Muito se fala atualmente em otimização de sites e técnicas de SEO para tornar os sites mais amigáveis para os mecanismos de buscas como o Google.
O objetivo dessa estratégia é tornar o site das empresas mais escaneáveis de modo que o usuário que buscar no Google as palavras-chaves relacionadas ao seu negócio encontre seu site mais facilmente.
Dessa forma, sua empresa é encontrada tanto por quem já conhece sua marca quanto pessoas que estão em busca de produtos e soluções em sua área. O resultado de um SEO bem feito é a geração de tráfego orgânico às suas páginas, isto é, um volume de novos visitantes chegando às páginas do seu site e Blog proveniente das buscas orgânicas do Google.
Empresas de Ribeirão Preto e região estão se atinando cada vez mais para a importância de fazer otimização de sites e alcançar seu público regional de forma orgânica.
Não basta colocar o site no ar: deixá-lo escaneável está se tornando o grande diferencial para empresas dessa região. Por isso, fique atento nas dicas a seguir para aplicá-las em seu negócio e atrair um número cada ver maior de visitantes em seu site!
O que é SEO?
O SEO (Search Engine Optimization), como dissemos, é um conjunto de técnicas para atrair mais visitantes de forma orgânica ao site da sua empresa.
Esse conjunto é subdividido em duas frentes:
SEO On-Page
Nessa frente, destacamos todas otimizações necessárias dentro do site para torná-lo mais escaneável. Entre as alterações necessárias destaca-se:
Meta-Description: um resumo do conteúdo da página que auxilia o Google a encontrar seu conteúdo no momento em que o usuário faz uma busca. Ela não fica visível para o visitante no site mas aparece nos resultados de busca do Google. Deve haver uma meta-description para cada página do seu site.
Heading Tags: é uma hierarquia entre título e subtítulos dentro do site para ajudar o Google a entender o que é mais relevante em seu conteúdo. Utiliza-se a ordem Heading Tag 1, 2, 3 (H1, H2, H3…) e assim por diante.
Alt Tags: é a descrição das imagens do seu site a partir de palavras-chave relacionadas ao seu conteúdo. Ao invés de subir uma imagem com o nome 12345.jpg, você deve ficar atento para de inserir a Alt Tag dentro da imagem com o nome do seu produto ou serviço. Dessa forma, quem fizer uma busca no Google Imagens por exemplo, irá encontrar sua imagem e entrar no site através dela.
Existem uma série de outras técnicas de otimização On-Page que não abordaremos agora mas que você pode encontrar nos conteúdos do nosso Blog.
SEO Off-Page
São estratégias fora do site essenciais para que suas páginas tenham mais relevância para os mecanismos de busca.
A principal delas é a criação de link building entre outros sites relevantes que são relacionados ao seu negócio. Dessa forma você consegue receber backlinks importantes pois o visitante de outro site pode clicar em um link interessante que o leve até o seu conteúdo.
Por isso chamamos esse trabalho de SEO Off-Page: as técnicas aplicadas nessa estratégia não são alterações internas, e sim conexões externas entre sites e Blogs que são relacionados ao seu negócio.
Importante: o Google considera muito a qualidade dos seus backlinks. Bons backlinks contribuem muito para o posicionamento orgânico do seu site.
Vantagens do SEO em Ribeirão Preto e região
Uma grande quantidade de empresas em Ribeirão Preto e região investem em links patrocinados como Google Adwords e Facebook Ads.
Essas estratégias possuem uma série de benefícios, porém, são limitadas ao orçamento destinado a essas mídias.
O trabalho de SEO possui uma grande vantagem em relação às mídias pagas: trata-se de um trabalho contínuo, independente do valor investido em propaganda. O site ou o Blog otimizado podem alcançar as primeiras posições orgânicas dos resultados de busca (posições mais clicadas pelos usuários) e gerar tráfego de forma permanente e gratuita.
Apesar de se investirem em links patrocinados, muitas empresas ainda não desenvolvem um trabalho consistente de SEO em seus sites, o que configura um cenário muito promissor para as empresas que iniciarem um trabalho de otimização sólido e constante.
Além disso, um SEO calibrado diminui o custo das campanhas no Google Adwords pois irá ajudar no aumento do índice de qualidade das páginas.
Para atingir este objetivo, você pode treinar algum membro da sua equipe para estudar e aplicar todas as técnicas no site da sua empresa ou contratar uma agência de marketing digital para manter seu site otimizado.
Gerar tráfego orgânico é um passo muito importante para a captação de novos clientes online e pode ser o grande diferencial que a sua empresa precisa para se destacar em sua região.
O aumento nas visitas diárias em seu site ou Blog será um passo essencial para a presença digital da sua empresa. Estar bem posicionado no Google é sinônimo de relevância: os sites no topo dos resultados serão sempre os mais confiáveis para o usuário. E a consequência disso? Muitos cliques!
Você já possui um site? Precisa de ajuda para otimizá-lo? Fale com a gente! Deixe seu comentário logo abaixo que ajudamos você nesse assunto.