Aproveitar datas comemorativas para dar aquela alavancada nas vendas é uma prática mais que conhecida no comércio varejista. Motivos não faltam para estimular um novo desejo de compra ao público: dia das mães, dos pais, das crianças, dos namorados, sexta-feira negra…
Sexta-feira negra? Pois é! E nem é para ser tão novidade. Desde 2010, os brasileiros estão acostumados a receber um turbilhão de informações, principalmente durante o mês de novembro sobre a tão badalada Black Friday.
A última sexta-feira do mês 11 ficou consolidada no calendário varejista como uma das grandes oportunidades de bombar as vendas antes do fim do ano. Criada nos EUA, a Black Friday acontece há décadas um dia após o Dia de Ações de Graças do país.
O comércio brasileiro adotou essa prática e já colhe excelentes frutos. De acordo com a ClearSales e a BlackFriday.com, em 2014 a data movimentou R$871,9 milhões, com o total de vendas 48% maior em relação a 2013.
Foram contabilizados mais de 80 milhões de acessos simultâneos no dia da promoção. O número de empresas aderindo ao evento e fazendo ações com descontos agressivos só aumenta a cada ano.
Porém, uma data com essa importância merece mais do que descontos ao acaso. Sua empresa deve se preparar durante o período e principalmente extrair muitos benefícios além da “queima” de estoque.
Confira uma breve lista de recomendações para sua empresa aproveitar ainda mais a Black Friday.
Capture o e-mail dos visitantes
A Black Friday é uma boa oportunidade para transformar seus visitantes em Leads.
Utilizando a estratégia das páginas de captura, sua empresa pode ofertar algum cupom de desconto, oferta por tempo limitado ou vale-compra em uma Landing Page e receber em troca o e-mail deste visitante interessado, transformando-o em lead.
Ao capturar os leads interessados em seu produto ou serviço, sua empresa pode aproveitar a Black Friday a longo prazo, e não apenas empurrando ofertas para visitantes que estão apenas de passagem.
Deixar de captar leads durante esta data limita a ação da sua empresa em aproveitar apenas aquelas 24 horas, e nada mais.
Utilize os dados do passado
É importante que sua empresa considere o retrospecto das últimas Black Fridays realizadas. Analisando os dados dos últimos anos, você terá melhores parâmetros para traçar boas metas para esse novembro.
A intenção sempre é otimizar os resultados visando o ano atual. Estatísticas como o número de acessos simultâneos no website da sua empresa e o nível de interação e engajamento da sua audiência nas redes sociais são fundamentais para atingir esta intenção. Estude o comportamento do consumidor no ano anterior para atingir com mais precisão seu público-alvo.
Garanta que seu site não irá sair do ar durante o evento verificando em seu servidor de hospedagem a capacidade de usuários simultâneos.
Cuidado ao disparar e-mail marketing com descontos
Nem todo mundo da lista de e-mails da sua empresa gostam de receber descontos da Black Friday. Como essa prática se tornou muito batida, parte dos leads pode bater o olho e considerar sua oferta apenas mais um spam.
O indicado é segmentar os leads que receberão tal e-mail para evitar queimação de filme com a sua base de leads. Os leads que estão mais no fundo do funil ou que estão em uma lista de interesses mais genérica podem até receber e-mails com ofertas, enquanto que leads que estão tendo um primeiro contato com a sua empresa ou em fase de conhecimento do seu produto ou serviço, estes podem ser poupados de receber e-mails marketing sobre Black Friday.
Investir em Links Patrocinados
Fazer campanhas em mídias pagas é uma prática comum e que geralmente apresenta bons resultados para empresas.
Promover uma página de captura em redes sociais via Facebook Ads, Instagram Ads e Twitter Ads, ou em mecanismo de busca como Google Adwords e Bing Ads podem fazer sua empresa atingir uma audiência bem específica.
Ao promover a landing page, você poderá captar um grande número de leads interessados pelas suas ofertas da Black Friday, criando um interesse e aumentando a expectativa pela oferta que será anunciada neste dia tão esperado.
Garanta um suporte excelente e em tempo real
Sua empresa deve se preparar para receber um movimento maior do que o normal durante a campanha da Black Friday.
Para aproveitar as vantagens, disponibilize um canal direto de relacionamento com os visitantes. O número de pessoas com dúvidas sobre seus produtos os serviços será maior.
Opções interessantes são os chats online que podem ser instalados em seu site. O visitante encontrará a janela do chat disponível no canto inferior da tela e terá mais facilidade em entrar em contato com sua equipe de vendas.
Deixe sua equipe preparada para responder às dúvidas do chat e também às interações nas Redes Sociais. Monitores essas redes para garantir que não haja clientes insatisfeitos publicando algo sobre seu atendimento ou querendo esclarecer dúvidas sobre seu serviço ou produto.
Essas são algumas recomendações que apresentaram resultados em empresas de diversos setores. Ao adotar o Black Friday no seu negócio pode ser uma boa iniciativa, desde que se siga a mais importante das recomendações: ser honesto.
Termos como “Black Fraude” ou “Tudo pela metade do dobro” estão cada vez mais disseminados. Sua empresa não quer ser associada a essas paródias, não é mesmo?
Deixe um comentário com suas experiências com a Black Friday! Queremos saber a sua opinião e contribuir para o crescimento do seu negócio!