Aba Público-Alvo
Um aprofundamento no perfil do seu público-alvo, como as informações geográficas de cada um deles.
Esta aba do Google Analytics também serve para descobrir se você tem atraído o público certo para as suas páginas — importante métrica de compreensão, caso as visitas mais comuns não se convertam em vendas, futuramente.
Aba Aquisição
Uma aba que concentra toda a fonte do tráfego que acontece no seu site. Dessa maneira, você sabe onde focar suas atenções e, também, onde suas estratégias têm surtido mais efeito.
Aba Comportamento
Mais uma representação gráfica a respeito do que as pessoas fazem dentro do seu site. Quais as páginas mais visitadas, o tempo gasto em cada uma, o caminho percorrido etc..
É possível, portanto, descobrir onde ocorre rejeição, aceitação e como combinar esses hábitos com possíveis estratégias para os próximos dias.
Aba Conversões
Aba de nível mais avançado, na qual pode-se extrair boas ideias para as suas próximas campanhas. Afinal de contas, é nela que é possível cruzar informações e analisar, de maneira acurada, como as páginas do seu site e os hábitos de consumo do seu público-alvo se relacionam.
Ou seja: trata-se de um esquema estratégico de transformar os dados em informações e, consequentemente, em planejamento.
Google Analytics: experimente
E então, o que achou do Google Analytics e as possibilidades que ele pode trazer para o sucesso de sua campanha?
Como deu para perceber, ele é um instrumento de grande ajuda para transformar seus dados estatísticos em informação consumível e valiosa para o seu negócio. Mas, caso necessite de algum auxílio nesse sentido, entre em contato conosco!
Temos vasta experiência em Google Analytics e podemos fazer, juntos, grandes estratégias personalizadas para os seus objetivos!
Ficou com alguma dúvida? Escreva seu comentário logo abaixo. Podemos te ajudar a acompanhar o tráfego de seu site.