A tecnologia evolui tanto que fascina as pessoas em todas as áreas. No Marketing, muitos profissionais dão a ela prioridade total, como se fosse a estrela do processo de Comunicação, o que não é verdade. Este alerta é do publicitário Sílvio Marçal, CEO da Onflag Negócios Digitais, única agência a trabalhar com Inteligência Artificial no Interior Paulista.
Para Sílvio, o que sempre deve estar no centro de qualquer Estratégia de Comunicação, dentro ou fora da Internet, são os objetivos empresariais dos clientes: “a melhor ferramenta de Marketing Digital é aquela que entrega o que o cliente precisa, para atender bem às necessidades de seus consumidores.” E Sílvio prossegue:
- Antes de tudo, é importante entender que, por melhor que seja, nenhuma ferramenta de alta tecnologia dá resultado quando a Estratégia não está correta.
Por isso, quando foi buscar no mercado as melhores plataformas de Inteligência Artificial aplicadas ao Marketing Digital, Sílvio fez testes e simulações para avaliar a capacidade delas se adaptarem às diferentes realidades do mercado de São Paulo.
Além disso, Sílvio trabalha não com uma, mas com um conjunto de ferramentas que, combinadas, permitem maior flexibilidade de aplicação, cada uma com suas características:
- As ferramentas têm pontos fracos e pontos fortes. A gente é que precisa saber escolher. Algumas vão muito bem otimizando as ações em Redes Sociais. Outras são ótimas para ranquear sites no Google. Tem também as que oferecem um desempenho fantástico no Geomarketing. Assim, uma ação potencializa a outra, gerando resultados incríveis para os clientes.
A Força da Inteligência Artificial no Interior Paulista
Outra vantagem importante é que todos estes recursos de alta tecnologia estão ao alcance das empresas de todo o Interior Paulista.
Não raro, encontramos empresários dizendo que este tipo de coisa só funciona para grandes corporações mundiais. Sílvio está provando que não é bem assim:
- É verdade que, pela capacidade de processar rapidamente uma quantidade incalculável de dados, elas estão impactando fortemente a presença das maiores empresas no mundo. Entretanto, a estas máquinas já evoluíram o suficiente para atuar também em mercados regionais.
É exatamente neste ponto que entra o importante papel da Onflag Negócios Digitais.
Pelo pioneirismo nesta área tecnológica, a Agência foi convidada a participar do Projeto de Regionalização de uma das mais fortes empresas de Inteligência Artificial aplicada ao Marketing Digital no mundo. Convite que Sílvio aceitou de pronto.
- Nós sabemos que o Interior de São Paulo é uma das maiores forças econômicas do país e não poderia ficar sem ter acesso a estas tecnologias. Por isso, entramos de cabeça nesse desafio e agora estamos prontos para avançar em direção a um novo futuro para as regiões de Ribeirão Preto e Rio Preto, assim como os Vales do Ribeira e do Paraíba, Litoral e Oeste Paulista.
O que a Inteligência Artificial é capaz de fazer pelas empresas do Interior Paulista?
Só para exemplificar, Sílvio Marçal separou algumas das principais façanhas destas ferramentas aplicadas ao Marketing Digital.
Mas, antes, vale lembrar dos cuidados que se deve ter com as informações referentes aos consumidores. Hoje temos em vigor no Brasil a Lei Geral de Proteção de Dados, que norteia este trabalho.
Sem dúvida, utilizar as técnicas do Marketing Digital, dentro dos parâmetros das boas práticas do mercado, torna-se cada vez mais importante. Elas estão muito bem definidas nas Políticas de Privacidade das empresas e também nos Códigos de Ética das entidades representativas.
Palavra-chave
Todos nós sabemos da dificuldade que é encontrar a palavra-chave para o nossa empresa. Pois bem, Sílvio conta que a I.A. resolve este problema:
- “O sistema vasculha o mercado, identifica e faz sugestões das palavras-chave mais buscadas no momento. Faz isso automaticamente e em tempo real. Se o mercado muda, ela faz novas sugestões. Você pode autorizar a ferramenta a fazer as alterações sozinha ou escolher você mesmo se atualiza a campanha ou não. Isso aumenta as chances das empresas serem localizadas, quando alguém faz uma busca na Internet”, explica ele.
Já imaginou a quantidade de novas oportunidades de negócios que este diferencial competitivo pode gerar para sua empresa?
Isso, sem contar que ela ajuda você a economizar. Quer saber como? Sílvio conta que a máquina gerencia uma espécie de leilão de palavras-chave. De tal forma que ela monitora o comportamento do mercado. Desta maneira, a máquina descobre o momento certo para entregar o anúncio, pelo menor preço.
Segmentação
Igualmente incrível é o que a I.A. pode fazer na Segmentação de Mercado. É nosso dever de casa fazer esta segmentação para que a empresa possa atingir os alvos certos. Mas, o mercado é dinâmico e as coisas mudam. A Inteligência Artificial nos ajuda a acompanhar estas mudanças.
- “Seguindo os objetivos empresariais do cliente, implementamos a Segmentação e a ferramenta analisa o comportamento do mercado. Na sequência, ela aponta qual segmento está tendo melhor resultado. Assim, ela pode ampliar para mais mulheres que homens, ou adequar a renda, ou ainda redirecionar a faixa etária, por exemplo.”
Ou seja, sua mira vai sendo refinada constantemente, evitando que você atraia públicos inadequados. Sílvio também explica que ela avisa quando o anúncio está saturado e sugere desviar o investimento para as campanhas que apresentam melhor resultado. Isto é, aumento do retorno.
Geomarketing
Com as ferramentas de Geolocalização associadas à Inteligência Artificial, as ações de Marketing Digital ganham uma dimensão cirúrgica: “Isso tem impulsionado incrivelmente o Marketing Local e o Geomarketing”, relata Sílvio.
Com este arsenal, é possível fazer segmentação a partir da localização do consumidor, oferecendo o anúncio quando ele está perto, por exemplo. Dá para fazer o Check-in, quando o ele vai a um lugar, faz uma foto e publica nas redes sociais.
Pode também acrescentar coordenadas nas fotos postadas. Além disso, é possível aplicar Geofiltros, em que o usuário recebe anúncios adequados para o local em que ele se encontra.
- “Outra aplicação é com relação ao clima. Só para ilustrar, a ferramenta identifica onde faz calor e oferece ar condicionado. Onde está frio, anuncia aquecedores. Se o ar está seco, umidificadores. Assim por diante”, completa Sílvio.
Tudo isso utilizado de maneira coordenada e dentro de uma Estratégia de Comunicação Digital correta faz toda a diferença.
Aí você poderia argumentar: ok, mas, isso já foi testado? Os resultados foram comprovados?
A resposta é SIM.
Na terceira e última entrevista com o publicitário Sílvio Marçal vamos abordar três casos de sucesso que resultaram, por exemplo, em aumento de 100% nas conversões e redução de 50% nos custos.
Você quer este nível de performance para a sua empresa? Fale com a gente, mande sua mensagem, vamos conversar sobre estes novos desafios que chegam com o Marketing Digital associado à Inteligência Artificial no Interior Paulista.