image O que é quais os benefícios do Facebook ADS image Criar um site ainda vale a pena e traz benefícios?

8 dicas para Instagram: como usar a ferramenta ao máximo

Precisa de dicas para Instagram? Bem, antes de mais nada, você sabia que o Brasil tem a terceira maior audiência do Instagram no mundo? São 119,45 milhões de perfis ativos. Ou seja, todos visitam a rede social pelo menos uma vez ao mês. Para uma empresa com e-commerce é a possibilidade de atrair usuários de todos os cantos do país, que visitam seus perfis frequentemente. 

Em meio a uma audiência tão grande, há também uma imensidão de empresas que desejam atrair e reter clientes. Então, como se destacar entre tantos concorrentes? Confira 8 dicas para Instagram imprescindíveis para o seu negócio! 

8 dicas para Instagram para usar já no perfil da sua empresa 

Veja o que vai fazer toda a diferença na sua estratégia de marketing digital

1. Conteúdo é primordial 

Não podemos citar dicas para Instagram sem falar sobre conteúdo, a principal moeda de qualquer estratégia de marketing digital. Resumidamente, conteúdo é qualquer material — textos, imagens, podcast e vídeos, por exemplo — compartilhado para um público. Quando você publica um post no Facebook ou um tweet, está criando conteúdo. Então, por que algo tão simples e trivial tem tanta importância para uma empresa? 

A relevância do conteúdo é o que faz a diferença entre uma empresa e outra. Se você quer se mudar e não sabe se escolhe uma casa ou apartamento, com certeza vai procurar por conteúdos que possam esclarecer essa dúvida. E se encontra o site de uma corretora de imóveis que fala claramente sobre essas diferenças, mostrando os lados positivos e negativos sem necessariamente empurrar uma venda, começa a enxergar essa empresa como uma autoridade confiável. 

2. Atenção aos vídeos 

Em 2021, Adam Mosseri, chefe do Instagram, declarou que a rede social não é mais apenas uma rede social de fotos. Agora, o aplicativo vai valorizar mais os conteúdos em vídeo e de entretenimento. 

Para uma empresa, investir em entretenimento puro e simples pode desviar do foco de um conteúdo institucional. No entanto, é possível investir em diferentes temas para vídeos — aproveitar os diferentes formatos é uma das principais dicas para Instagram. 

Nos próximos tópicos, você vai entender bem sobre como funcionam os conteúdos em vídeo. 

3. Stories são imprescindíveis 

Quando um lojista procura sobre dicas para Instagram, pode notar que os stories ganharam tanta importância quanto o conteúdo em feed. Afinal, foi por meio deles que a popularidade dos vídeos no Instagram (e depois no Facebook e no WhatsApp) cresceu vertiginosamente. 

Embora seja uma cópia do Snapchat, o recurso foi praticamente uma revolução digital, já que empresas e influencers puderam criar diversos formatos de conteúdo em um mesmo aplicativo. Para uma empresa, existe diversas possibilidades de divulgar seu negócio usando o recurso:  

  • abra uma caixa de perguntas e solicite aos seguidores que contem suas principais dúvidas com relação ao negócio; 
  • use hashtags e localização para que outros usuários possam encontrar seu conteúdo; 
  • divulgue algum post recente do seu feed (com moderação e sempre intercalado a outros stories); 
  • mostre cupons de compra e novidades do e-commerce exclusiva para seguidores; 
  • sempre que fizer sentido, compartilhe stories de outros usuários que tenham marcado seu perfil; 
  • faça enquetes sobre preferências de produtos e promoções; 
  • conte um pouco da realidade do seu serviço

Como os stories são mais simples, é possível compartilhá-los com mais frequência que os outros formatos. 

4. Crie Reels para conteúdos rápidos 

Os Reels são formatos de vídeos curtos, que também derivam de um aplicativo muito popular entre os jovens: o Tik Tok. Com recursos de edição, é possível criar conteúdo simples e informativo sobre sua empresa.  

Veja algumas dicas:  

  • foque em conteúdos informativos, que podem ser sobre seu segmento ou até mesmo para um novo produto da sua loja; 
  • os vídeos do Reels podem aparecer na aba explorar. Portanto, crie um para falar sobre sua loja, diferenciais, como ela trabalha, visão e valores; 
  • mostre também os bastidores da sua loja. Aproveite os recursos de edição para mostrar diversos setores em um mesmo vídeo; 
  • não foque apenas em vender. O mais interessante é fazer o usuário ficar interessado sem que você precise falar diretamente sobre compras. 

Atualmente, os Reels têm a duração de, no máximo, 60 segundos, mas o Instagram pretende aumentá-la para 90.  

5. Use o feed para vídeos mais longos 

Embora não seja muito lembrado, também é possível colocar vídeos diretamente no feed. Se você tem uma campanha institucional bem-feita e maior que um minuto, é só ir no canto superior direito do aplicativo e clicar em publicar. A prévia continuará tendo 1 minuto, mas o usuário pode clicar em cima para continuar assistindo. 

6. Imagens são seu cartão de visitas 

Em conteúdos antigos, uma das principais dicas para Instagram era sobre a qualidade das imagens, cores e feed organizado. Com a popularização dos vídeos, isso se perdeu um pouco, mas ainda é fundamental para um negócio. 

Quando o usuário abre seu feed, a primeira informação que ele procura é pelas imagens. Elas que darão o toque de “beleza” do perfil. Além disso, mesmo que o Instagram priorize o formato em vídeo, são as imagens que trazem o toque de profissionalismo da sua empresa. Um cuidado com edição e enquadramento faz toda a diferença na forma com que um usuário enxerga o seu conteúdo. 

7. Com o tempo, faça lives 

As lives também são uma ótima forma de engajar seu público. Quando houver uma audiência mais significativa, fale ao vivo com seu público sobre alguma mudança inovadora da sua loja, promoções de Natal, como será a Black Friday ou qualquer outro evento que julgar importante. 

Antes de começar sua live, porém, é preciso deixar seu público avisado. Não deixe de anunciar nos stories e no feed dias antes de entrar ao vivo. 

8. Não deixe de mensurar resultados 

O Instagram tem suas próprias ferramentas de métricas. Para isso, é só usar seu perfil na versão para profissionais e clicar em Insights. O aplicativo vai mostrar uma série de dados que mostrarão se as atividades no seu perfil resultaram em mais seguidores, engajamento e até mesmo compras. 

Pronto para colocar em prática essas 8 dicas para Instagram? Como visto, o segredo aqui é investir em conteúdo. Mas se você ainda não está convencido, veja agora quais os benefícios do marketing de conteúdo para sua empresa!