Estratégia de marketing é sempre necessária. Porém, uma estratégia de marketing digital é essencial para qualquer negócio que necessita sobreviver no meio online. Afinal, ela vai aproximar sua loja de potenciais clientes no Brasil inteiro. E dessa forma, então, fazer com que ela concorra diretamente contra grandes nomes do mercado. O problema é que, muitas vezes, o lojista começa a investir sem saber o que está fazendo.
Então, antes de mais nada, entender fatores fundamentais a uma estratégia de marketing digital é importante. Afinal, ajuda você a escolher uma boa agência e, principalmente, entender os processos por trás de um bom planejamento. Por isso, confira 7 informações essenciais para saber antes de começar a sua:
7 fatores que você precisa saber antes de implementar uma estratégia de marketing digital
Veja o que é essencial antes de começar a fazer seu planejamento.
1. Na estratégia de marketing, resultados levam tempo
Uma estratégia de marketing é, principalmente, de médio a longo prazos. Isso significa que não adianta começar hoje e achar que já vai colher resultados na semana que vem. Não é assim que funciona.
Um dos grandes objetivos de uma estratégia de marketing digital é transformar sua empresa numa autoridade no assunto. Portanto, quanto mais tempo ela tem, mais autoridade você cria no meio digital e mais o Google reconhece seus canais como fontes confiáveis de informação.
Neil Patel, um dos maiores especialistas de marketing digital do mundo, que uma estratégia de marketing digital demora pelo menos seis meses para trazer resultados — isso considerando um blog que tenha pelo menos 12 conteúdos postados por mês.
2. Conteúdo pago na estratégia de marketing
Quem não tem paciência para esperar pode contar com uma estratégia de marketing digital que acelera os resultados: o conteúdo pago.
Existem diferentes formas para patrocinar seu conteúdo. No Google, por exemplo, você pode criar anúncios para que sua loja apareça nos resultados de busca quando um usuário pesquisa utilizando suas palavras-chave.
O Google trabalha com uma espécie de “leilão”, no qual escolhe as campanhas que serão exibidas por cada resultado de pesquisa. Para que isso aconteça, é preciso combinar um bom anúncio com um bom valor por exibição.
Nas redes sociais, o esquema é um pouco diferente para a estretágia de marketing. Em vez de palavras-chave, os anúncios de baseiam no perfil de usuário e na persona — o seu arquétipo de cliente ideal — que você inseriu. Quanto maior o valor pago por anúncio, maior o alcance da sua campanha. Além disso, você pode impulsionar um post já pronto ou montar o seu, além de ter diferentes CTAs (call-to-actions) para escolher.
3. É preciso ter metas
Nenhuma estratégia de marketing digital existe apenas por existir — ela precisa ter um objetivo. O que você deseja conquistar com esse planejamento? Mais clientes? Autoridade no segmento? Fidelização? Cumprimento de metas?
Há uma série de objetivos que podem ser atingidos pela sua estratégia de marketing digital. Além disso, em um planejamento, esse objetivo é dividido em pequenas metas que, juntas, serão capazes de mostrar se você conseguiu ou não conquistar o que desejava.
4. O investimento é flexível, mas existe
Uma estratégia de marketing digital está longe de exigir o investimento de uma propaganda de televisão. No entanto, é preciso separar uma parte do seu orçamento para fazer um planejamento mais robusto.
A grande vantagem é que você pode começar por partes. Por exemplo: em uma breve pesquisa, percebeu que boa parte do seu público é bastante engajado nas redes sociais. Por isso, começa a investir no Instagram e no Facebook. Com os resultados surgindo, começa a ampliar sua estratégia para outras ferramentas, como o blog.
5. Tudo exige SEO
Search engine optimization (SEO) é um conjunto de normas de otimização para mecanismos de busca. São alterações que você faz em todo o seu conteúdo para que os crawlers (“robôs”) dos buscadores consigam achar sua página e indexá-la em seu imensurável índice de sites.
Engana-se, no entanto, quem acha que o SEO é limitado ao blog. É só observar os resultados do Google: em muitos casos, um post no Facebook aparece entre os principais resultados. Além disso, ele é fundamental para que seu anúncio possa aparecer na primeira página de pesquisa.
Da URL do seu site ao conteúdo em si, tudo precisa ser otimizado com SEO.
6. Qualidade no conteúdo é essencial
Além do SEO, o conteúdo é a parte fundamental para que seu site seja indexado e visitado com frequência pelos usuários. Aqui, não adianta repetir palavras-chave para aparecer nos resultados de pesquisa: os crawlers estão cada vez mais inteligentes e conseguem perceber a estratégia de má-fé.
Outro aspecto importante é que seu conteúdo está atrelado à credibilidade que a marca vai criar com o potencial cliente. Quanto melhor o conteúdo, mais seu público vai enxergar sua marca como autoridade no segmento. Ou seja, melhor a sua estratégia de marketing.
A qualidade deve estar presente em todas as suas ferramentas de contato com o público — site, e-mails, blog, redes sociais, anúncios. E não se limite ao texto: se quiser investir em podcasts, por exemplo, leve o preciosismo ao conteúdo de lá. Assim, a venda direta será muito mais fácil.
7. Seu concorrente já começou a investir
Uma estratégia de marketing digital é muito democrática. Ela permite que lojas pequenas possam concorrer com outras maiores sem precisar de um investimento absurdo. É só observar como pequenos negócios conseguem divulgar seus produtos e serviços apenas com posts patrocinados e excelentes conteúdos no Instagram.
É preciso se lembrar de que, como as possibilidades de divulgação são maiores, a sua concorrência também será! Se você tem uma loja de eletroeletrônicos, você estará concorrendo com lojas pequenas a gigantes do segmento. E ainda tem a concorrência indireta — uma pessoa que está vendendo um celular seminovo, por exemplo. Portanto, quanto mais rápido você começar a investir em uma estratégia de marketing digital, melhor.
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