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Saiba como vender pelo WhatsApp Business em 10 passos

Já conhece o WhatsApp Business? Bem, no varejo digital, uma das melhores formas de manter contato com o cliente é por meio do WhatsApp. Ou seja, ele permite um atendimento mais rápido, o esclarecimento de dúvidas e até mesmo a concretização de vendas — tudo isso de um jeito profissional. Porém, você não precisa parar por aí: também é possível vender pelo WhatsApp Business, a versão comercial do aplicativo.

Em outras palavras, então, por que investir na versão business, não na convencional? Antes de mais nada, o WhatsApp Business transforma seu número automaticamente em uma conta comercial. Além disso, oferece uma série de recursos voltados a pequenas e médias empresas, incluindo para efetuar vendas.

Agora veja 10 dicas para vender pelo WhatsApp Business!

10 passos para vender pelo WhatsApp Business

O WhatsApp Business, então, veio para facilitar as transações do pequeno empreendedor. Veja como usar o aplicativo para efetuar vendas:

1. Monte seu perfil comercial

O primeiro passo para vender pelo WhatsApp Business é investir no seu perfil comercial. Dessa forma, então, o aplicativo permite uma série de recursos pra deixá-lo mais caprichado. Isso inclui uma bio resumida e endereço com localização geográfica (caso você tenha uma loja física), por exemplo. Além disso, tem horário de atendimento/funcionamento, e-mail, imagens e link para o site.

E vale lembrar, então, que é essencial que o perfil tenha o nome e a foto da loja. Ou seja, deixe sua foto para o WhatsApp pessoal. Além disso, se o seu negócio ainda não tem site próprio, é possível colocar o link do marketplace ou das redes sociais. Dessa forma, quanto mais contatos seu cliente tiver com a empresa, melhor.

Assim, então, para começar a configurar seu perfil no WhatsApp Business, vá em Configurações > Configurações da empresa > Perfil.

2. Cadastre mensagens automáticas

Agora, uma das grandes vantagens do WhatsApp Business é trabalhar com mensagens automáticas. Ou seja, se o cliente fizer alguma pergunta fora do horário de atendimento, por exemplo, ele recebe um aviso. Assim, ele é informado, então, do período de funcionamento. Além disso, é pedido que entre em contato no próximo dia útil.

O WhatsApp Business permite cadastrar três tipos de mensagens automáticas:

Saudação: é a mensagem enviada quando o usuário inicia a conversa. Além de servir como boas-vindas ao potencial cliente, ainda pode ser utilizada para que ele indique que tipo de atendimento deseja.

Ausência: serve para quando o cliente envia mensagens fora do horário de atendimento ou em períodos com muito movimento, quando todos o pessoal voltado ao atendimento está ocupado.

Respostas rápidas: são mensagens que você cadastra no WhatsApp Business para responder as perguntas mais comuns dos usuários. Assim, em vez de escrever uma mesma mensagem diversas vezes, é só compartilhar a resposta. Você também pode cadastrar atalhos que ajudam você a encontrar as mensagens no meio da conversa.

3. Use os status

Assim como o Facebook e o Instagram, o WhatsApp Business tem sua própria ferramenta de stories — aqui chamada de “status”. Ela pode servir para você divulgar novos produtos ou serviços do seu negócio, dar dicas e divulgar conteúdos produzidos pela empresa.

Para vender pelo WhatsApp Business, divulgue promoções de última hora do site ou cupons de desconto exclusivos para os contatos da sua loja.

4. Use o catálogo de produtos

Para ajudar a vender pelo WhatsApp Business, o aplicativo conta com uma ferramenta de catálogo de produtos. É só você inserir as imagens e, assim que o usuário clicar para ver mais do seu perfil, ele poderá conferir tudo ao clicar no ícone Catálogo.

Esse recurso ajuda muito para que o usuário já saiba o que seu negócio vende e qual o valor de cada produto — a maior parte do público não gosta de perguntar o tempo inteiro. Além disso, otimiza o tempo do lojista, que vai falar mais com quem realmente está interessado no produto.

É possível cadastrar até 500 produtos no WhatsApp Business!

5. Tenha um catálogo próprio

Quem trabalha com franquias, por exemplo, pode ter um catálogo próprio, que muda conforme o ciclo de vendas. Para vender pelo WhatsApp Business, não envie o arquivo sem falar com o potencial cliente antes. Fale sobre as promoções e pergunte se ele deseja receber as promoções. Em caso afirmativo, envie. É uma forma de estreitar os laços sem sufocar o seu público.

6. Crie listas de transmissão

Listas de transmissão são classificações de contatos com as quais você pode enviar uma mesma mensagem. Para vender pelo WhatsApp Business, este é um ótimo recurso: você pode enviar promoções exclusivas para pessoas que estão em um mesmo estágio do funil de vendas.

As listas de transmissão permitem que você envie uma única mensagem para até 256 contatos diferentes. A grande vantagem aqui é evitar a impessoalidade das mensagens em grupo, dando a impressão de que você está enviando exclusivamente para aquele cliente.

7. Classifique seus contatos por etiquetas

Uma maneira mais fácil de enviar esses catálogos ou outros tipos de mensagem de maneira mais certeira é por meio das etiquetas. Você pode classificar seus contatos por diferentes fases no funil de vendas: podem ser “potenciais consumidores”, “clientes fiéis”

8. Use o carrinho de compras

Sim, vender pelo WhatsApp Business é até mais simples do que parece — o próprio aplicativo conta com um carrinho de compras para facilitar o processo. Com ele, o usuário adiciona no carrinho os itens do catálogo pelos quais está interessado. Depois disso, é só enviar uma mensagem à empresa para concluir a compra.

9. Monitore o engajamento

Em uma estratégia de marketing digital, é sempre importante monitorar o engajamento, ou seja, a forma como o público interage com as suas publicações. Agora, também é possível fazer esse monitoramento no WhatsApp Web.

O aplicativo também conta com o recurso de métricas. Para visualizá-las, clique nos três pontos > Mais Opções > Ferramentas comerciais > Mais opções > Estatísticas. É possível ver a quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas e recebidas.

10. Pagamento diretamente pelo WhatsApp

Além de levar seu consumidor ao link do site, você também pode vender pelo WhatsApp diretamente. É só observar o botão de pagamento disponível em qualquer janela de conversa.

O lojista também pode utilizar esse recurso, mas é preciso ter uma conta Cielo ou um cadastro no Facebook Play.

Pronto para efetuar suas vendas pelo WhatsApp? Mas ela não é a única rede social que você pode usar para fazer negócios. Confira agora como gerenciar sua estante de produtos no YouTube!