O e-mail marketing é uma excelente ferramenta do empreendedorismo digital para cativar visitantes e convertê-los em vendas. Por meio dele, o lojista envia promoções e novidades, dá dicas sobre uso de produtos, ensina sobre o setor e muito mais. Por isso, muitos negociantes enxergam na lista de leads uma oportunidade de tornar seu negócio mais conhecido e conversar com mais pessoas.
Mas o resultado pode não ser tão bom quanto o esperado.
Será que vale a pena investir em uma lista de leads? Senão, quais as alternativas? Entenda tudo neste post:
Afinal, o que é lead?
Lead é um termo essencial no marketing digital. Basicamente, é o nome que o visitante do seu site recebe depois que deixa alguma informação de contato. Quando você coloca uma caixa para que o usuário deixe o e-mail e receba sua newsletter, por exemplo, ele deixa de ser um simples visitante e se transforma em lead.
Outra maneira comum de conseguir um lead é oferecendo um material rico. Por exemplo: sua empresa criou um e-book muito interessante sobre seu segmento, mas para que o usuário tenha acesso, ele precisa deixar algumas informações de contato, como o primeiro nome, profissão e e-mail.
Leads são fundamentais para uma estratégia de marketing. Por meio deles, a empresa consegue enviar conteúdos interessantes relacionados ao seu segmento, educar seu público, alinhar seu tom de voz, fazer testes A/B e, claro, converter visitantes em vendas.
A geração desses e-mails é um processo que costuma ser feito por agências especializadas ou pela própria empresa, com uma equipe própria voltada apenas para o marketing. Mas é um processo de médio a longo prazos e orgânico, ou seja, não costuma envolver um pagamento direto.
Por isso, a compra de uma lista de leads é tentadora e parece muito vantajosa, pois em segundos você consegue obter aquilo que demoraria meses para conquistar organicamente.
O que é uma lista de leads?
Também chamada de lista de e-mails, a lista de leads é uma planilha com milhares de contatos de usuários reais que foram captados por empresas especializadas. Ela não é feita de maneira aleatória: na hora da compra, o cliente pode se utilizar de diferentes filtros, como região geográfica, porte da empresa e ramo de interesse para conseguir usuários mais alinhados ao negócio dele.
Vale a pena investir em lista de leads?
Não. Por mais que ter uma lista de contatos pareça algo irresistível, ela não é espontânea, ou seja, não é formada por pessoas que entraram no seu site e gostaram do conteúdo ou dos produtos e serviços.
Não são leads qualificados
Os leads de uma lista comprada podem nunca ter tido alguma interação com sua loja — aliás, eles sequer imaginam que fazem parte de uma lista de leads. Com isso, não sabem qual o produto ou serviço que seu negócio oferece, além de não terem recebido e-mails de fluxo de nutrição, ou seja, com conteúdos que explicam sobre seu segmento e que criam uma relação entre empresa e potencial cliente.
Seu e-mail vira spam
Já pensou em quão prejudicial à imagem do seu negócio é virar sinônimo de spam? Pois é isso que um e-mail marketing enviado sem permissão se chama. Nenhuma empresa deseja ficar com essa imagem negativa, mas se sua empresa comprar uma lista de leads e começar a disparar mensagens, provavelmente todos os usuários ativos vão enxergá-la dessa forma.
Muitos e-mails sequer existem
Outro problema é que a empresa não tem a garantia de que aqueles e-mails ainda estão ativos. Ela pode comprar uma lista com centenas (ou até milhares) de leads e, mesmo assim, com poucos usuários que realmente vão receber a mensagem.
Empresas especializadas não trabalham com isso
Uma agência de marketing especializada e confiável não trabalha com lista de leads. Primeiramente, ela sabe que o retorno é baixíssimo. Em segundo lugar, entende como é importante “conquistar” o usuário para que ele deixe seu contato.
Na hora de investir em estratégias de marketing, portanto, é essencial contar com empresas que não enxerguem na lista comprada uma solução para a geração de leads.
Processo de vendas mal estruturado
Equipes de marketing e vendas trabalham juntos. Durante o processo de funil de vendas, o marketing envia para o setor de vendas os leads considerados “oportunidades”, ou seja, aqueles que estão prontos para se tornar clientes reais. Com isso, a equipe consegue ter uma abordagem comercial mais adequada.
Com a lista de leads, no entanto, isso não acontece. Por mais segmentada que ela seja, não é possível para o time de vendas saber quais deles estão prontos para comprar seu produto ou serviço. Aliás, nem o time de marketing sabe em quais fases cada um daqueles contatos está, já que não houve uma abordagem prévia para a captação dos contatos.
Qual a melhor forma de ter uma lista de leads?
Sua empresa pode ter uma lista de leads, claro, mas formada de maneira orgânica. Isso porque seu público vai entrar em contato com a empresa de diversas maneiras:
- visitando o e-commerce e esperando um produto entrar em promoção;
- encontrando uma informação interessante no seu blog;
- buscando por um produto ou serviço no Google;
- visitando perfis da empresa nas redes sociais;
- fazendo uma compra.
Essas são apenas algumas maneiras. Mas, como visto, elas são bem distintas. Portanto, a abordagem do negócio também precisa ser diferente. Um cliente que encontrou seu anúncio no Google e já fez uma compra vai receber um conteúdo diferente daquele que assinou sua newsletter para receber novidades do blog. Tudo é uma questão de abordagem para a criação de um relacionamento duradouro.
Existe uma série de maneiras de atrair o contato dos leads de maneira orgânica:
- cadastro no e-commerce para receber promoções;
- landing page para download de material rico;
- link de acesso ao WhatsApp no Instagram;
- assinatura de newsletter no blog;
- chatbot para tirar dúvidas.
Tudo isso pode ser feito por estratégias de marketing. Com uma agência especializada, sua empresa não só consegue formar uma lista de leads, mas também as estratégias essenciais para converter esses contatos em clientes fiéis.
Convencido da importância de ter uma lista de leads orgânica? Então, entre em contato com a Onflag e descubra como criar a sua!