Desde o surgimento da Internet, o mundo da tecnologia vem surpreendendo a todo instante com novos algoritmos, ferramentas e aplicativos. No Marketing Digital este ritmo é ainda mais acelerado quando os profissionais combinam estes recursos com estratégias inovadoras. É o que acontece na Onflag Negócios Digitais, que associou o que há de melhor em Inteligência Artificial com Google e Facebook.
Neste artigo você vai ver 3 casos de sucesso desta estratégia, com resultados concretos. Mas, antes vamos conversar sobre o papel dos robôs neste sucesso.
Falar em robô remete a filmes de ficção científica e suas representações incrivelmente fascinantes. Mas, no mundo real, o robô é bem diferente. O contrário do que se pensa, não é necessariamente uma potente e grande máquina. Mas, uma sucessão de códigos que pode estar dentro de um pequeno sistema.
E estes robôs da Inteligência Artificial estão espalhados por todo canto e fazem parte da nossa rotina diária. Basta observar o que acontece no Google: você faz uma pesquisa e, instantaneamente, aparece uma quantidade imensa de resultados.
O que espanta não é só a quantidade, mas também a qualidade. Os robozinhos do Google fazem uma varredura e identificam as respostas que mais se adéquam à nossa busca, de acordo com nosso perfil.
A Nova Economia Digital
Outro exemplo de aplicação maciça de Inteligência Artificial é o Facebook, que a utiliza para prever o comportamento das pessoas na rede social. Isso acontece porque o robô tem a capacidade de aprender sobre nossas preferências e rejeições, com base em nossos likes.
Para além do que digitamos na Internet, o Facebook está desenvolvendo sistemas capazes de entender o que está em uma foto ou vídeo, como objetos, cenas ou pessoas. Mais que isso, ele poderá compreender o contexto, como declarou o próprio Mark Zuckerberg, em sua página oficial.
Estes dois gigantes globais da tecnologia estão apostando em um mundo completamente diferente do que temos hoje. Como destacou o Fórum Econômico Mundial de Davos, em janeiro de 2020, sobre a importância da Inteligência Artificial associada à Internet 5G, no fomento da nova economia digital.
Por isso, o blog da Onflag abordou o impacto da Inteligência Artificial no Marketing Digital em 25 artigos, que vão desde a Geolocalização e o Remarketing ao aproveitamento máximo do orçamento das empresas. Vale a pena conferir.
Vantagens da Estratégia de Inteligência Artificial com Google e Facebook
Cogitar a possibilidade de máquinas pensantes não é coisa nova. Segundo pesquisa da Universidade de Standford, nos Estados Unidos, esta ideia apareceu há pelo menos 2.700 anos. Sim, nos tempos dos poetas gregos Homero e Hesíodo. No contexto da mitologia, eles conceberam os primeiros seres artificiais, os robôs.
Esta história foi contada no livro “Deuses e Robôs: Mitos, Máquinas e Antigos Sonhos de Tecnologia”, da historiadora Adrianne Mayor, que participou da pesquisa.
Entretanto, só de 1950 para cá, este sonho começou a ganhar dimensão real, com o desenvolvimento de sistemas cognitivos. Hoje, este mercado está crescendo aceleradamente.
Segundo levantamento da IDC Brasil, International Data Corporation, este mercado deve crescer 12,3% em 2020, mesmo com os efeitos negativos da COVID-19.
No Marketing Digital, este crescimento deve ser maior, dada a necessidade das empresas se comunicarem com os clientes, em tempos de distanciamento e isolamento social. Por isso, elas precisam de ferramentas mais precisas e eficientes.
Por outro lado, a utilização da Inteligência Artificial traz um benefício incrível, que é a redução drástica de anúncios invasivos. Isso acontece porque as máquinas são capazes de processar uma quantidade incalculável de dados e oferecer informações cada vez mais personalizadas acerca dos perfis dos clientes.
Desta forma, o Marketing Digital se encaixa perfeitamente na necessidade das empresas ofertarem experiências exclusivas e oportunas no relacionamento com cada consumidor.
Assim como, a utilização desta tecnologia propicia a automatização das tarefas de Marketing, melhorando a performance e reduzindo risco de erros. Sem dúvida, isso permite que os profissionais tenham mais tempo dedicado a trabalhar conteúdos criativos e estratégias inovadoras.
Veja os Casos de Sucesso da Inteligência Artificial com Google e Facebook
Foi exatamente pensando nestas melhorias que Sílvio Marçal, CEO da Onflag Negócios Digitais, desenvolveu a Estratégia de Inteligência Artificial com Google e Facebook.
Ela combina as propriedades e aplicações específicas de várias ferramentas com os objetivos empresariais dos clientes e as características dos consumidores. Os softwares são alimentados com estas informações e disparam as campanhas. Nesse ínterim, promovem um processo de melhoria constante.
Aqui vão 3 casos de sucesso que renderam resultados concretos.
1º Caso – Estratégia de Penetração
Empresa do setor financeiro, presente em todo o país vendendo máquinas de cartão de crédito, iniciou sua Estratégia Digital com a Onflag. Saiu do zero e gerou 7.807 leads em dois meses.
No mesmo período, ocorreram 1.550 conversões. Sem dúvida, vale ressaltar que os leads que não converteram no primeiro momento estão sendo trabalhados no Funil de Vendas.
Importante observar também que o custo médio foi menor que R$ 1,00 por lead.
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2º Caso – Processo de Melhoria
Empresa de serviços financeiros presente em todo o país que já vinha desenvolvendo sua presença digital e utilizou as ferramentas de Inteligência Artificial da Onflag Negócios Digitais para melhorar seu desempenho.
Por isso, em seis meses conseguiu aumentar a geração de leads em 122%.
Antes, a empresa tinha um custo médio por lead de R$ 45,00. Com a Estratégia da Onflag o custo caiu para R$ 15,00.
Ou seja, com menos dinheiro investido, a empresa gerou muito mais oportunidades de negócios.
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3º Caso – Resultados Concretos em Vendas
Incorporadora do setor imobiliário com atuação no Interior Paulista. Seguindo a Estratégia da Onflag Negócios Digitais, combinou as ações no Google e no Facebook, para impulsionar as vendas.
Como resultado, em três meses, saiu de pouco mais de 100 visitantes para 6.704. O número de seguidores dobrou. A geração de leads pulou de 803 para 2067.
Desse modo, as vendas aumentaram em 30%.
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Em resumo, a estratégia que associa softwares de Inteligência Artificial com Google e Facebook apresentou resultados incríveis. Tanto para empresas que estão começando a trabalhar a presença digital, quanto para as que necessitam melhorar seus resultados.
Já imaginou ter estes números em sua empresa?
Pois, não perca tempo. Fale com a gente sobre seus planos na Internet e garanta a sobrevivência da sua empresa neste mundo cada vez mais digital.