Muita gente nem faz ideia de como seria a vida se não pudesse estar conectada às pessoas por meio da Internet, principalmente em tempos de distanciamento social. Ela está cada vez mais presente na nossa rotina e, por isso, também nas estratégias de Marketing. Agora, tente imaginar como serão as campanhas com o crescente uso da Inteligência Artificial nas Redes Sociais?
Pois é, nem precisa imaginar. Basta observar o que já está acontecendo.
Curtir. Seguir. Compartilhar. Não faz muito tempo estas palavras ganharam novos significados. Em 1971 foi criado o BBS (Bulletin Board System). O primeiro sistema que permitia convidar amigos para eventos e fazer anúncios pessoais, usando linhas telefônicas e um modem.
Catorze anos depois surgiram os perfis virtuais e as comunidades para troca de informações. Em 1997, o sistema de mensagens instantâneas. Já em 2002, vieram as redes sociais, onde se podia publicar fotos, textos e sentimentos, levando para o mundo virtual as amizades do mundo real.
Quanta coisa não aconteceu em tão pouco tempo. Se esta velocidade assusta. Prepare-se para o que virá, porque as mudanças estão ocorrendo em ritmo alucinante.
Isso porque, até aqui a evolução foi fruto da engenhosidade humana e também de suas limitações. Ao passo que, atualmente, estamos surfando a onda das máquinas que aprendem e tomam decisões, com precisão e rapidez impensáveis para nós.
Sim, estamos vivenciando um ponto de inflexão, que nos levará a um processo de transformação exponencial.
E, muito do que virá, com a utilização da Inteligência Artificial nas Redes Sociais, já pode ser observado. Contudo, a maioria das pessoas não se dá conta. Uma simples busca no Google ou uma compra on-line depende de algoritmos.
Olhe à sua volta. Assistentes pessoais cuidam do seu cotidiano. Softwares analisam seu comportamento e sugerem produtos e serviços. Os sistemas aéreos e carros estão autônomos. Robôs com jeito de gente conversam com simpatia. Sistemas conseguem identificar nossas necessidades e predizer nossas preferências.
E nas Redes Sociais, nem se fala. Porque, se elas são o que são hoje é devido, em grande parte, à esta evolução que está em marcha acelerada.
Continue aqui comigo porque, a partir de agora vamos enfatizar estes recursos de alta tecnologia que já estão operacionais e cada vez mais acessíveis.
Impacto da Inteligência Artificial nas Redes Sociais
Antes do surgimento das Redes Sociais, as estratégias de comunicação eram assim:
A campanha publicitária era planejada, levada para uma agência, elaborava-se o plano de mídia, exibia-se as peças – boa parte visando prêmios pela criatividade – e esperava-se o aumento das vendas. Ou seja, a mensagem só tinha caminho de ida.
Hoje, com a interação virtual e instantânea entre as pessoas, a via é de mão dupla. Os consumidores recebem a comunicação e interagem com as marcas, de maneira intensa e com grande efetividade.
As Redes Sociais abriram um novo capítulo no relacionamento das empresas com os clientes. E, no contexto atual de distanciamento social, elas ganham ainda mais relevância.
As marcas que respondem com rapidez às demandas do consumidor entram no raio de preferências dele e passam a ser as escolhas mais certas na decisão de compra.
Por outro lado, a presença das marcas nas Redes Sociais exige um cuidado extremo. Se as marcas não dão a devida contrapartida ao consumidor, ele desenvolve objeções cada vez maiores. Em outras palavras, é um tiro no pé.
Vale ressaltar que recuperar uma imagem arranhada não é tarefa fácil, além de ser significativamente mais cara.
Surpreendentemente, não são raras as empresas que cometem este erro: investem em campanhas publicitárias nas Redes Sociais e colhem queda nas vendas.
A justificativa é que, para dar esta contrapartida, seria necessário contratar pelo menos dois colaboradores, garantindo presteza e qualidade nas respostas às demandas. O que, para muitos, inviabiliza a operação.
Não mais!
É possível solucionar este problema com a utilização da Inteligência Artificial nas Redes Sociais. Ela permite a criação de um “colaborador virtual”, que monitora cem por cento do que acontece, responde, comenta e interage com o cliente, protegendo a imagem da marca.
Machine Learning Incorpora a Alma da Sua Marca
Nós já fizemos algumas abordagens sobre estes temas aqui no Blog da Onflag Negócios Digitais. Clique nestes links para saber mais sobre Inteligência Artificial e Machine Learning. Você vai gostar.
Para que a máquina possa executar a tarefa de responder pela marca, é fundamental aprender tudo sobre ela. Incorporar o papel dela na sociedade, o modelo de negócio, os valores e os públicos-alvo. Basta treiná-la para ter as habilidades necessárias para atender bem o cliente.
Numa associação livre, é como se a máquina personificasse a alma da sua marca. Como se ela desse à luz uma entidade virtual, capaz de traduzir sua essência em cada interação nas Redes Sociais.
A partir daí, a máquina se qualifica e arquiteta novas potencialidades. Como vamos ver a seguir:
- Em primeiro lugar, otimiza as campanhas para torná-las muito mais bem direcionadas a públicos específicos.
- Em segundo lugar, potencializa lances e orçamentos em questão de minutos, aumentando o ROI, Retorno sobre o Investimento.
- Em terceiro, sugere criação de anúncios e programação de campanhas, a partir de seu aprendizado acerca do comportamento do consumidor.
- Quarto, cria algoritmos personalizados para a marca nas Redes Sociais.
- Por fim, integra recursos de medição e gerenciamento das campanhas, permitindo unicidade de estratégia.
Incrível, não é mesmo?
A Inteligência Artificial nas Redes Sociais fornece uma compreensão dinâmica do desempenho real em todas as interações dos clientes.
Com efeito, tudo isso é disponibilizado direta e automaticamente para todas as plataformas que trabalham com lances publicitários.
Com isso, é desencadeado um processo de melhoria constante, com ajustes nos orçamentos, baseados no valor real de veiculação de cada anúncio. Os modelos são personalizados e atualizados permanentemente, aprimorando a precisão e impulsionando os resultados.
Entretanto, muitas vezes a impressão que se tem é de que estamos falando de algo distante. Mas, não. Vale repetir: estes recursos já estão disponíveis e sendo oferecidos a empresas de todos os setores e portes.
Isso significa que um número cada vez maior de empresas está se beneficiando deste avanço. Rapidamente, o mercado estará dominado pelas marcas que se atualizarem tecnologicamente, tornando a concorrência ainda mais difícil e acirrada.
Não fique para trás. Se gostou do artigo, escreva para a gente. Conte suas expectativas sobre a utilização da Inteligência Artificial nas Redes Sociais.
E vamos em frente!