Empresas de diferentes tamanhos, atuando nos mais diversos segmentos, têm reconhecido cada vez mais a importância de marcar presença na internet.
Traçar estratégias de marketing digital é uma excelente escolha para empresas que precisam atingir um público-alvo definido e não conseguem mensurar precisamente se suas campanhas na mídia tradicional estão lhe trazendo o perfil de cliente desejado.
Intuitivamente, criar um site é a primeira opção que vem à cabeça dos empreendedores. De fato trata-se de uma parte fundamental de um bom plano de marketing digital, porém, algumas empresas ainda não possuem recursos financeiros para desenvolver um site ou conhecimentos necessários para administrá-lo.
Neste artigo iremos apresentar algumas ações que sua empresa pode fazer enquanto seu site ainda está no forno. São 3 orientações para mostrar aos nossos leitores como atingir resultados ao começar a investir em marketing digital. Confira!
Criar um Blog corporativo
Um blog corporativo pode até ser parecido com um site corporativo mas carrega benefícios muito interessantes. O blog é mais simples de ser desenvolvido, mais barato, e mais fácil de inserir conteúdos.
Enquanto o site geralmente expõe suas soluções, sejam produtos ou serviços, o blog tem o objetivo de atrair clientes através de conteúdos de interesse do seu público-alvo. Isso quer dizer que sua empresa não deve utilizar o blog como uma vitrine e sim como fonte de informação altamente relevante ao seu público.
Por isso, a nossa recomendação é publicar conteúdos que são de interesse para os seus visitantes de acordo com o nível de conhecimento que estes potenciais clientes têm sobre a sua área de atuação. Isso quer dizer que os blog posts devem seguir o raciocínio do Funil de Vendas, oferecendo desde conteúdos para aprendizado e reconhecimento do problema até a decisão de compra. Alguns leitores estão aprendendo sobre o assunto enquanto outros já estão decididos a comprar, pesquisando as opções no mercado.
Uma grande vantagem do blog em relação às outras mídias está na capacidade de sua empresa conversar com as pessoas em todos os estágios do processo de compra.
O material publicado fica a disposição de forma permanente e atinge diferentes públicos-alvo em diferentes estágios de compra, conquistando novos leitores por tempo indeterminado. Seu conteúdo pode gerar negócios durante muito tempo e a sua marca se alastrar pela web transformando sua empresa em autoridade no assunto.
Utilizar as Mídias Sociais corretamente
As redes sociais são muito utilizadas em nosso país e nelas existem públicos para todo tipo de mercado. Marcar presença nessas redes pode trazer ótimos resultados para sua empresa.
Os usuários das mídias sociais tem total liberdade para expressar suas opiniões sobre produtos e serviços. Sua empresa deve aproveitar este “boca-a-boca” para trabalhar a visão que essas pessoas tem sobre a sua marca.
É fundamental monitorar essas interações para você perceber as reais opiniões dos clientes e obter ideias para melhorar seus serviços/produtos, além de enviar respostas rápidas a essas pessoas que interagem com sua empresa, demonstrando credibilidade e cuidado com os clientes.
Ter páginas nas principais redes sociais é uma forma de manter sua marca viva enquanto não tem um site. Os conteúdos publicados nas redes devem ter maior apelo chamativo pois as pessoas navegam de forma mais ágil nessas mídias. O ideal é redirecionar esse público ao seu blog que será o local onde você terá mais tempo para reter a atenção dele. As melhores práticas nas redes é oferecer materiais como eBooks e Guias ou compartilhar um link com uma chamada atraente para um artigo em seu blog corporativo.
Manter a frequência de postagem em sua rede também é uma orientação comum aos nossos clientes. Perfis abandonados que só ganham vida no momento de anunciar ofertas apresentam um alto grau de rejeição do público.
Fazer Landing Pages para captação de Leads
Uma landing page (também chamada de página de captura) apresenta uma estrutura otimizada para conversão de visitantes em Leads.
Nesta página, sua empresa conseguirá capturar o e-mail desse visitante através da oferta de algum cupom de desconto ou material educativo, como eBook, Guia, Infográfico. A página tem uma estrutura muito simples, destacando apenas uma imagem e um formulário seguido de uma call-to-action.
Ao ver seu material disponível gratuitamente, este visitante irá oferecer informações úteis para sua empresa de acordo com os campos definidos no formulário. Você poderá receber, além do e-mail deste visitante, informações relevantes sobre o perfil profissional, orçamento disponível, enfim, tudo o que sua empresa achar relevante levantar sobre este lead.
Anunciar as páginas de captura no Google Adwords e Redes Sociais é uma ótima estratégia para a empresa que ainda não possui um site. O público interessado encontrará um material relevante em sua página de captura, o que poderá aumentar o número de conversões na página.
Depois de capturar os e-mails, sua empresa poderá estabelecer um canal direto de relacionamento através de fluxo de e-mails que apresentem conteúdos relevantes para estes leads. A prática mais explorada e que apresenta melhores resultados, por exemplo, é oferecer conteúdos do blog de acordo com o perfil e o nível de maturidade de seus leads.
Ao oferecer seus conteúdos, sua empresa estará educando o lead durante sua jornada de compra até o momento da venda, que pode variar de acordo com o interesse demonstrado em suas interações.
Basicamente, essas 3 estratégias resumem uma forma de iniciar um plano de Inbound Marketing para sua empresa enquanto ela não possui um site.
Criar um Blog e colocar em prática essas 3 dicas será o início para sua empresa ter presença online e, mais importante, criar uma base de leads consistente e em constante expansão para que sua empresa consiga ampliar o mercado e alcançar novos públicos.
Você já tinha pensado em criar um Blog para o seu negócio? Sua empresa já possui perfis nas redes sociais? Compartilhe com a gente suas experiências com marketing digital! Deixe seu comentário logo abaixo para que outros leitores também conheçam outras experiências vividas pelos empreendedores atuais.