Até um tempo atrás, o Snapchat era o único aplicativo que permitia compartilhar vídeos e fotos com os amigos que, após algumas horas, iriam desaparecer por completo.
Mas isso mudou com a chegada do recurso Stories do Instagram e, agora, muitas marcas estão na dúvida a respeito de qual a plataforma mais indicada para estabelecer uma presença forte.
A pergunta que fica é: qual das redes é melhor para conseguir visibilidade e engajamento, o Instagram ou Snapchat?
Instagram ou Snapchat: conheça alguns números
O primeiro ponto que vai ajudá-lo a definir qual a melhor estratégia a ser adotada é referente ao perfil do público das duas redes. Afinal, de nada vai adiantar compartilhar conteúdos de qualidade em ambas, se as pessoas com as quais você deseja se comunicar não estiverem por lá.
O Snapchat conta com um público bastante jovem: 70% dos seus usuários são mulheres e possuem entre 13 a 34 anos, segundo dados da própria rede social. Ainda vale dizer que os usuários da rede costumam assistir a eventos globais por meio da função “ao vivo” do aplicativo, ao invés da televisão.
Já o recurso de Stories do Instagram conta com 200 milhões de usuários ativos, contra 158 milhões do Snapchat, de acordo com dados do Facebook. Ou seja, em pouco tempo, o aplicativo de compartilhamentos de fotos e vídeos já ultrapassou o Snapchat em quantidade de usuários.
De acordo com um levantamento com dados não oficiais, o perfil dos usuários no Instagram é composto por 61% de mulheres de 18 a 35 anos, um público um pouco mais velho do que o do Snapchat.
Porque usar o Instagram Stories
Como o Instagram tem mais usuários de forma geral e, recentemente, ultrapassou o Snapchat no recurso Stories, o engajamento na rede é maior. É por isso que muitas marcas e influenciadores digitais têm diminuído o uso do Snapchat e, em alguns casos, o deixado de lado por completo.
Além disso, a interface do Instagram é mais familiar à maioria das pessoas, o que a torna mais fácil de utilizar.
A integração da rede com os recursos para empresas do Facebook também permite às marcas terem acessos a informações importantes, como visualizações e engajamento, além de poderem acompanhar o perfil demográfico das pessoas que as seguem na rede.
Por fim, os demais recursos do Instagram, como o de repostar fotos e vídeos, incentiva o compartilhamento e permite com que temas e hashtags se espalhem mais rapidamente pela rede.
Porque usar o Snapchat
Não é só porque o Instagram ultrapassou o Snapchat que isso significa que você deve esquecê-lo para sempre. Em muitos casos, ele é sim muito mais interessante do que a rede de fotos e vídeos do Facebook.
No Snapchat, as marcas e as pessoas têm mais liberdade para serem mais espontâneas e publicarem conteúdos pouco convencionais. Dependendo da abordagem da sua marca ou da campanha, esse pode ser um grande bônus!
Outro ponto positivo é que a concorrência no Snapchat está menor entre as marcas e, devido ao espaço para conteúdo mais criativos, costuma ser mais fácil de se destacar e conseguir o engajamento de clientes.
Por fim, o Snapchat conta com uma audiência bem mais jovem, o que pode ser excelente para marcas que desejam impactar esse público.
Usar o Instagram ou Snapchat, então, está muito mais relacionado ao público da sua marca e aos objetivos da campanha do que à quantidade de usuários de cada uma das redes ou a grande moda da vez.
Por isso, não deixe de considerar os pontos que apontamos aqui antes de abandonar uma das redes sociais e deixar de conquistar excelentes resultados.
Agora queremos saber: a sua marca usa o Instagram ou o Snapchat? Conte para a gente nos comentários e vamos trocar experiências!