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Do tradicional ao digital: Philip Kotler apresenta o Marketing 4.0

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Mesmo que você não seja uma pessoa muito antenada ao que acontece no mundo do marketing, você já deve ter percebido que os tempos, agora, são outros. E isso, além de um bom clichê, é um fato incontestável.

Ainda mais quando falamos a respeito do comportamento do consumidor e sua relação com a internet, que deu um grande salto na maneira com a qual as empresas passaram a se relacionar com o seu público-alvo.

E essa revolução que estamos vivendo, hoje em dia, não passou despercebida por Philip Kotler, aquele que é considerado o pai do marketing. Tanto que ele apresentou o Marketing 4.0, abrindo muitas portas para a percepção do empreendedor.

Vamos ver, no post de hoje, quais são elas e por que a sua empresa deve se atentar esse tipo de estudo e suas aplicações dentro da empresa? Confira conosco!

A nova tendência segundo Kotler: o Marketing 4.0

Às vezes, parece difícil acompanhar as novidades. Até alguns meses atrás, não se falava em outras coisa além de Marketing 3.0. Eis que o Marketing 4.0 é apresentado.

E quais são as novas, você deve estar se perguntando?

Bom, para começar, o volume de informações está contido no recente livro de Philip Kotler: Marketing 4.0 Moving from Traditional to Digital, que aponta o aprofundamento do marketing na mente do consumidor, visando buscá-lo em alguma etapa de sua jornada do cliente.

Kotler busca se basear na ideia de que o consumidor está bombardeado de chamadas de atenção, a todo instante e em todos os lugares. E a intenção é, justamente, atraí-lo por meio da mensagem que eles estão – ou não à procura.

Além disso, o acadêmico foca o conceito com base na velocidade dos negócios e em como as abordagens tradicionais estão sendo prejudicadas pelo dinamismo dessas transformações.

Como exemplo, foi abordado que as regras antigas de marketing devem ser revistas, visando acomodá-las no contexto atual.

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O mundo mais horizontal

Outro aspecto apontado por Kotler, em seu livro, é a mudança drástica na estrutura de poder – e muito disso por conta da internet.

Isso porque o consumidor – e as marcas – estão mais “transparentes”, em um cotidiano em que muito pode ser visto, registrado e absorvido.

É possível aprender com os hábitos do consumidor e com as novidades de uma empresa. E isso pode ser usado para alavancar o sucesso da empresa e fazer com que o consumidor descubra qual marca pode suprir melhor seus desafios e necessidades.

A internet dando mais poder a todo tipo de empreendedor

O Marketing 4.0 também é uma aula de como a internet deu voz a empreendedores de todos os portes para atuar em um nível mais equilibrado por uma fatia de mercado.

Os consumidores, inclusive, podem ir pelo mesmo caminho. Praticamente tudo, hoje em dia, está online ao alcance e interesse de quem quiser. Fica mais fácil se apresentar ao consumidor e interagir com esse público específico.

O compartilhamento como ferramenta de marketing

Com base no que vimos, até aqui, é possível imaginar que Kotler também já se atentou a um fator determinante no poder de decisão do consumidor: a opinião alheia.

Por isso, é tão importante desenvolver sua marca de acordo com um pontual feedback dos seus consumidores. Eles ajudam a construir a sua marca e as críticas positivas são uma verdadeira vitrine virtual do seu empreendimento.

A internet e as redes sociais tem tornado isso tudo muito mais atraente para o empreendedor, que deve marcar presença digital para monitorar esse engajamento e, principalmente, interagir com o seu público-alvo, mantendo sua marca em evidência.

Um contato mais aproximado com o consumidor

Como vimos, Kotler acredita que o mercado está se tornando mais inclusivo – algo nítido em seu livro sobre o Marketing 4.0.

Ou seja: a conectividade está aproximando a todos e é muito importante saber lidar com essas transformações, para que os clientes percebam o seu negócio e você aprenda, cada

vez mais, a lidar com o seu público-alvo – que é o verdadeiro foco do seu negócio.

E então, deu para sentir a importância que o Marketing 4.0 tem na realidade do seu negócio, e os motivos que devem levar você a pensar nas estratégias do seu negócio de maneira mais digital?

Para isso, convidamos você a pensar como o pai do marketing e começar a sua especialização por meio do nosso e-book sobre Inbound Marketing para empresas, que você pode adquirir gratuitamente!

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