Transparência é um dos principais pilares que sustenta qualquer empresa, independentemente do seu porte ou setor de atuação. E isso se reflete, diretamente, no conceito de autoridade que ela pode transmitir ao seu público-alvo.
Basta pensar: você, como consumidor, também não procura por marcas de renome no mercado, para tomar a melhor decisão a respeito de um produto ou serviço?
Por isso, construir uma base qualificada de leads permite que você seja autoridade no seu segmento, e os converta em clientes com o tempo.
Sabe como fazer isso? Pois nós falaremos a respeito no post de hoje. Confira!
A importância na qualificação de um lead
Leads qualificados são originários de uma sinergia entre suas equipes de marketing e de vendas. Afinal de contas, é o primeiro que capta os clientes em potencial, com as principais estratégias de marketing digital, e os encaminha ao segundo (à área de vendas) para converter o interesse de cada lead em uma transação bem-sucedida.
A importância de um lead qualificado, inclusive, está justamente nessa integração de áreas, que deve ser assertiva em identificar o visitante nas suas páginas com a melhor possibilidade de conversão.
Para isso, é válido passar por algumas etapas para compreender, definitivamente, como qualificar um lead:
- Identifique necessidade: conheça o seu público-alvo e interaja com eles. Uma estratégia assertiva é direcionada a quem tem mais chances de abrir um conteúdo seu, por exemplo;
- Adeque suas estratégias: uma base de leads qualificados também é focada no alcance do seu empreendimento. De nada adianta focar em estratégias para regiões do País que a sua marca não atenda;
- Transparência quanto ao orçamento: o valor é motivo de compra para a maioria dos consumidores e, para o empreendedor, é importante ser transparente quanto ao custo do seu produto ou serviço, para que o consumidor não abandone a compra de última hora;
- Seja a autoridade que o consumidor deseja: produza um conteúdo qualificado para o seu público-alvo, e no tempo certo. Esta estratégia, quando bem alinhada, faz com que você atinja a pessoa certa, no momento certo, e passe a vender com autoridade.
A seguir, vamos falar um pouco mais a respeito dessa autoridade que você deve transmitir, para construir uma base qualificada de leads.
A qualificação de leads e a importância do timing
Ofertar o produto ou serviço certo, mas no momento errado, é uma estratégia que só funciona para motivar compras por impulso. E isso não é nada assertivo — principalmente se suas estratégias visam ser direcionadas para impactar seus leads qualificados.
E isso começa não apenas em saber quem é a sua persona, mas em saber, também, em que etapa ela está no seu funil de vendas: a popular jornada do de compra.
Assim, tudo o que você produzir será direcionado para o momento em que se encontram esses leads qualificados. Cada um com suas principais dúvidas e questionamentos, e você propondo soluções para cada um deles.
Isso significa gerar o conteúdo certo, para a pessoa certa e no momento certo. O grande mantra do marketing digital — e que falamos muito por aqui, inclusive.
Conteúdo direcionado para cada lead qualificado
Como vimos, até aqui, a adequação à sua persona, e ao momento de compra dela, são cruciais para que marketing e vendas sejam bem-sucedidos na captação e conversão de clientes.
E boa maneira de fazer com que isso aconteça é se mostrar autoridade para todo tipo de lead que o marketing captou, com um conteúdo direcionado que guie suas personas até o ato de compra. Isso pode ser feito das seguintes maneiras:
- Com a produção de e-mails para nutrir os leads com informações relevantes;
- Com ofertas personalizadas, baseadas nas preferências de consumo deles;
- Puxando o histórico de conversão dos clientes, visando conhecer os principais interesses deles.
Ou seja: para se tornar uma referência no seu setor, construir uma base de leads qualificada e vender com autoridade, é crucial que toda a sua estratégia seja montada a partir das necessidades do seu cliente ideal.
Conheça a sua persona, entenda as dificuldades que esse tipo de consumidor enfrenta, até se decidir por um produto, e crie uma presença digital massiva para que, a cada busca on-line que ele fizer, os principais resultados direcionem o consumidor ao seu site ou blog.
Agora que você já deve ter entendido a importância de uma base de leads qualificada, que tal conferir se a sua empresa está em dia com as principais técnicas de marketing digital, capazes de gerar os leads mais qualificados? Acesse o nosso checklist do marketing digital e confira!