Quando se fala em Marketing Local, é comum a gente associar a pequenos negócios. Hoje, não mais. Pensar globalmente e agir localmente tem sido uma tendência crescente de grandes empresas. Neste artigo, você vai ficar sabendo como o avanço tecnológico colaborou para isso e as vantagens de aplicar a Inteligência Artificial no Marketing Local.
Estamos sentindo na pele o impacto do distanciamento social imposto pelo Coronavírus. Ficou evidente a importância das marcas terem uma Presença Digital forte.
Antes da Pandemia, 97% dos brasileiros faziam primeiro uma pesquisa na Internet, para depois comprar na loja. Este levantamento é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. Pesquisa publicada no site e-commerce Brasil.
Com a Pandemia, esta tendência se ampliou tão vigorosamente que está empurrando as empresas para a Internet. Se você ainda não faz negócios on-line, é hora de rever esta posição.
Inegavelmente, o que se observa no dia a dia, constata-se nos números.
Outra pesquisa, esta realizada pelo Cetic – Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, mostrou que 44% dos brasileiros pediram delivery durante a Pandemia.
Com efeito, isso aconteceu com mais intensidade entre as mulheres (70%). A maior participação foi da Classe C (64%). Outro número relevante se refere à comunicação direta entre empresas e clientes, com o uso de aplicativos de mensagens, (46%).
Os números derrubam os mitos.
A gente acreditava em coisas, que agora não fazem mais sentido. Muitos falavam: ‘ah, não preciso estar na Internet porque só vendo aqui nas redondezas’.
Bem como: ‘não devo fazer isso porque meus clientes são fruto de indicação’.
Outras tantas vezes ouvimos: ‘o on-line não funciona porque eu tenho um site e ele fica lá, parado, sem gerar uma oportunidade sequer’.
Quer mais? – ‘Não é o caso de investir porque meu sobrinho já faz uns posts bem bacanas nas redes sociais’.
Bom, quem permaneceu com estas convicções enfrenta agora sérios problemas para retomar as atividades comerciais.
Mas, olha, nunca é tarde para começar a fazer do jeito certo, para dar os resultados esperados. Mesmo porque, a Internet ainda vai crescer muito e, para seu negócio também crescer, vai precisar dela – mais cedo ou mais tarde.
Inteligência Artificial no Marketing Local aumenta a proximidade e a sensação de pertencimento
Sua marca precisa estar onde as pessoas estão, certo? E não há novidade nenhuma nisso, você sabe muito bem. Ocorre que as pessoas estão cada vez mais conectadas e não há nada indicando que isso vá reverter.
Mesmo porque, muitas empresas estão fechando acordo com seus funcionários para a manutenção do trabalho remoto. Isto é, o home office está virando uma realidade do mercado de trabalho.
Portanto, fazer pesquisas e compras on-line deixou de ser uma comodidade, para ser uma necessidade. Basta você observar o comportamento das pessoas ao redor.
Assim sendo, a pergunta que fica é: como o Marketing Digital Local pode ajudar? Vamos começar entendendo melhor como ele funciona.
O que é Marketing Digital Local?
Resumidamente, Marketing Digital Local reúne todas as estratégias digitais com segmentação geográfica. Em outras palavras, são ações focadas em atingir um público específico, que esteja conectado, em uma determinada região.
Portanto, é uma estratégia eficiente para todos os tamanhos de negócio. Tanto para pequenos empreendimentos, tal qual a padaria da esquina, quanto para uma rede de lojas, próprias ou franqueadas.
Com esta estratégia, as ações são mais concentradas e super direcionadas. O que evita desperdício, se for comparada com as ações de marketing tradicionais.
Certamente, a mobilidade urbana é um problema hoje em dia. Por isso, as pessoas preferem se deslocar pouco para fazer as tarefas cotidianas. Se seu anúncio aparecer quando o cliente estiver perto ou no caminho, você terá grande chance de atrai-lo.
Neste sentido, sua marca aparecerá não só como anúncio, mas também como uma oportunidade de ganhar tempo, aproveitar a oportunidade, isto é, uma solução para ele.
Aumenta a sensação de pertencimento
Além disso, há ainda um forte apelo em favor do comércio local, contribuindo para a valorização e o crescimento da região onde as pessoas moram.
Esta proximidade também gera uma sensação de pertencimento. De forma que o cliente sente que o seu negócio faz parte da vida comunitária dele. Que estão todos no mesmo barco. Não se trata apenas de vender ou comprar, mas de apoio mútuo, visando um bem comum e de maior valor.
A sensação de pertencimento é um poderoso Gatilho Mental que deve estar sempre presente na comunicação com o cliente. Ele aumenta a fidelização, conferindo lucratividade e sustentabilidade ao negócio.
Esteja Presente e Seja uma Boa Companhia para o seu Cliente
O Marketing Digital Local ganhou ainda mais eficiência com os avanços tecnológicos, que permitiram a Geolocalização por meio do celular. Para saber como isso funciona, basta ler este artigo publicado aqui no Blog da Onflag Negócios Digitais.
De fato, não basta ter as coordenadas de onde está o cliente. O sucesso desta estratégia depende da análise de uma infinidade de dados para se chegar a uma segmentação cirúrgica.
É aqui que entra a Inteligência Artificial no Marketing Local.
Estas ferramentas com tecnologia de ponta são capazes de avaliar o comportamento dos consumidores e oferecer conteúdos adequados a cada perfil.
A personalização dos conteúdos é automática e em tempo real, seguindo templates anteriormente criados. As tarefas também são automatizadas e cada modificação é registrada. O que fornece novos dados que retroalimentam o sistema.
Surpreendentemente, o algoritmo não só executa a estratégia como também aprende com ela, refinando as campanhas e aumentando as chances de produzir um conteúdo pertinente e atrativo para o cliente.
Decerto, você terá boa presença digital e estará sempre na companhia de seu cliente, no local certo e na hora certa. E mais, você estará levando um conteúdo personalizado e adequado às suas preferências. O objetivo é atender as necessidades no tempo do cliente.
O uso da Inteligência Artificial no Marketing Local assegura que e sua presença não seja invasiva, nem inconveniente. Vale lembrar também do cumprimento da nova Lei Geral de Proteção de Dados, que preconiza a utilização profissional e apropriado desses recursos.
O que você achou da estratégia de pensar globalmente e agir localmente? Conte para gente como pretende aumentar a presença digital da sua marca? Nós teremos o maior prazer em ajudar você neste novo desafio.