Neste artigo vamos falar de como a Inteligência Artificial no Posicionamento de Marca pode ser a sustentação do seu negócio, neste momento de recessão econômica e colapso do sistema de saúde.
Quando o Coronavírus chegou ao Brasil, ele já vinha impactando a economia do mundo inteiro. Ou seja, a onda chegou tsunami e ainda estamos sendo arrastados por ela.
Na turbulência, muitos se perdem. Entretanto, é principalmente em cenários de desordem que devemos estar centrados e defender nossas posições.
O ambiente de negócios está assim: países inteiros passando por quarentena, mercadorias retidas em portos, fábricas e lojas fechadas ou em operação parcial e pessoas confinadas dentro de casa.
Resultado, o PIB Mundial, que é a soma de todas as riquezas produzidas, deve cair mais de 3% em 2020, segundo o FMI – Fundo Monetário Internacional. É a pior queda desde a Grande Depressão dos anos 30.
Todos sabemos que ficar parado e reclamando nada resolve. Sem dúvida, agir é sobreviver. Contudo, isso não significa fazer qualquer coisa.
Por um lado, há uma série de iniciativas inovadoras de organizações que estão se reinventando, acompanhando as mudanças no mercado, o que é muito bom. Por outro, encontramos a grande maioria que age afobadamente, o que é péssimo.
E aí, dois erros são fatais.
O primeiro erro é cortar a verba de Marketing Digital por precaução. Isso equivale a dar um tiro no pé, porque a Internet é hoje a ponte de salvação da maioria das empresas.
Nós já tratamos aqui no Blog da Transformação Digital e dos efeitos do isolamento social imposto pelo Coronavírus. Leia aqui para ter mais detalhes.
É importante observar que o distanciamento social não deve ser um fenômeno comportamental de curta duração. Pelo contrário, está se mostrando uma tendência irreversível e de abrangência global.
Portanto, quem corta os canais de comunicação com o cliente conectado à Internet está sangrando o próprio negócio. Não é apenas um corte, é uma facada no coração da empresa.
O segundo erro é: as empresas mantém o investimento em Marketing Digital focado 100% em campanhas de vendas e ofertas, numa tentativa desesperada de recuperar rapidamente o terreno perdido.
Isso leva ao desgaste da imagem da marca pela incompreensão do momento singular que vivemos. Com toda a certeza, o consumidor reduz as compras não porque quer, mas porque não tem como pagar agora.
Vou contar uma história que acaba de acontecer.
No momento em que o Brasil sobe aceleradamente a curva de contágios e mortes por Coronavírus, uma operadora de Internet liga para avisar que vai cobrar 30% a mais pelo serviço.
A mensagem é ruim e a maneira pela qual é comunicada consegue ser ainda pior. O tom impositivo e taxativo, sem margem para negociação. Não há empatia. Há simplesmente exploração impiedosa, porque este é um setor que cresce em faturamento durante a Pandemia.
Bom, o que faz o cliente? Busca outro fornecedor, claro. Lembre-se, nestes tempos, menos é mais.
As famílias enfrentam queda na renda por desemprego, suspensão de contratos ou redução de jornada. Certamente, diante deste empobrecimento coletivo, o mercado não irá responder como antes.
Logo, forçar o lucro leva ao estresse da relação com o cliente e mancha a imagem da empresa. Em lugar disso, o mais adequado é investir no posicionamento da marca.
Como fazer isso de forma estratégica e com máximo retorno do investimento? Com a ajuda da Inteligência Artificial. Continue lendo o artigo porque é disso que vamos tratar a seguir.
Como fazer Posicionamento de Marca com Inteligência Artificial
O que muitos querem a qualquer custo é retomar os patamares das vendas anteriores ao Coronavírus. Não vai rolar. E os motivos foram elencados acima.
Assim sendo, prepare sua empresa para a nova realidade do mercado. Ela precisa ser redimensionada. Por enquanto, será muito difícil – não impossível – realizar grande negócios.
Porém, na medida em que aprendemos a conviver e controlar o Coronavírus, a demanda reprimida virá à tona. Quem estiver ao lado do consumidor será uma opção diferenciada no momento da volta às compras.
Agora você entende porque a Internet é o caminho para sua empresa se mexer e lutar contra os efeitos danosos da crise neste período, não é mesmo?
Retomando o raciocínio, como a Inteligência Artificial pode ajudar? Utilizando inúmeras imagens, cores e símbolos para se conectar-se rapidamente com o consumidor, de forma intuitiva.
E, para ter certeza de que a comunicação exprime adequadamente a identidade da marca, ferramentas decodificam a mensagem para revelar a emoção que cada elemento visual desperta nas pessoas.
Com ajuda de especialistas, também é possível saber se o posicionamento da marca está sendo percebido de forma correta, visando cumprir os objetivos empresariais anteriormente estabelecidos. Além disso, pode avaliar se este posicionamento é consistente no longo prazo.
Tudo isso é validado, durante o processo, perante o comportamento do consumidor. As máquinas coletam os dados, processam e aprendem sobre a reação das pessoas diante de determinados estímulos.
Só para exemplificar, vai aqui uma pequena relação de cores e seus simbolismos:
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- Vermelho – aventura, rebeldia, dinamismo
- Roxo – indulgência, sucesso, sofisticação
- Laranja – básico, sociável, genuíno
- Amarelo – sensual, divertido, colorido
- Marrom – proteção, cuidado, carinho
- Azul – organização, inteligência, elegância
As ferramentas com Inteligência Artificial examinam o posicionamento de marca e ajudam a empresa redirecionar as mensagens, para que tenham consistência com sua identidade e pertinência com o contexto.
Como já observamos, o volume de estímulos na Era Digital é desmedido. Conteúdos viralizam num dia e desaparecem no outro. Por isso, é vital que a marca esteja forte e consolidada.
Mas, ainda está faltando alguma coisa, certo? Sim. Falta saber o que fazer para que isso aconteça de verdade. Ok, então veja estas dicas de ações estratégicas que separamos para você.
Estratégias de Posicionamento de Marca e Relacionamento com o Cliente
Agora vamos unir estes dois pontos. De um lado, o contexto do Coronavírus. De outro, o posicionamento de marca. Assim, podemos traçar algumas ações concretas, para que sua empresa possa atuar no mercado de maneira adequada, visando reduzir os efeitos da crise.
O foco é manter o relacionamento estreito com a base de clientes. Para isso, o Marketing de Conteúdo funciona muito bem, com oferta de materiais ricos e relevantes, suportados pelo e-mail marketing.
1 – Otimização Orgânica para Buscadores
Se a empresa puder manter o mesmo patamar de investimentos em anúncios no Google ou nas Redes Sociais, ótimo. Se não, tudo bem também. Basta fazer a otimização do site e dos conteúdos orgânicos, para serem detectados pelos motores de busca.
Isso é fundamental, haja vista a dificuldades de quem só focou seu marketing em vendas, sem produzir conteúdo relevante, focado em relacionamento. Se este é seu caso, comece já a fazer SEO de Conteúdo.
Existem recursos de Inteligência Artificial que aceleram o processo e criam condições para gerar resultados reais em um horizonte bem menor de tempo.
2 – Campanhas Inteligentes geram mais Resultados
Se a empresa tem fôlego para manter os investimentos, a Inteligência Artificial pode atuar para melhorar o desempenho das campanhas e aumentar o retorno.
Aqui no Blog tem um artigo sobre como o Machine Learning – aprendizado de máquina – atua para deixar a propaganda na Internet mais rentável.
Ela permite interpretar padrões de comportamento e propor combinações coerentes com o perfil de cliente que se pretende atrair. Ou seja, o que determina o tipo de abordagem são as informações oferecidas pelo comportamento de compra.
3 – Relacione-se por meio das Redes Sociais
O distanciamento social e o home office fizeram crescer exponencialmente os acesso às redes sociais.
Porém, vale o alerta: cuidado com a abordagem, respeite o momento emocional das pessoas. Se você puder ajudar, ok. Se não, melhor evitar. Não corra o risco de ser percebido como insensível, interesseiro e egoísta.
Outro ponto chave: responda prontamente às demandas do cliente. O atraso e/ou a falta de retorno podem transparecer que sua presença nas redes sociais é apenas aparente, que você verdadeiramente não dá valor a ele.
4 – Participe da Luta pela Vida e pela Saúde
Posicione sua marca ao lado dos valores que são caros neste momento. Talvez tenha algo que sua empresa possa fazer para ajudar as pessoas, acolher e também aliviar a dor.
Pense no que sua empresa faz de melhor e encontre uma maneira de retribuir, participando do esforço, junto ao cliente. Fábricas de bebidas estão doando álcool para hospitais, confecções distribuem máscaras, indústrias alimentícias oferecem cestas básicas.
Envolva as pessoas em ações afirmativas, leve uma mensagem de esperança, trilhe o caminho de superação fazendo alianças. Seja importante para as pessoas, porque elas são importantes para a sua marca.
Você deve ter visto no noticiário exemplos de empresários que se posicionaram de maneira fria ante a dor das pessoas. Eles tiveram que recuar. Saíram com a imagem arranhada, a marca ferida e o negócio com dificuldades extras, bem maiores.
Agradeço a você que chegou até aqui comigo neste artigo. Deixe sua opinião, conte sua história. Vamos juntos utilizar os melhores recursos da Inteligência Artificial no Posicionamento de Marca para atravessar a crise e sair do outro lado mais fortalecidos ainda.
E vamos em frente!