O mercado digital cresce consideravelmente no Brasil. Apesar de apresentar um aumento progressivo há anos, a pandemia de Covid-19 fez com que o setor se desenvolvesse ainda mais: somente no primeiro trimestre de 2021, houve uma alta de 57,4% nas vendas em comparação ao mesmo período de 2020. Por isso, ter um negócio online não é apenas uma alternativa, e sim uma questão de sobrevivência para quem deseja se manter relevante no mercado.
Assim como o mercado tradicional, há transformações no meio online nas quais os lojistas precisam estar de olho. Confira agora o que você precisa saber sobre o mercado digital:
Tendências do mercado digital que você precisa conhecer
Veja o que está em alta no mercado digital e que não pode faltar no seu negócio:
Chatbot
Embora não seja necessariamente nova, a tecnologia do chatbot ganhou muita força nos últimos anos — principalmente neste pós-pandemia, em que as vendas online e o mercado digital cresceram vertiginosamente. A mistura de chat (conversa) com robot (robô) tira as dúvidas mais simples do consumidor para que a equipe de atendimento só se preocupe com o que for realmente relevante.
O chatbot é uma tecnologia autônoma de inteligência artificial que leva os princípios do machine learning (aprendizagem de máquina). Quanto mais ele interage com o público, mais ele “aprende” a ser humanizado e a dar respostas mais condizentes com a dúvida do consumidor.
Seu negócio pode utilizar a tecnologia do chatbot em diversos recursos, como site, e-commerce, Facebook e WhatsApp. Ela é praticamente indispensável para um negócio em crescimento.
Experiência do usuário
Todo o mercado digital é guiado em oferecer a melhor experiência possível ao usuário. E o que seria isso?
Também chamada de UX (user experience), a experiência do usuário é o conjunto de fatores relacionados à interação do usuário em um site, blog ou, no caso de um lojista, e-commerce. Refere-se, por exemplo, à possibilidade de dar zoom nas fotos, encontrar com facilidade o produto que deseja e fazer o checkout com rapidez.
Quanto melhor a experiência do usuário, mais chances ele tem de voltar ao seu e-commerce e se tornar um cliente fiel.
Vídeo Marketing
O boom do TikTok, o surgimento do Reels e a força do YouTube (segunda maior rede social e segunda maior ferramenta de buscas do planeta) mostram que o conteúdo em vídeo está mais forte do que nunca, principalmente quando mais curto.
Atualmente, o tempo de atenção de um ser humano é de apenas oito segundos — mais curto que o de um peixinho dourado. O conteúdo em vídeo, portanto, é a ferramenta ideal no mercado digital: não exige muita concentração, mostra as informações de maneira criativa e prende a atenção do usuário por meio do áudio e do vídeo.
Investir em conteúdos em vídeo nas redes sociais e em landing pages (nestas, o conteúdo pode ser mais longo) pode fazer toda a diferença para prender a atenção do seu potencial cliente e transformar a sua loja em autoridade no mercado digital.
Mobile marketing
No Brasil, o mercado digital é mais forte via dispositivos móveis que no tradicional computador. Para se ter uma ideia, há aproximadamente 109 milhões de portadores de smartphones, o que o coloca no quinto lugar entre os países com o maior número de usuários desse tipo de aparelho no mundo.
Embora pareça alto, esse número é até “baixo” se pensarmos que o telefone celular já está próximo de alcançar a totalidade dos domicílios, pois chegou a estar presente em 99,2% dos domicílios brasileiros em 2018. Portanto, o mercado digital precisa ser voltado a esse tipo de consumidor, majoritariamente.
Plataformas de e-commerce com design responsivo são essenciais a um negócio digital. Sua loja virtual precisa se adaptar a diferentes telas para que o usuário tenha a melhor experiência possível.
Outro segmento ligado ao mobile que também cresce é o de aplicativos. Um app próprio ajuda o usuário a ter um acesso leve e rápido aos produtos que seu e-commerce vende.
Big Data
A coleta de dados é algo fundamental para conhecer seu potencial cliente: é possível saber qual sua faixa etária, sexo, região e como ele chegou até o seu e-commerce. Ainda mais, tudo isso dá a possibilidade de analisar, personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às transformações do mercado.
Em outras palavras, o big data nada mais é do que esse imenso volume de dados que precisa ser segmentado e analisado para oferecer respostas mais precisas às demandas de uma empresa, como precificação inteligente, desenvolvimento de personas, análises de marketing e satisfação do cliente.
Pesquisa por voz
A pesquisa por voz no e-commerce é um recurso que permite ao usuário encontrar o produto desejado apenas falando, sem precisar digitar nada na ferramenta de busca. Isso é possível por meio do reconhecimento de fala feito por inteligência artificial, possibilitado pela união da linguística com a computação, que deu origem à linguística computacional.
A grande vantagem da pesquisa por voz é acelerar a busca para o usuário, que não precisa parar para digitar o que precisa. Além disso, esse tipo de pesquisa é ainda mais veloz que a tradicional. Por isso, é uma tendência que só cresce no mercado digital.
Como dar os primeiros passos no mercado digital
Veja o que você precisa fazer para ter um negócio online:
Tenha um e-commerce
Embora seja possível fazer negócios pelas redes sociais, marketplaces e até pelo WhatsApp, ter uma loja virtual própria é a maneira mais segura e profissional de investir no mercado digital. Você poderá oferecer uma visualização melhor dos produtos, diferentes formas de pagamento e uma plataforma segura para fazer uma compra.
Faça um planejamento de marketing
Qual o seu objetivo no mercado digital? Ter mais clientes, mudar o branding do negócio, tornar-se referência no segmento? Cada negócio tem sua meta, mas é preciso estabelecê-la antes de qualquer medida.
Em seguida, é hora de criar um planejamento de marketing digital. Com ele, você poderá estabelecer quais ferramentas vai utilizar, qual público deseja atingir, a linguagem, identidade visual e até o tipo de produto/serviço que vai comercializar.
Descubra quem é seu público
No mercado digital, melhor do que escolher um público-alvo é definir uma persona, ou seja, um arquétipo do seu cliente ideal. Um negócio pode ter até três personas, já que os tipos de consumidor de cada loja costumam variar, mas o ideal é não ir além disso.
Crie conteúdo
Conteúdo é toda a mensagem em texto, áudio e imagem que sua empresa produz. Ele precisa estar alinhado à identidade de marca que o negócio deseja passar. Além disso, precisa ser relevante e responder as dúvidas dos potenciais clientes.
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