O ano de 2020 foi de reinvenção para as empresas. Quem ainda não estava online viu na transformação digital um meio para sobreviver durante a crise. No entanto, mais do que um meio temporário de subsistência, o mercado digital é o local em que muitos negócios começaram verdadeiramente a lucrar.
Segundo pesquisa do Sebrae, as vendas online foram o meio encontrado por pequenos e médios negócios para superar a crise causada pela Covid-19. Atualmente, 70% das empresas atuam com redes sociais, aplicativos ou internet para fazer negócios. Em maio de 2020, o percentual era de 59%. A transformação digital não é uma opção, e sim uma necessidade para pequenas e médias empresas.
Outro fator importante foi apontado pela Forbes: 87% das empresas acreditam que o digital vai revolucionar suas indústrias, por isso 70% delas têm uma estratégia de transformação digital ou estão trabalhando para isso. O problema é que 44% delas estão preparadas para essa mudança.
A sua empresa, claro, não pode ficar de fora. Veja 5 passos para fazer a sua transformação digital:
Transformação digital: 5 passos para começar
O mercado digital está mais perto da sua empresa do que você pensa. Veja como fazer essa mudança para o online:
1. Pessoas
Os clientes são a motivação principal de qualquer negócio. Afinal, uma empresa vive para suprir as necessidades de um determinado grupo, oferecer desejos de consumo e até mesmo realizar sonhos — de uma viagem de férias ou uma festa de casamento, por exemplo. Com a transformação digital, isso não seria diferente. Mas, aqui, seu público interno e os stakeholders serão pilares fundamentais nessa mudança.
Independentemente da ocupação com relação à empresa, as pessoas estão no centro da transformação digital. Serão elas que tornarão essa mudança possível e que, claro, vão consumir seu produto ou serviço pelo meio online. Por isso, são o fator mais importante nesse momento.
Um dos grandes passos na transformação digital é a experiência do usuário e a humanização da tecnologia. Seja com chatbots, seja com a compra no seu e-commerce, é importante que todo o processo seja feito de maneira fluida, fácil, rápida e, claro, humana. Portanto, nada como as pessoas da empresa para apontar o que está funcionando ou não no seu processo de vendas online.
2. Processos operacionais
Observe o processo quando faz uma compra online. Como dito, tudo precisa fluir com rapidez e facilidade, senão é bem provável que o cliente desista da transação. Durante sua transformação digital, toda a cadeia que vai da pesquisa do produto até o checkout deve funcionar com perfeição.
Outro aspecto importante é investir em ferramentas tecnológicas para otimizar funções até então manuais, como finalização de compras, emissão de notas fiscais e até atendimento ao cliente, que pode ser feito primeiramente por um chatbot. Além da rapidez, essa digitalização deixa o trabalho muito mais dinâmico.
A transformação digital implica analisar os impactos da nova tecnologia antes de colocá-la em prática. Isso ajuda a mitigar efeitos colaterais indesejados, a acelerar essa adaptação da empresa ao mercado online e a levá-la a inovar com mais facilidade.
3. Dados
Todas as informações digitais são dados: os cadastros dos seus clientes, o estoque dos seus produtos e as interações online são cruciais para essa transformação digital. Portanto, um fator fundamental nesse aspecto é oferecer segurança para seu cliente.
Para quem trabalha com comércio, uma plataforma de e-commerce é fundamental para a transformação digital. Ela não só oferece a oportunidade de visualizar todo o seu negócio com mais facilidade, mas também formas de pagamento muito mais seguras ao cliente. Por fim, ainda deixa seu negócio muito mais profissional. Afinal, por mais que ele já exista há muito tempo como uma loja física, terá uma impressão amadora, na visão do cliente, se suas vendas forem feitas apenas por WhatsApp ou Instagram.
Os dados gerados pelos seus atuais e potenciais clientes serão muito úteis na sua transformação digital. Por meio do remarketing e do retargeting, o produto que o seu visitante visualizou poderá aparecer em e-mails ou anúncios de sites parceiros do Google. Além disso, seu site será capaz de oferecer produtos de estilo semelhante para ele, o que pode gerar uma venda maior. Por fim, dados também apontam comportamentos. Você descobre como se relacionar e o que oferecer para cada potencial cliente.
4. Inovação
A inovação é a capacidade de responder com rapidez às novas demandas do mercado. A transformação digital, por exemplo, é um tipo de inovação, mas sua empresa não pode parar por aí. Usar novas ferramentas e tecnologias é fundamental para facilitar o processo de negócio. Isso passa pelas estratégias de marketing digital, uso de inteligência artificial, machine learning, coleta de dados e até open banking, dependendo do tipo de empresa. O importante é que sua empresa nunca fique ultrapassada.
Tentativa e erro
Algumas empresas têm certo receio em errar. Afinal, dependendo da gravidade, pode ser fatal para o negócio. Mas a inovação é também reinvenção — a capacidade de não apenas trazer, mas ser algo novo. O meio digital traz muito mais potencial para esse tipo de reinvenção, pois permite que a empresa erre e se recupere.
Planos de marketing digital são estruturados já sabendo que erros estão por vir. Calma: isso não significa que as estratégias não sejam bem pensadas, e sim que os dados coletados servirão como base para eventuais mudanças e, claro, acertos. As ferramentas digitais permitem explorar novos públicos, abordagens e técnicas para entregar seu produto ao usuário que realmente precisa dele.
5. Valor
Algo muito importante na transformação digital é a oportunidade que uma empresa tem de entregar valor da mesma forma que uma gigante internacional. Mesmo com um investimento consideravelmente menor (uma multinacional tem um orçamento maior para estratégias de marketing), uma pequena empresa pode divulgar seu produto, mostrar autoridade e se firmar como referência em determinado segmento.
Transformação digital é também relacionamento. Aproveite e mostre para o potencial cliente como o seu negócio pode resolver o problema dele — até mesmo um problema que ele nem sabia que existia.
Por exemplo: veja como empresas de arquitetura, decoração ou até mesmo construtoras se relacionam com seu potencial público. Enquanto antes o minimalismo imperava, o momento pós-pandemia trouxe um cliente mais interessado em conforto, beleza e funcionalidade para o home office. Valor é transformação constante — e sua empresa deve se preparar.
Pronto para fazer a transformação digital na sua empresa? Então, entre em contato com a Onflag e fale com um especialista!