O e-commerce brasileiro só cresce — e não parece que vai parar tão cedo. Para se ter uma ideia, apenas no primeiro trimestre de 2021 esse mercado bateu R$ 53,4 bilhões em vendas. Com o mercado digital tão movimentado, é preciso criar estratégias para se destacar. Veja os benefícios do marketing de conteúdo, que não apenas atrai e retém clientes, como também transforma sua empresa em autoridade no segmento.
Se você tem um negócio digital e quer saber como se destacar no mercado, entenda o que é e quais as vantagens do marketing de conteúdo!
O que é marketing de conteúdo?
É uma estratégia de marketing em que o conteúdo — em imagem, áudio, texto e vídeo — é o principal atrativo da sua empresa. É também o processo de criação de conteúdos personalizados para sua empresa. Portanto, não se preocupe: o que sua empresa oferece ao cliente não será copiado da concorrência. Ele reflete a imagem que você deseja vender a ele.
Um fator muito interessante do marketing de conteúdo é que, diferentemente do que ocorre com o marketing tradicional, em que a empresa corre atrás do cliente, nesta estratégia o cliente vem até você. Isso porque o conteúdo é a principal moeda do inbound marketing ou marketing de atração.
O conteúdo, claro, precisa ser pensado tanto para anúncios tradicionais quanto para redes sociais, blog e site. No entanto, ele se diferencia por não ser uma propaganda agressiva, incisiva ou inconveniente. O conteúdo vem para educar o cliente e convencê-lo de que sua empresa é a melhor opção para resolver o problema dele.
Fidelidade do público
O marketing de conteúdo se baseia na fidelização do público. Aqui, no entanto, não apenas pela qualidade do seu produto ou posicionamento de marca, mas pela criação de conteúdos que transformam sua empresa em autoridade no seu segmento.
Quando o consumidor percebe que sua empresa oferece informações relevantes, que respondem às dúvidas dele, começará a pensar nela como uma instituição confiável, com pleno domínio em sua área de atuação.
Tom de voz e identidade
Todo o conteúdo de uma empresa é pensado em dois fatores: na imagem que a empresa deseja projetar e no consumidor que deseja atingir. Portanto, até mesmo o tom de voz — personalidade que a empresa expressa em sua comunicação com o público — acaba sendo recriado nesse processo. O tom de voz molda a imagem mental que seu cliente tem sobre sua empresa.
A identidade visual também é repensada. Imagens, cores e fontes também são consideradas no marketing de conteúdo. Afinal de contas, um design voltado para adolescentes pode até ser agradável para adultos, mas não conseguirá cativá-los da mesma forma.
Conteúdo rico e gratuito
Outra grande vantagem do marketing de conteúdo é para o consumidor: a oportunidade de receber informações ricas, bem apuradas e gratuitas. Por exemplo: você trabalha com uma loja d roupas voltadas para mulheres no mercado de trabalho, que gostam de peças clássicas mas com detalhes contemporâneos. Você pode oferecer, por exemplo, um e-book sobre análise de cores ou sobre composições para diferentes empresas.
Cada área de atuação conta com um universo de assuntos que podem ser explorados — e muitos de seus clientes desejam se aprofundar neles.
Por que sua empresa precisa dos benefícios do marketing de conteúdo?
Menos investimento em anúncios
Anúncios são muito importantes para um negócio, principalmente no início de uma estratégia de marketing. Uma campanha de Google Ads, por exemplo, ajuda a divulgar sua loja antes de colher os primeiros resultados de uma campanha de inbound marketing.
Quando se investe em marketing de conteúdo, os resultados são ainda melhores. Afinal de contas, os principais conceitos utilizados pelo Google para divulgar um anúncio são a qualidade e o valor pago por exibição. Mas o conteúdo de qualidade não só facilita esse encontro entre anúncio e potencial cliente, como também diminui o investimento nesse tipo de estratégia.
A grande ideia por trás do bom conteúdo é fazer com que seu público venha até a empresa, e não o contrário. Por isso, é possível investir uma parte do orçamento em anúncios e outra em marketing de conteúdo.
Visibilidade online
É essencial ter uma presença digital forte, pois seu potencial cliente não vai acompanhar um blog ou seguir uma rede social que não é atualizada há meses. O algoritmo do Google considera o mesmo fator: ele leva o tempo de existência de um site e a frequência de atualização como fatores para mostrar suas páginas nos resultados de busca.
Para que seu conteúdo apareça nos resultados, é fundamental trabalhar as palavras-chave, ou seja, os termos que um usuário utiliza pra procurar por determinado assunto. Isso tudo é trabalhando em uma estratégia de marketing de conteúdo bem-feita.
Referência no segmento
Mais do que vender, uma empresa deve se preocupar com a imagem que transmite ao consumidor. Será ela a responsável por alcançar o público que você deseja. Isso só é possível graças ao marketing de conteúdo.
Com informações relevantes e pensadas em responder às dúvidas do seu consumidor, sua empresa conseguirá se posicionar como fonte confiável no segmento. Portanto, quando seu potencial cliente precisar de algum produto do seu segmento, será na sua empresa que ele pensará primeiro.
Uma marca referência também se torna uma formadora de opinião, pois ela “educa” seu público. Portanto, atenção ao seu conteúdo sempre!
Diminuição no CAC
O custo de aquisição do cliente (CAC) é a soma de todas os custos utilizados numa estratégia de marketing em um determinado período dividida pela quantidade de clientes conseguidos nesse meio-tempo. A ideia é usar o conteúdo como um ativo capaz de atrair e reter público, poupando investimentos em estratégias de curto prazo.
Outro fator interessante é que o marketing de conteúdo é uma estratégia que atrai clientes por mais tempo. Isso porque um conteúdo evergreen (atemporal) mantém-se relevante por muito tempo sem ficar defasado. Além disso, quanto mais tempo um conteúdo evergreen tem de existência, mais conta para aparecer nos resultados de busca do Google.
Viu como o marketing de conteúdo pode transformar a presença digital do seu negócio? Mas se você ainda está começando no mercado online, entenda como fazer a transição do mercado tradicional para o digital!