Problema enfrentado em micro e pequenas empresas, a falta de conhecimento sobre como inserir os negócios na internet atingem também empresas de médio porte.
É comum identificarmos empresas com trajetórias de sucesso, mas que ainda não alcançaram o nível de reconhecimento desejado. Um fator essencial que pode estar impedindo este avanço é a falta de presença na internet e a falta de informação sobre como construir uma base de clientes qualificados na web.
Elaboramos uma lista com 5 passos para você colocar sua empresa na internet de maneira efetiva e conseguir resultados expressivos em captação de clientes e vendas. A estratégia é fundamentada no que há de mais atual em marketing digital: a metodologia do Inbound Marketing. Confira!
1. Criar um site adequado
Desenvolver um site adequado para sua empresa consiste em pensar nos visitantes que irão acessá-lo. Pensar na navegabilidade, no visual do website e na facilidade em encontrar as informações que procura são fatores fundamentais para garantir que o visitante se sinta estimulado a entrar em contato com sua empresa.
Fazer um site responsivo é essencial para garantir uma boa experiência ao visitante. A tecnologia permite que seu site seja visualizado perfeitamente a partir de qualquer tela; notebooks, smartphones, tablets, entre outros.
Com o site no ar, pode considerar que sua empresa deu o primeiro passo para marcar presença na internet.
2. SEO e Blog
Duas questões importantes são relacionadas à encontrabilidade do seu site. Para obter melhores resultados é importante que todas as páginas do website estejam com o SEO perfeito, ou seja, otimizadas para os principais motores de busca na web como o Google e o Bing.
Dessa forma você terá um melhor posicionamento nos resultados de buscas e obterá mais cliques em relação aos sites que não estão na primeira página do Google.
Outra ferramenta essencial para atrair visitas é a criação de um Blog para sua empresa. Ao manter uma frequência semanal com novas publicações e conteúdos próprios, seu Blog irá atrair um público realmente interessado em sua área de atuação.
Entre as diversas vantagens de um Blog corporativo, podemos destacar a criação de uma audiência, a consolidação da sua marca como referência no tema abordado, o relacionamento mais próximo do público em potencial e o melhor rankeamento no Google.
Nota: assim como no site, é fundamental aplicar as técnicas de SEO em todas as páginas do Blog.
3. Anunciar no Google, Bing e Redes Sociais
Mesmo com o trabalho de SEO e conteúdo no Blog, sua empresa pode sar uma “gás” em seu tráfego anunciando nas maiores plataformas da internet. Anunciando no Google Adwords e no Bing Ads por exemplo você pode conseguir emplacar seu anúncio no topo da primeira páginas desses buscadores.
Anunciando em Redes Sociais com as plataformas Facebook Ads, Instagram Ads ou LinkedIn Ads por exemplo, é possível fazer diversas segmentações de público alvo, a partir de gênero, idade, escolaridade, localização, interesses, e conseguir levar o público que realmente interessa para sua empresa.
4. Páginas de Captura ou Landing Pages
As páginas de captura, também conhecidas como landing pages, são páginas que sua empresa deve anunciar tanto no Blog quanto no site com o objetivo de captar o e-mail dos visitantes. Veja um exemplo de página de captura neste post.
Direcionando os visitantes para estas páginas, você pode oferecer alguma recompensa em troca do e-mail deles (como um material em pdf com dicas interessantes para seu público alvo).
Ao captar o e-mail, você pode começar um relacionamento direto com estes possíveis clientes através de fluxos de e-mails que oferecerão os conteúdos que sua empresa produz para o Blog. Desse modo você consegue educar o cliente que ainda não está decidido e aumenta expressivamente o número de vendas ao final dessa etapa de relacionamento.
5. Relacionamento por fluxo de e-mails
Os visitantes que fornecem o e-mail em seu site ou Blog são classificados como Leads: clientes em potencial que realmente demonstraram interesse em seu conteúdo.
O ideal é montar uma base de leads consistente, para que sua empresa consiga se relacionar com estes prospects e qualificá-los de acordo com o nível de conhecimento e de interesse pelo seu produto ou serviço. Para isso, montamos uma série de fluxos de e-mails oferecendo conteúdos a partir do estágio em que este lead se encontra (se ainda está apenas pesquisando o assunto ou se já está no estágio de decisão de compra).
Oferecendo conteúdos relevantes para seus leads, a taxa de conversão ao final dos fluxos será mais efetiva. Quanto maior a base de leads e o número de conteúdos oferecidos, melhor será o resultado em vendas para sua empresa.
Essas 5 etapas resumem a estratégia mais atual e efetiva em marketing digital para empresas. A lista resume basicamente o conjunto de técnicas utilizadas no Inbound Marketing, e ilustra como a metodologia inboud é a maneira mais lúcida de se fazer marketing em tempos em que todos querem a atenção do público, o tempo todo.
Você e sua equipe de marketing já conheciam essa estratégia? Sua empresa já começou a marcar presença na web de alguma forma? Deixe o seu comentário logo abaixo! Seguindo esta lista, sua empresa estará agindo de forma correta dentro da web.
O momento é de atrair, não mais de perseguir. Pense nisto :)