Você sabia que o YouTube é o segundo site mais visitado no mundo? Além disso, é também a segunda ferramenta de busca mais utilizada. Aliás, em ambas as categorias, perde apenas para o Google. Por isso, a plataforma não é apenas um local de produção de conteúdo, mas também de negócios. Vender no YouTube é uma possibilidade real para quem deseja investir em empreendedorismo digital e aumentar seus lucros.
Para quem é lojista, a plataforma criou um recurso incrível para vender no YouTube: a estante de produtos. Nele, você pode exibir produtos logo abaixo dos seus vídeos e incentivar os seguidores à compra. Muito mais rápido e prático do que fazer o seguidor procurar pelo produto falado no vídeo.
Antes de tudo, é preciso entrar na plataforma e organizar sua estante de produtos. Não sabe como fazer isso? Não se preocupe: neste post, você vai saber como vender no YouTube usando esse recurso. Confira!
O que é a estante de produtos do YouTube?
Em resumo, é um recurso criado pela plataforma para varejistas que desejam vender no YouTube. Nessa ferramenta, é possível fazer links para onde os produtos serão vendidos. Portanto, ao clicar na estante o usuário é redirecionado ao ambiente de compras.
Em desktops e notebooks, o usuário verá os primeiros quatro ou cinco itens; já no dispositivos móveis, apenas o primeiro item será exibido. Assim sendo, ele precisará interagir com a estante para ver os outros.
O que é preciso para usar a estante de produtos e vender no YouTube?
Não são todos os varejistas que podem fazer negócios na plataforma. O YouTube estabelece algumas regras para que o canal esteja apto a comercializar seus produtos.
Qualificação do canal
Para que seu canal esteja qualificado e possa utilizar a estante de produtos, precisa ter os seguintes requisitos:
- não estar definido como “Conteúdo para crianças”, nem ter um número considerável de vídeos para esse público;
- não ter um número significativo de vídeos que violem as políticas de monetização do YouTube;
- morar em um país onde o Programa de Parcerias do YouTube está disponível, como o Brasil;
- não ter recebido nenhum aviso das diretrizes da comunidade por discurso de ódio;
- ter a monetização aprovada pela plataforma;
- ter mais de 10 mil inscritos.
Políticas do YouTube
Além disso, para vender no YouTube seu canal precisa estar de acordo com:
- Políticas do Google Shopping, incluindo a de conteúdo proibido (lembre-se de que o YouTube é uma plataforma do Google)
- Política de inserções pagas de produtos e recomendações
- Políticas de monetização do YouTube
- Diretrizes da comunidade
A violação desses termos pode acarretar a suspensão e até o encerramento das atividades do canal, além da exclusão da sua conta.
Organização dos itens na estante de produtos
Ao vender no YouTube, você terá direito a colocar 12 produtos expostos na estante de produtos. A ordem pode variar conforme a escolha do varejista responsável por seu negócio. Dessa forma, ele seleciona os itens e a ordem de exibição com base em diferentes critérios, como data de lançamento, desempenho de vendas e disponibilidade do produto.
O lojista que quiser mudar a ordem padrão do varejista pode selecionar até 12 itens específicos e escolher a ordem de exibição deles em todo o canal ou no vídeo. Entretanto, o próprio Google pode selecionar mostrar os produtos em uma ordem aleatória para alguns seguidores para saber como é a interação e o efeito de cada alteração para quem assiste.
Organizar a estante de produtos de um vídeo específico
No entanto, se você deseja fazer alguns testes por conta própria (saber qual a ordem de produtos atrai mais cliques, por exemplo) ou deseja deixar sua estante visível apenas em alguns vídeos, siga o passo a passo:
- faça login no YouTube Studio e, no menu à esquerda, clique em Conteúdo;
- escolha o vídeo que deseja personalizar a estante de produtos do canal;
- clique na guia Produtos e, depois, em Organizar no card de status.
- arraste, solte e organize até 12 itens;
- clique em Concluído;
- No canto superior direito, clique em Salvar.
Organizar a estante de produtos de todos os vídeos do canal
- faça login no YouTube Studio e, no menu à esquerda, clique em Monetização;
- clique na guia Produtos e em Organizar no card de status;
- arraste, solte e organize até 12 itens. Clique em Salvar.
Por outro lado, se você já tiver organizado itens em vídeos específicos, verá duas opções:
- Salvar em todos os vídeos: nesta opção, você substitui todas as alterações anteriores pela estante recém-organizada
- Salvar em vídeos que não têm uma exibição personalizada: a nova organização será salva nos vídeos em que você não tiver personalizado a ordem dos produtos.
Voltar à organização automática
Contudo, se você reorganizou sua estante de produtos, mas não percebeu melhores resultados ao vender no YouTube, pode voltar à configuração automática. Para isso, siga as dicas:
- Faça login no YouTube Studio > Monetização > Produtos;
- no card de status, clique em Organizar;
- arraste e solte novamente todos os itens na lista de inventário ou apague a seleção;
- clique em Salvar.
Quais as outras estratégias para vender no YouTube?
Ainda mais, a estante de produtos não é o único recurso de vendas da plataforma. Veja como você pode aumentar seus lucros usando o YouTube:
Loja
Os canais que estão aptos a exibir produtos e colocaram pelo menos um à venda também têm direito a trabalhar com a guia “Loja” na página do canal, que vai exibir todos os itens da estante. Em seguida, o lojista pode copiar e colar a URL da guia “Loja” nos comentários, descrições e postagens na Comunidade.
Fixar produto em uma transmissão ao vivo
O YouTube permite que os usuários façam lives e, consequentemente, consigam ganhar dinheiro. Ou seja, para o lojista é uma oportunidade de colocar um item citado à venda para que os espectadores possam comprar com um valor exclusivo, por exemplo. Durante a exibição, o item ficará na parte superior da transmissão. Para isso, siga o passo a passo:
- Inicie uma transmissão usando a Sala de controle ao vivo;
- vá para a guia Produtos, localizada logo abaixo da visualização da transmissão ao vivo;
- selecione um item que deseja promover, clique ou arraste esse produto para o painel “Produtos fixados” e depois selecione Fixar produto.
Desafixar seu produto de uma transmissão ao vivo
Mas, para remover o produto da live, vá para Sala de controle ao vivo > guia Produtos > Desafixar.
Se um usuário clicar no item em destaque ou em qualquer outro produto da estante de um canal e fizer uma compra nela durante uma transmissão, em seguida, uma notificação aparecerá no chat ao vivo.
Pronto para vender no YouTube? Mas, você não precisa investir em estratégias de marketing sozinho. Entre em contato com a Onflag e fale com um especialista!