image 7 características de uma excelente estratégia de marketing digital image Tendências para o e-commerce brasileiro em 2022!

Como usar o e-mail marketing para aumentar as vendas da sua empresa

Uma das estratégias de marketing digital mais antigas e usadas para aumentar as vendas é o e-mail marketing. Mesmo quando não se pensava em marketing digital como um conjunto sólido de estratégias para se alcançar um objetivo, o uso de mensagens para manter contato entre empresa e cliente sempre foi bem comum. Mas como usar o e-mail marketing de maneira estratégica?

Com o spam (envio de mensagens não solicitadas), o e-mail marketing passou pelos seus dias de queda. No entanto, atualmente há estratégias para convencer o cliente a assinar e acompanhar sua newsletter, independentemente do segmento do seu negócio.

Neste texto, você vai entender como usar o e-mail marketing para atrair e fidelizar clientes. Confira!

Como usar o e-mail marketing para aumentar as vendas?

Veja como usar o envio de mensagens de maneira estratégica:

Nada de envios não autorizados

O primeiro fator que você precisa estar ciente sobre como usar o e-mail marketing é que ele só pode ser enviado com a autorização do cliente. Isso porque algumas empresas trabalham com a venda de pacotes de e-mails de pessoas aleatórias, que não visitaram sua loja, muito menos deixaram formas de contato. Embora essa estratégia possa parecer mais rápida do que a captação orgânica, sua empresa acaba praticando spam e, pior, pode ser vista como golpe.

Saber como usar o e-mail marketing é criar maneiras de atrair seu potencial cliente para assinar sua newsletter, por exemplo, e abri-la sempre que recebê-la.

Coloque uma caixa ou pop-up para newsletter

Assim que um usuário visitar seu e-commerce, coloque um pop-up para que ele possa assinar sua newsletter. Por exemplo: deixando o e-mail, ele recebe 10% de desconto já na primeira compra. É uma motivação para que ele possa comprar e, de quebra, você recebe um contato para enviar seus e-mails marketing.

Outra forma de atrair e-mails é com uma caixa no topo da página, para que o usuário assine e também consiga o desconto. É mais discreta, mas permance mais tempo na página que o pop-up.

Disponibilize conteúdo relevante e gratuito

Quer saber como usar o e-mail marketing e, ainda por cima, virar autoridade no seu segmento? É só disponibilizar conteúdo gratuito para sua persona.

Esse conteúdo pode ser disponibilizado de diferentes formas:

No blog

O blog é uma estratégia inteligente de atrair mais público e sedimentar o nome da sua empresa como autoridade em um determinado segmento. Com conteúdo relevante, pensado para o público e atualizado constantemente, todo o usuário que fizer uma pesquisa no Google sobre o assunto citado verá seu negócio como uma voz que entende sobre o segmento abordado.

No blog, você pode disponibilizar o mesmo pop-up e a caixinha para que o usuário deixe seu e-mail de contato. A partir daí, ele receberá as atualizações do seu blog na caixa de mensagens — e, além delas, você pode mostrar novidades e promoções da sua loja.

Na newsletter

A newsletter pode ser tanto a continuação da estratégia do blog quanto do próprio e-commerce. É também uma forma de como usar o e-mail marketing para aumentar as vendas, mas não precisa anunciar nenhum produto diretamente. Aqui, o objetivo é trazer atualizações do que você publicou de mais interessante no blog ou nas redes sociais durante um determinado período, mas pode também contar com notícias sobre a loja.

É importante entender que a newsletter não é tão frequente quanto o e-mail marketing convencional, mas ambos podem coexistir em uma mesma estratégia. Enquanto a primeira pode ser semanal, quinzenal ou mensal, o segundo pode ter uma frequência quase diária. Novamente, é preciso que você não lote a caixa de mensagens do seu seguidor para que ele não acuse seus envios de spam.

Em conteúdos ricos

Por fim, outra estratégia de como conseguir usar o e-mail marketing para aumentar as vendas é por meio de captação por conteúdos ricos. Por exemplo: seu e-commerce é especializado em objetos de culinária. Então, em dezembro, você prepara um e-book com receitas para Natal e Ano Novo. Para que o usuário baixe esse conteúdo, você cria uma landing page em que ele deixará dados como nome, e-mail e perguntando se o usuário trabalha com culinária ou cozinha por hobby.

Esse tipo de captação pode ser cíclica: no futuro, você pode enviar outros conteúdos ricos para os usuários que já estão na sua base de e-mails. Assim, poderá saber se eles estão lendo seus conteúdos e, claro, fortificar sua imagem como autoridade no segmento.

Crie um cronograma

Um e-mail marketing não deve ser enviado de maneira exagerada. Além de lotar a caixa de e-mails do cliente — o que pode fazer com que ele bloqueie seus envios —, ainda faz com que a estratégia perca o foco. Portanto, uma forma inteligente de enviá-los é criando um cronograma.

Mesmo que você só envie e-mails de vendas, pode segmentá-los com diferentes tipos de usuários. Quem já comprou em sua loja deve receber e-mails diferentes, assim como os tipos de produtos também se diferenciam. Defina sempre os dias de envio e obedeça a essa agenda.

Segmente sua base

Você já conseguiu coletar uma boa quantidade de e-mails? Agora é hora de segmentar o conteúdo que cada tipo de potencial cliente poderá receber.

Invista no título

Um dos grandes truques em como usar o e-mail marketing é investir em títulos irresistíveis, mas que tenham a ver com o corpo da mensagem para que o usuário não se sinta enganado. Mesmo que o e-mail mostre apenas produtos, invista em uma seleção que tenha a ver com os produtos visitados ou comprados pelo remetente, além de um título de impacto para convencê-lo a abrir.

Pense nos e-mails marketing que recebe e o que faz abrir uma mensagem no lugar da outra. Provavelmente é um título que o torna irresistível, que praticamente fala na realização de um desejo. Vamos a um exemplo: em vez de “passagens com desconto”, coloque “Agora seu sonho de uma viagem internacional vai se realizar”. É preciso não apenas vender um produto ou serviço, mas mexer com as vontades do seu consumidor.

Promoções exclusivas

Tanto o usuário que compra frequentemente na sua loja quanto o “sumido” podem receber um e-mail com uma promoção exclusiva. Por exemplo: um cliente fiel pode receber um e-mail oferecendo 20% de desconto pela preferência ou promoções exclusivas no nicho em que ele costuma comprar. Além de continuar comprando na sua loja, o consumidor se sentirá valorizado.

Os usuários sumidos, no entanto, podem receber um e-mail com o título “Sentimos sua falta!” e um cupom de 15% de desconto. Assim, ele se sente estimulado a voltar a comprar.

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