Quando a empresa investe na divulgação da sua marca busca sempre colher os melhores resultados. Ocorre que o Mercado está mudando radicalmente e, com ele, o modelo de agência de publicidade também. Para falar sobre o desafio de manter-se atualizado em um ambiente de transformação tão rápida e constante, nós entrevistamos o publicitário Sílvio Marçal, CEO da Onflag Negócios Digitais. Em onze anos, ele misturou pioneirismo e inovação para dar um salto de qualidade tecnológica no Marketing Digital em Ribeirão Preto e região.
Sílvio Marçal é um aficionado por novas tecnologias aplicadas ao Marketing Digital e confessa que acompanhar tudo é tarefa para poucos: “A todo momento surge uma novidade e a gente precisa saber qual adotar, quanto tempo se dedicar a ela e trocar rapidamente, se os resultados concretos não aparecerem. Afinal, ferramenta boa é aquela que entrega o resultado que o cliente precisa”.
Pioneiro do Google
E foi pensando assim que em 2009 Sílvio se tornou um dos primeiros da região de Ribeirão Preto a receber a certificação do Google. Hoje, uma das maiores companhias do mundo:
- “Era a certificação do GAP, Google Advertising Professional. Foi a primeira e faz tempo que nem existe mais. Passar no teste da GAP era muito, mas muito difícil, porque tudo era novidade. Ele reunia os profissionais mais habilitados para atender os critério de desempenho da publicidade na Internet. Atualmente a credencial chama-se Google Partner, que está também mais exigente a cada ano.”
Nesta época, conta ele, falar em Google era coisa de outro mundo. E não era sem motivo. Só para se ter uma ideia, o Google havia chegado ao Brasil em 2005 e o YouTube, em 2007. Quer dizer, as pessoas ainda não haviam tido tempo suficiente para absorver a grande revolução que se aproximava.
Nesse cenário, Sílvio começou a atuar como parceiro Google e fazer SEO, Search Engine Optimization. Ele reúne um conjunto de técnicas para otimização de sites, visando as primeiras posições na página de busca do Google.
Aliás, para se manter nesta posição de parceria, o profissional de Marketing tem seu desempenho avaliado anualmente. Em contrapartida, os mais bem pontuados recebem atualizações constantes com relação à evolução tecnológicas e as boas práticas do mercado, no mundo inteiro.
A Chegada do Inbound no Marketing Digital em Ribeirão Preto e Região
Não demorou muito e o diagnóstico de Sílvio Marçal se confirmou. A Internet provocou uma verdadeira revolução na Publicidade, a ponto de criar uma nova metodologia, o Inbound Marketing, que chegou ao Brasil em 2013.
- “Quando eu vi aquilo, pensei: nossa, isso muda tudo!”
O Marketing tradicional nós já conhecemos. É o bombardeio diuturno de propaganda nos meios mais comuns, como TV, rádio e jornal:” Sua característica é mais invasiva, isto é, ele não sabe se o consumidor está realmente interessado em ver aquilo”. Este modelo passou a ser chamado de Outbound Marketing.
Sílvio explica que o Inbound Marketing é diferente, ele usa a atração. Em outras palavras, por meio da produção de conteúdos de qualidade, o cliente é atraído até a marca. Outra característica é que, ao contrário do Outbound, ele é permissivo, porque o consumidor autoriza a marca a se comunicar com ele, se for do seu interesse.
Entretanto, colocar em prática esta metodologia inovadora exigia uma estrutura muito maior, mais recursos e serviços diferenciados. Por isso, no ano seguinte, 2014, Sílvio criou a Onflag Negócios Digitais, a primeira agência especializada neste setor em Ribeirão Preto e região.
Os Melhores Resultados
Dado o seu arrojo, Sílvio foi convidado a conhecer uma nova ferramenta, que acabava de ser lançada e que poderia ajudá-lo em sua tarefa: a RD Station:
- “Na época, a Resultados Digitais estava começando. Lembro que havia poucos funcionários. Mas, a ferramenta já mostrava seu potencial de mercado. Imediatamente comecei a trabalhar com ela e, em poucos meses, fui credenciado como Parceiro Bronze. No ano seguinte, em 2015, passei a Parceiro Silver e, na sequência, Parceiro Gold.”
Esta escala de credenciais indica a evolução da agência. Significa que ela operou em um nível cada vez maior de investimento em Marketing Digital. É também um certificado de que a agência entrega os melhores resultados para os clientes e consumidores.
Da mesma forma, esta evolução aconteceu no relacionamento com o Google. Em 2019, Sílvio Marçal foi elevado à condição de Google Partner Premier, participando de programas especiais de atualização tecnológica e de boas práticas. Ele funciona como um selo de qualidade acima da média, acreditado pelo Google.
Foi participando destes processos de aprimoramento contínuo que Sílvio entrou em contato com o mais novo avanço tecnológico no mundo do Marketing Digital, mais profundo que todas o outros: a Inteligência Artificial.
Inteligência Artificial: A Nova Onda do Marketing Digital
Visando melhorar o desempenho das campanhas e entregar ainda mais resultado para o clientes, Sílvio iniciou sua peregrinação pelo mundo em busca das melhores ferramentas de Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital.
- “Entrei em contato com as mais destacadas do mercado. Testei e fiz comparações. Fiquei fascinado com o que elas conseguem fazer. A questão é que, por serem inovações muito recentes, o investimento ainda está alto. Mas, não pensei duas vezes. Falei: vou levar isso para o Marketing Digital em Ribeirão Preto e região.”
Mas, Sílvio alerta que a Inteligência Artificial é uma conquista não só do Marketing. É um passo significativo para a humanidade como um todo, a ponto de ser considerada a propulsora da 4ª Revolução Industrial.
O CEO da Onflag Negócios Digitais pondera também que, ao contrário do que muitos pensam, o que há de bom ou ruim nesta nova tecnologia não se restringe à ferramenta em si, mas à sua aplicação:
- “No Brasil já temos a Lei Geral de Proteção de Dados que regula também esta utilização. O mais importante é ter bom senso e conhecimento das boas práticas preconizadas pelas empresas, pelas entidades que representam o setor e também pelos órgãos governamentais de cada país”.
Antes de tudo, destaca Sílvio, “precisamos pensar globalmente e agir localmente”. Ou seja, ele já colocou esta tecnologia de ponta à disposição do mercado. É o primeiro a fazer isso em todo o interior do Estado de São Paulo.
Compartilhando Conhecimento
Neste sentido, em 2018, Sílvio implementou o Projeto de Educação Digital, visando compartilhar com os profissionais de Marketing Digital da região de Ribeirão Preto as informações exclusivas de que dispõe sobre as boas práticas preconizadas pelo Google.
Para saber mais sobre a Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital, leia este artigo, publicado aqui no Blog da Onflag Negócios Digitais. Aliás, por orientação do Sílvio, o Blog publicou 25 artigos direcionados a este assunto. Vale a pena conferir.
Já marcamos outra uma entrevista com o Sílvio Marçal. Ele vai falar exclusivamente das façanhas tecnológicas que estas ferramentas da Onflag Negócios Digitais conseguem fazer, em benefício dos clientes e seus consumidores.
Ficou curioso? Gostaria de conversar mais sobre desafios e inovações tecnológicos? Escreva para a gente, conte a sua história e vamos escrever juntos novas páginas de sucesso no Marketing Digital em Ribeirão Preto e região.
por
Marcos Pizano