São inegáveis as comodidades que o GPS trouxe para o nosso dia a dia. E olha, de onde ele veio está vindo muito, mas muito mais… Já imaginou? Pois é isso mesmo. Se você tem curiosidade de saber o que vem por aí, leia este artigo. Aqui vamos falar dos incríveis avanços da Inteligência Artificial na Geolocalização.
E podemos começar constatando que a Geografia já está embarcada em praticamente todos os aparelhos celulares do mundo. Ficam de fora apenas os de tecnologia muito ultrapassada. Ou seja, a arquitetura dessa inteligência está pronta. Basta colher e processar os dados.
Em nossas empresas sempre fazemos perguntas como: Onde está meu cliente? Em que mercado devo divulgar minha marca? Para onde devo expandir meu negócio? Todas estas tomadas de decisão requerem informações qualificadas que a Geolocalização já pode oferecer. De forma precisa e em tempo real.
Por certo, não basta conhecer as coordenadas. É preciso entender a distribuição espacial. Ou ainda, reconhecer correlações e padrões de comparação válidos para dar suporte às decisões.
O mundo na palma da mão
Esta tecnologia permite, por exemplo, maior visibilidade do sistema de transporte de cargas. Além de otimização de rotas e controle de frotas. Outra aplicação é na criação de roteiros de visitas mais inteligentes para equipes de campo.
Sob o mesmo ponto de vista, possibilita a redução de custos e automação de processos.
E vale ressaltar que a Inteligência Artificial na Geolocalização não é um movimento isolado. Pelo contrário, está integrada a uma vasta e profunda Transformação Digital nas organizações.
Ela vem acompanhada da Internet das Coisas, do Big Data, da Computação Cognitiva, Blockchain, Machine Learning, e por aí vai? Isso tudo somado tem um impacto tão grande que está sendo chamado de a 4ª Revolução Industrial.
Portanto, não é algo do qual se possa ficar de fora. Seja como for, vai chegar até você. Esteja preparado!
Como funciona a Inteligência Artificial na Geolocalização
Só para exemplificar: a despeito da polêmica, estamos vendo a utilização dos dados de Geolocalização no combate ao Coronavírus em várias partes do mundo. Com eles é possível saber o nível de aglomeração das pessoas e, consequentemente, o potencial de transmissão do vírus.
Mas, para que você possa usar adequadamente este recurso nas estratégias de sua empresa, primeiro é importante saber como ele funciona.
O que é Inteligência Artificial?
Trata-se da capacidade das máquinas de coletar, identificar, classificar, processar, relacionar e transformar dados em informações. Isso é o que faz nosso cérebro. Por isso, o termo ‘Inteligência’.
Entretanto, as máquinas fazem isso com rapidez e precisão inimagináveis. Muito acima da capacidade humana e, em função disso, o termo ‘Artificial’. Quer dizer, não é natural, ou não é da natureza humana.
Neste sentido, foram criados mecanismos capazes de captar dados num volume incomensurável. Além de modelos eficientes para analisá-los a partir de computação com alta performance.
Para saber mais, você pode ler este artigo, entre outros publicados aqui no Blog da Onflag Negócios Digitais. Ele dá um panorama da amplitude deste tema.
Como Funciona a Geolocalização?
O surgimento se deu na elaboração de estratégias militares e, depois da Guerra Fria, foi amplamente explorada nas mais diversas áreas do conhecimento.
O esquema baseado em triangulação é simples, mas a operação é complexa. Informações de três satélites são emitidas a um receptor e, comparando-as, calcula-se o tempo que cada sinal demorou para chegar até ele, o receptor. Cada satélite tem um relógio interno com precisão de nanossegundos.
Com um quarto satélite é possível também saber a altura do receptor em relação ao nível do mar.
6 Aplicações Práticas da Geolocalização na sua Empresa
Primeiramente, vamos fazer uma consideração importante:
Por um lado, esta tecnologia tem grande potencial para melhorar a experiência de compra do cliente e otimizar os resultados das ações de marketing.
Por outro lado, há um aspecto que envolve a privacidade. Se houver uma ação invasiva, as pessoas podem se sentir desconfortáveis com o monitoramento.
Por isso, recomenda-se que a empresa solicite permissão ao cliente e envie todas as informações a respeito de sua Política de Privacidade.
Agora sim, vamos a algumas das principais aplicações da Inteligência Artificial na Geolocalização:
O que é o Geomarketing?
É uma parte do Marketing Digital cuja característica é associar toda e qualquer estratégia que aplica inteligência sobre Geolocalização, para otimizar campanhas.
A questão é: ok, tenho as coordenadas do cliente. E agora, o que fazer com elas?
O desafio é abordá-lo em hora e local certos.
Se você está com o GPS do seu celular ativado, as empresas têm como saber onde você está e os últimos lugares por onde passou. Dá para saber também quando você fez ‘check-in’ por redes sociais em um restaurante, por exemplo. E ainda, o momento em que compartilhou a foto com os amigos, mascando o restaurante.
Percebeu agora a diferença que este tipo de informação pode fazer na sua estratégia de Marketing? Isso é Geomarketing.
6 Aplicações Práticas
Vamos avançar um pouco agora para as aplicações da Inteligência Artificial na Geolocalização. Peço permissão para usar alguns termos incomuns, mas que fazem todo sentido neste contexto:
- Geotargeting – é a segmentação de seu público-alvo a partir da localização. Os anúncios no Google e nas Redes Sociais já pedem que você indique a região que deseja atingir.
- Geofacing – serve para você mandar notificações em tempo real, de acordo com a localização. Exemplo: quando você está dirigindo e recebe informações do clima e do trânsito nas redondezas. Pode também lembrar você de passar no supermercado, certo?
- Check-in – já até comentamos aqui no artigo. É quando você vai a um evento, posta uma foto e faz check-in. Quem nunca? Isso é aplicação de Geomarketing.
- Geotagging – para além do Check-in, permite acrescentar as coordenadas nas fotos postadas, complementando outras informações como data e nome do arquivo. Isso viabiliza buscas também por locais, com fotos tiradas pelas pessoas.
- Geofiltros – o usuário é localizado e recebe filtros personalizados. É muito comum em eventos, mas você pode usar quando recebe a visita de alguém, por exemplo.
- Localização em Sites – quando você acessa um site e ele pede permissão para saber sua localização. Assim ele consegue mandar anúncios personalizados de acordo com seu local.
.x.
O Geomarketing, fruto da Inteligência Artificial na Geolocalização, é uma realidade tecnológica que vai multiplicar seus pontos de contato com o cliente, criando novas oportunidades de venda.
As empresas que abordarem seus clientes nos locais e horários mais apropriados ganham um diferencial competitivo determinante neste mercado cada vez mais digitalizado.
Gostou do artigo? Esperamos ter ajudado você a ter novos ‘insights’ para seu negócio.
Quer impulsionar suas campanhas com a utilização de Inteligência Artificial na Geolocalização? Fale com a gente sobre suas expectativas nesta área.