Quem já tem um empreendimento sabe como, apesar dos percalços, é libertador ser dono do próprio negócio. Mas com o crescimento constante dos e-commerces, ficar apenas na loja física não é, necessariamente, a opção mais lucrativa. O empreendedorismo digital não é uma tendência do futuro, e sim do presente — e seu concorrente sabe disso.
Se você deseja começar um negócio on-line, sabe que precisa se preparar. Mas sabendo onde e como investir, o retorno virá com o tempo. Então, veja o que é e como investir no empreendedorismo digital!
O que é empreendedorismo digital?
É uma modalidade de negócio parcial ou 100% digital, ou seja, sem uma sede física. Nessa modalidade, o empreendedor pode ter uma loja física, mas também investe em um ambiente digital exclusivo.
O empreendedorismo digital pode ser exercido em um site próprio, e-commerce, marketplace, redes sociais e até no WhatsApp. Contudo, quanto mais investimento se faz nesse tipo de negócio, mais profissional ele se torna aos olhos do cliente.
Outros exemplos de negócio digital são cursos on-line, blogs especializados e canais no YouTube. Tudo o que rende financeiramente no meio virtual e que há um trabalho envolvido pode ser considerado empreendedorismo digital.
Como começar um negócio digital?
Veja o que é necessário para investir em empreendedorismo digital:
Planeje-se financeiramente
Apesar de ser bem mais em conta que um estabelecimento em ambiente físico, o empreendimento digital também precisa de investimento. Dependendo do negócio, é preciso adquirir mercadorias, investir em logística, pagar uma plataforma de e-commerce e trabalhar com contadores. Tudo isso requer investimento.
Outro detalhe importante é que nos negócios on-line também é preciso esperar algum tempo para obter lucro. Quem vai deixar o trabalho celetista para investir no empreendedorismo digital precisa se preparar financeiramente antes dessa troca.
A grande vantagem, no entanto, é poder contar com diversas ferramentas — até gratuitas — para divulgar seu negócio a um público que precisa de seu produto ou serviço.
Estude o seu nicho
Para quem já tem um negócio, esta fase é mais tranquila, pois esse empreendedor já tem um nicho. Mas quem quer começar do zero deve investir seus esforços em um nicho sólido, que realmente esteja interessado em seu produto ou serviço.
A internet oferece uma infinidade de nichos de atuação. Mas para escolher o ideal para um novo empreendedorismo digital, prefira aquele do que você já tem um conhecimento prévio, goste de estudar sobre e já tenha algum contato, principalmente profissional. Assim, seu trabalho será muito mais prazeroso.
Conheça seu público
Como dito, um grande benefício do empreendedorismo digital é divulgar seu negócio para pessoas que realmente estejam precisando dele. Isso se diferencia, por exemplo, de métodos mais abrangentes — distribuição de panfletos e outdoors, por exemplo — que apresentam sua loja para muitas pessoas, mas não necessariamente para quem precisa de seu produto ou serviço.
Então, como saber qual o público ideal para seu empreendimento? O ideal é investindo na criação de uma persona, ou seja, do arquétipo do seu cliente. Além de ser muito mais específico que o conceito de público-alvo, a persona ajuda a criar campanhas, escolher produtos e criar um tom de voz muito mais adequado a quem você pretende atingir.
Tire o CNPJ
O Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) é o primeiro passo para regularizar seu empreendimento digital. É simples, gratuito e feito totalmente pela internet, no Portal do Empreendedor.
O tipo de CNPJ depende do tamanho do seu empreendimento. Quem trabalha sozinho, por exemplo, pode se cadastrar como microempreendedor individual (MEI), que permite a contratação de um funcionário com todos os direitos trabalhistas envolvidos, mas o pagamento deve ser de um salário mínimo ou de um valor dentro do piso salarial da classe. Já quem deseja um negócio escalável pode optar por outros tipos de cadastro.
Escolha uma plataforma de e-commerce
Por mais que o empreendedorismo digital possa ser feito via WhatsApp, por exemplo, nada vai passar tanta confiança ao cliente quanto um e-commerce próprio. Por meio dele, o usuário pode conferir:
- todos os seus produtos e serviços com preço, tamanho e especificações;
- selos de segurança para transações bancárias;
- formas seguras de fazer o pagamento;
Além disso, sua loja terá um local fixo para fazer negociações. Uma rede social, por exemplo, pode sofrer com a queda de usuários e ser finalizada — com isso, seu perfil de vendas também será. Isso não significa que, no entanto, o empreendedor não deva investir em redes sociais e até em marketplace. Eles só não devem ser suas principais plataformas de venda.
Atenção à experiência do usuário
No empreendedorismo digital, umas das principais preocupações é com a experiência do usuário — um conjunto de fatores que indicam o quão satisfatória é, para o visitante, a navegação no seu site.
Marcas que não investem nesses fatores acabam perdendo clientes. Afinal, ninguém gosta de demorar um tempo considerável apenas fazendo uma compra em um site. E quanto mais tempo demora o seu checkout, mais chances o cliente tem de desistir no meio da compra.
Para oferecer uma excelente experiência do usuário, siga as dicas:
- pense na sua experiência: quem investe em empreendedorismo digital costuma ser alguém que já compra há bastante tempo pela internet. Então, analise aquilo que faz com que você desista de comprar em um site e invista em outro;
- crie um e-commerce atraente: a primeira impressão é a que fica. Um site visualmente atraente vai deixar seu potencial cliente com muito mais vontade de aproveitar uma oferta imperdível;
- facilidade de navegação: um site deve ser de navegação intuitiva, com um campo de busca fácil de achar e que saiba reconhecer palavras-chave;
- responsividade: seu e-commerce deve ser fácil de navegar tanto em computadores quanto em celulares. Lembre-se de que o celular é a principal forma de acesso à internet no Brasil — 98,6% dos internautas brasileiros utilizam o aparelho;
- credibilidade: em um site ou e-commerce iniciante, é normal encontrar uma aba ou outra sem função, apenas com “loren ipsum” escrito. Isso acaba com a credibilidade do empreendimento. Certifique-se de que tudo no seu site esteja funcionando antes de divulgá-lo.
Divulgue seu negócio
A internet também tem diversas ferramentas de divulgação de um negócio. O marketing digital trouxe novas possibilidades ao pequeno empreendedor, incluindo formas democráticas de apresentar seu negócio a um novo público.
Algumas delas são:
- redes sociais: atualmente, a rede favorita do empreendedorismo digital é o Instagram. Mas Facebook, Tik Tok, Twitter, YouTube, WhatsApp e até Pinterest podem ser excelentes plataformas de divulgação;
- Google: o principal buscador da internet oferece uma série de recursos (gratuitos e pagos) para divulgar seu negócio. Google Ads e Google Shopping são algumas das ferramentas mais conhecidas;
- blog: um blog pode transformar seu empreendimento digital em autoridade no segmento. Para isso, invista em conteúdo relevante e que realmente tire as dúvidas do seu leitor.
Pronto para iniciar no empreendedorismo digital? Já começou a colocar em prática algumas estratégias on-line? Deixe seu comentário no post!