O Instagram é uma das redes sociais mais populares no mundo. Para se ter uma ideia, são mais de 1 bilhão de usuários ativos (que utilizam a rede social pelo menos uma vez ao mês) no mundo inteiro. Portanto, conseguir seguidores no Instagram não parece tão difícil, mas será que seu perfil é realmente relevante para ter um bom público?
Ter um perfil relevante no Instagram é algo que demanda tempo e esforço, mas vale muito a pena — é só pensar nos empreendedores que conseguiram bons resultados no mercado digital com o aplicativo. Confira agora 6 dicas para ganhar seguidores na rede social!
Vale a pena comprar seguidores no Instagram?
De jeito nenhum. Os perfis comprados costumam ser falsos e nada agregam ao seu negócio.
Além disso, o que faz um perfil conseguir seguidores no Instagram é o engajamento, ou seja, a atividade do seu público com o conteúdo. Quanto mais o seguidor curte, compartilha, comenta e salva seu post, mais alcance ele ganha.
Comprar seguidores X anúncios pagos
É preciso se lembrar, no entanto, que a compra de seguidores é diferente de impulsionar ou criar um anúncio no Instagram. No primeiro, o proprietário do perfil paga um valor a uma empresa e, em troca, ela impulsiona diversos perfis para segui-lo. Quanto maior o valor, mais seguidores falsos o perfil consegue.
Já o anúncio pago é uma forma legítima de conseguir seguidores no Instagram. Para isso, o proprietário cria um perfil de público que deseja atingir, elabora o anúncio na plataforma do Facebook, o objetivo (conseguir seguidores ou levar para o site, por exemplo) e impulsiona. A regra é a mesma: quanto maior o valor pago, maior o raio de alcance dos seguidores no Instagram.
Como conseguir seguidores no Instagram de maneira orgânica?
Confira 6 dicas para seu empreendimento aumentar o número de seguidores no Instagram sem investir em anúncios pagos:
1. Crie um perfil de público
Você provavelmente já ouviu que quem vende para todo mundo não vende para ninguém. Essa regra também serve para alcançar seguidores no Instagram — afinal, a intenção de um lojista também é aumentar a quantidade de consumidores ou, pelo menos, o ticket médio. Portanto, mais do que aumentar o número, é preciso investir no público certo.
Se antes os negócios trabalhavam com público-alvo, hoje quem está inteirado sobre as estratégias de marketing digital sabe como faz diferença investir em uma persona, o arquétipo do seu cliente ideal.
Para criar uma persona, é preciso pesquisar entre o público que você já tem e, principalmente se quiser fazer um rebranding (reposicionamento de marca), o público que deseja atingir. Assim, é possível criar um ou mais perfis com nome, idade, gênero, profissão, grau de instrução, hábitos de consumo e problemas que sua loja pode resolver.
2. Crie uma identidade visual para seu Instagram
Assim como a persona, a identidade visual é importante não só para conseguir seguidores no Instagram, mas também para falar com o cliente certo, da maneira certa.
A identidade visual deve transmitir a imagem que você, lojista, deseja para sua empresa. Isso é fundamental para marcá-la na mente do cliente. Além disso, ela guia tudo o que envolve a loja — do tipo de produto ao tom de voz usado para falar com o consumidor.
O bacana é que a identidade visual se baseia também na sua persona, então uma estratégia conversa com a outra.
Algumas dicas simples:
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trabalhe com um designer experiente: ele vai fazer uma boa pesquisa sobre sua loja e elaborar um briefing coerente com os seus desejos;
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use sempre o mesmo filtro nas fotos: muitos seguidores no Instagram gostam de visualizar o perfil para conferir os posts que perdeu. Usar o mesmo filtro vai deixar o feed mais organizado e homogêneo;
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use a paleta de cores no seu perfil: o filtro, as imagens, os destaques, stories e demais recursos devem segui-la para manter a ideia de organização;
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dê destaque ao produto: ele é o fator mais importante de uma loja, mas precisa ser bem explorado. Faça com que ele seja o destaque das suas imagens.
3. Elabore conteúdos
Só se consegue seguidores no Instagram com conteúdo relevante.
Quando se é uma pessoa física, o conceito de “relevante” pode ser subjetivo. Mas quem é lojista não pode contar apenas com a sorte. É preciso se preocupar em oferecer o melhor e mais útil ao seu seguidor.
Qual o tipo de produto que você comercializa? Se sua loja vende roupas, por exemplo, você pode dar dicas de estilo, falar sobre acessórios, mostrar as tendências da estação, modismos do Instagram e da televisão, estilos de personagens populares e muito mais.
Tenha também um calendário de conteúdo para ter uma ideia de que tipo de assunto deseja falar em cada dia.
4. Não abra mão dos vídeos
Os vídeos são recursos de extrema importância para o Instagram — tanto que o chefe do Instagram, Adam Mosseri, disse recentemente que a rede social não é mais apenas um aplicativo de fotos, e que pretende se voltar mais a conteúdos em vídeo e de entretenimento.
Um dos recursos mais populares do Instagram atualmente é o Reels. Com vídeos de, no máximo, 60 segundos, usuários dão dicas, fazem reacts (reações a outros vídeos), fazem tutoriais, vídeos de humor e challenges (desafios).
Um perfil comercial também pode ter um vídeo ou outro com toque mais bem-humorado ou fazendo alguma trend do momento, mas o mais importante é que o conteúdo seja relevante. Por isso, pense em mostrar novidades da sua loja, falar um pouco sobre seu segmento, tirar dúvidas dos seguidores e outros assuntos que achar válido.
Além do Reels, o Instagram ainda oferece a oportunidade de fazer lives e também o IGTV, com conteúdo gravado e mais longo.
5. Stories são essenciais
Continuando na temática vídeo, não abra mão de explorar os stories, que também podem servir como catálogo do seu e-commerce. Além das novidades, você pode explorar o dia a dia de um e-commerce, mostrar como os funcionários trabalham, explicar como funciona o relacionamento com os fornecedores, fazer enquetes, abrir caixas de perguntas e, com isso, tirar temas para conteúdos.
Os stories podem ser feitos tanto com vídeos como com imagens. Além disso, também permitem edições simples, portanto podem ser feitos com mais frequência que o conteúdo para o feed.
Quando sua loja estiver em promoção, use também os stories para divulgar os produtos com desconto e salvar na guia Destaque. Assim, o seguidor pode visitar seu perfil, visualizar os produtos e ir à loja aproveitar.
6. Use hashtags
Hashtags são fundamentais para alcançar seguidores no Instagram. Isso porque quando o usuário deseja fazer uma pesquisa na aba Explorar, ele costuma digitar uma hashtag e encontrar perfis que também a tenham utilizado.
Para fazer de maneira correta, siga as dicas:
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não separe frases: não use #hashtags de maneira #aleatória! Elas devem aparecer depois da legenda, separadamente;
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explore os espaços: se o texto da legenda ficar muito grande, use suas hashatgs na seção de comentários;
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tenha coerência: as hashtags devem casar com o assunto do seu post. Senão, dará a impressão de que você está fazendo clickbait (conteúdo enganoso para atrair cliques);
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varie as hashtags: utilize tanto as com muito quanto as com poucos posts;
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crie suas próprias hashtags: elas podem ser utilizadas tanto para você catalogar o próprio conteúdo quanto para o seguidor que quiser falar sobre sua loja.
Pronto para alcançar mais seguidores no Instagram? Mas você não precisa ficar apenas em uma rede social. Confira agora como gerenciar sua estante de produtos no YouTube