Com os tempos modernos, profissões antigas, como o datilógrafo, deixam de existir e surgem novas profissões. Dentro dessas novas áreas e funções profissionais que surgiram no mundo moderno, uma delas é o Social Media. Social Media nada mais é do que o profissional responsável por cuidar de toda a comunicação corporativa que se dá por meio das redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin e outras.
Esse profissional tem como principal papel aproximar a marca do seu público-alvo, através de diversas formas de interação, que vão desde postagens criativas e informativas a mensagens inbox. Mas a verdade é que, embora seja uma profissão nova e, potencialmente, em constante mudança, muitas vezes vemos muitos Social Medias fazendo mais do mesmo na gestão das mídias sociais.
O Social Media tem que competir pela atenção do público não apenas com as demais empresas, mas com o restante de todo o conteúdo divulgado na web diariamente. Em meio a essa gigantesca avalanche de conteúdos e novidades, como conseguir atrair o olhar do cliente em potencial e fazê-lo interagir?
Uma empresa só verá vantagem em contratar um Social Media se sua função agregar valor à comunicação da empresa, o que nem sempre acontece na intensidade que a empresa espera. Então, como o profissional se Social Media pode sobreviver nesse mercado extremamente competitivo? Como ele poderá se destacar, trazendo conteúdo de qualidade para o público alvo e gerando engajamento nas mídias sociais? Além disso, o que o Social Media pode fazer para destacar sua empresa nas mídias sociais e prestar um serviço diferenciado dos demais profissionais? Se você quer descobrir algumas dicas sobre o assunto, confira nosso post!
1. Crie conteúdo com objetivos claros
O Social Media não pode compartilhar conteúdo simplesmente por compartilhar. Antes de criar um determinado conteúdo, seja texto, vídeo, imagem ou o que for, pense bem: qual é o meu objetivo com esse conteúdo? Que público eu quero atingir? Esse conteúdo está alinhado aos objetivos da empresa? Está alinhado aos objetivos e às dores do público que a empresa quer atingir?
Criar um conteúdo aleatório para gerar buzz vai atrair um público altamente desqualificado, que não cumprirá com os objetivos esperados pela empresa. Portanto, além de fazer um planejamento de mídia antes de sair publicando algo sem pensar, tenha claros diante de você quais são os objetivos da empresa, as dores e necessidades de seu público alvo, e o que você pretende com a sua comunicação. É importante ver cada ação como parte de um plano maior, em que cada conteúdo divulgado tem objetivos menores, que se conectam a um objetivo maior.
2. Valorize as métricas
Foi-se o tempo que o Social Media era um mero criador de conteúdo. Hoje, além de criar, ele precisa ser bom em analisar dados. É importante se aprimorar na gestão dos dados fornecidos tanto pelo Google Analytics em relação à audiência gerada em seu site por meio das redes sociais, quanto – e principalmente – na gestão dos dados fornecidos pelas próprias redes sociais. Analisar bem esses dados é primordial para fazer conteúdos e postagens mais assertivas, ao entender qual público interage mais, quais horários tem maior engajamento e qual tipo de publicação gera maior audiência.
Além disso, é importante saber criar relatórios que estejam focados nas métricas que representam os objetivos da empresa. Se a empresa deseja vender, você precisa mostrar o quanto o marketing nas redes sociais é importante no fechamento das vendas através de dados e análises consolidadas. Se você é um Social Media, aprimore-se na qualidade da sua análise dos dados para melhorar seus resultados. Isso ajudará a empresa a ver valor na sua função.
3. Não se limite ao orgânico
As redes sociais, especialmente o Facebook, vêm sofrendo uma série de mudanças que têm cada vez mais dificultado a viralização orgânica dos posts. Por isso, é imprescindível que o Social Media adquira um bom conhecimento em ferramentas pagas dentro das redes sociais. Impulsionar posts no Facebook para um determinado público pode ser uma excelente estratégia para potencializar os resultados nas mídias sociais.
O Facebook, por exemplo, oferece um extenso material gratuito de treinamento para quem deseja se aperfeiçoar nos anúncios na rede através do Facebook Blueprint. Você pode, inclusive, obter uma certificação da rede social que pode representar um grande diferencial na sua profissão.
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