Dois fatores têm desafiado as empresas. De um lado, a escassez de recursos devido à recessão global. De outro, a abundância de dados gerados a partir da transformação digital. Criar condições para alcançar todo o potencial de um negócio neste cenário é uma das vantagens da Inteligência Artificial no Marketing.
Como sabemos, o atual abalo na economia não foi resultado de um problema do sistema, como ocorreu em crises anteriores. Esta é provocada por um fator externo, o Coronavírus.
Ou seja, não houve um desequilíbrio ou uma falha estrutural. O sistema em si – a despeito de suas tensões internas – não estava doente a ponto de quebrar. O que houve foi um grande bloqueio em função da necessidade de controlar a propagação do vírus.
Isso indica que, com os governos tomando medidas adequadas e cumprindo corretamente o distanciamento, as empresas poderão desfrutar de um ambiente favorável para retomar o crescimento, mais rapidamente.
Nesse sentido, as políticas deverão ser repensadas diante do fato de que a economia global não será mais a mesma.
E é assim, olhando para este futuro próximo, que as empresas também estão reavaliando os planejamentos estratégicos.
Aqui entra o outro fator crucial: a transformação digital.
Ela já estava ocorrendo e agora ganha enorme impulso. O cenário inclui Indústria 4.0, Robótica, 5G, Internet das coisas, Inteligência Artificial… e por aí vai.
Diante disso, os analistas indicam que pode não valer a pena tentar recuperar a economia do passado. O caminho mais adequado será investir em novos modelos de negócios e tipos de empregos, visando a economia do futuro.
No Marketing não é diferente. Ele já vinha sendo envolvido pelo avanço tecnológico da Internet, a ponto de criar uma nova disciplina, o Marketing Digital. E, sob os efeitos da Pandemia, ele recebe um novo empuxo com a Inteligência Artificial.
Inteligência Artificial no Marketing e as Vantagens para seu Negócio
Não se trata de concordar ou não. Este processo é um dado da realidade, que já está provocando profundas mudanças na maneira como pessoas e empresas vendem, compram e se relacionam.
Por isso, neste artigo, vamos tratar desta nova ordem, elencando as 7 melhores vantagens que Inteligência Artificial pode levar para o Marketing da sua empresa.
Vamos também consolidar os temas mais importantes que foram abordados ao longo dos últimos 11 artigos publicados no Blog da Onflag Negócios Digitais. Isso quer dizer que cada um destes tópicos pode ser aprofundado, pesquisando por aqui mesmo. Vamos a eles:
1 – É o Novo Diferencial Competitivo
Como foi adiantado no primeiro parágrafo, a recessão global trouxe escassez de recursos, ao mesmo tempo em que a transformação digital passou a gerar uma quantidade incalculável de dados do mercado.
A Inteligência Artificial é a chave perfeita para superar este desafio. Isso porque consegue analisar os dados brutos, rastrear padrões e garimpar informações preciosas e específicas de cada negócio ou perfil de consumidor.
Portanto, este fomento tecnológico vai colocar sua empresa em linha com as mais modernas e avançadas estratégias de Marketing Digital, além de oferecer um diferencial competitivo significativo na retomadas das atividades econômicas no pós-Covid.
2 – Você Reduz Custos
Já imaginou se esta enorme quantidade de dados do mercado fosse processada manualmente? Impensável, não é mesmo? O investimento seria altíssimo, inviabilizando toda a estratégia.
Além do mais, a Inteligência Artificial ajuda na redução de custos. Ela examina os dados e faz previsões, melhorando o direcionamento das campanhas de Marketing Digital.
Ainda por cima, auxilia o empresário nas demais estratégias, otimizando os processos na organização. Estes fatores colaboram diretamente para o crescimento das empresas.
3 – Você Aumenta a Produtividade
A falha é parte da condição humana. Processos manuais exaustivos ou atividades repetidas por longos períodos potencializam o erro.
As ferramentas que utilizam Inteligência Artificial conseguem automatizar tarefas rotineiras e agrupar seus dados em um único lugar. Com isso, a equipe perderá menos tempo com esforços operacionais e poderá focar em atividades mais relevantes.
O resultado é que haverá redução de riscos, eliminação de retrabalho e aumento da produtividade.
4 – Máquinas Aprendem e Melhoram seu Negócio
Machine Learning, ou aprendizado de máquina, é parte integrante da Inteligência Artificial. Quanto mais elas processam os dados referentes à sua empresa, mais elas geram informações relevantes, a ponto de oferecer sugestões e predizer situações.
Os conhecimentos adquiridos pela máquina melhoram o desempenho em vendas porque ajuda a fazer ofertas cada vez mais adequadas aos perfis dos clientes. O que aumenta a probabilidade de compra.
Há também a possibilidade da máquina oferecer informações que podem redirecionar não só as campanhas, mas toda a estratégia da empresa, colocando-a no rumo certo, com base no comportamento do consumidor.
5 – Você Melhora o Relacionamento com o Cliente
A modernização dos processos de atendimento ao cliente já chegou e vai avançar muito ainda. A interação com as máquinas tende a ser cada vez mais amigável.
A isso soma-se o monitoramento automatizado das interações em tempo real nas redes sociais – ou em qualquer ponto de contato. Ele permite atender prontamente às necessidades do cliente.
A Inteligência Artificial gerencia as demandas mais simples e repetitivas, enquanto que o contato humano trata dos atendimentos mais complexos e de maior valor agregado. Uma coisa complementa a outra.
6 – Você Potencializa os Anúncios na Internet
As campanhas pagas na Internet, que utilizam o Machine Learning, são mais eficientes do que as campanhas tradicionais.
Elas conseguem encontrar potenciais clientes com mais precisão, além de sugerir melhorias nos conteúdos oferecidos a eles. O objetivo é alcançar exclusivamente os consumidores que têm perfil adequado para cada oferta.
As campanhas são feitas de forma rápida, a otimização é automatizada e o acompanhamento tem interface bem amigável, simplificando o gerenciamento.
7 – Você Insere sua empresa na Nova Economia
A entrada na segunda década do século XXI já está marcada na história com um ponto de inflexão: a Pandemia do Coronavírus.
Não se sabe exatamente como se dará a retomada da economia, que passa pela maior recessão desde a Grande Depressão de 29. Mas, é inegável que ela será fortemente atingida pela 4ª Revolução Industrial, como já adiantamos na introdução deste artigo.
Desde modo, se beneficiar das vantagens da Inteligência Artificial no Marketing da sua empresa neste momento significa pavimentar a estrada que a conduzirá a esta nova ordem econômica.
Não se trata de uma mudança pontual, mas sim de uma transformação profunda, cujo porto de partida é este primeiro passo. Qual seja, enfrentar o momento presente de olho no futuro próximo.
Eficiência que gera Retorno Concreto a cada Investimento
Com a utilização da Inteligência Artificial no Marketing Digital, você traz para dentro de sua empresa um conhecimento que não havia antes.
Decerto, com o rastreamento e o cruzamentos de dados dos consumidores, você consegue entregar anúncios personalizados para cada um deles, em hora e lugar certos e ao custo que gera o maior benefício. Tudo isso automatizado e em tempo real.
O que garante o resultado é a base de dados, retirada do histórico de navegação na internet. Pegadas como os vídeos assistidos, os e-mails abertos, os aplicativos instalados no celular e a localização do clientes nos últimos tempos.
A análise destes rastros deixados na internet permite que o Marketing determine o nível de interesse do cliente em adquirir seu produto ou serviço. Isso cria condições para prever se vale a pena investir tempo e dinheiro para que ele conclua a compra.
Isso é ainda mais relevante no Marketing B2B, com processos consultivos e vendas complexas, que demandam mais tempo. A equipe dedica o prazo certo, de maneira econômica, concentrando-se no fechamento.
Desta forma, pode-se estabelecer com mais clareza os objetivos em cada etapa da jornada de compra. Além de direcionar conteúdos apropriados, facilidades e descontos oportunos, melhorando a conversão de forma rápida e assertiva.
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Olhando assim, parece que estamos falando de algo fora da nossa realidade. Mas, não. Este é um avanço tecnológico já disponível e ao alcance de empresas de qualquer porte ou setor.
De fato, a Inteligência Artificial aplicada ao Marketing é a solução adequada para quem precisa de resultados concretos para reduzir os efeitos da recessão global e sair mais forte da crise.
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