O uso de marketplaces possibilitou a pequenos lojistas divulgar seu negócio com mais alcance. Só em 2020, por exemplo, o Mercado Livre teve 162,7% a mais de novos usuários. E isso comparado à quantidade de bebês nascidos nos países da América Latina, onde a companhia atua. Ou seja, criar um site para vendas parece um pouco ultrapassado. Mas será que é mesmo?
Além das plataformas de marketplace, as redes sociais também se transfomaram em excelentes canais de venda. Contudo, elas não substituem a segurança, estabilidade e profissionalismo que uma página própria traz. Neste texto, você vai entender por que criar um site em 2022 é essencial para seu negócio:
Por que ainda hoje criar um site é tão importante?
Com tantas formas de vender virtualmente, ter um site próprio pode não parecer tão necessário. No entanto, ele é o elemento mais importante de um negócio digital. Entenda os motivos:
Cartão de visitas
O site não é apenas um local de vendas. De fato, ele é o agregador de todas as suas páginas. Um local que o usuário visita para conhecer melhor a missão e os valores da empresa.
Ao criar um site, você vai colocar a história (“Quem Somos”), portfólio de produtos e serviços. Conta um pouco sobre o que a empresa faz, quem são as pessoas por trás dela e, claro, seu e-commerce.
O site é o cartão de visitas virtual da sua empresa.
Redes sociais
A apresentação não fica apenas na parte institucional. Ao criar um site, você também tem a oportunidade de colocar uma seção de contato e, claro, suas redes sociais — canais nos quais o potencial cliente pode falar diretamente com sua empresa.
Outro fator interessante é que a união de redes sociais com o site gera ainda mais oportunidade de compras. Além de servir de vitrine para seus produtos e serviços, o Instagram também tem um botão chamado Comprar Agora. Nele. o usuário sabe o preço e, de quebra, vai para a página de compra. Além disso, os stories também permitem colocar link. Isso facilita a conversão de um visitante em cliente.
Profissionalismo

Criar um site próprio transmite muito mais profissionalismo para o cliente. Isso porque ele pode colocar certificados SSL/TLS na URL. Fora outros selos que garantam a proteção dos dados. Além disso, ele pode conferir o CNPJ, a inscrição estadual e o endereço da sede.
Basicamente, fica muito mais fácil de confiar quando você cria uma rede de proteção para o cliente.
Outro fator importante é na hora de criar anúncios para o Google Ads. Pode levar os clientes a diferentes links — redes sociais, WhatsApp e até telefone. Mas o uso de um site próprio deixa o consumidor mais tranquilo.
Só uma olhadinha
Já viu aquelas páginas do Instagram que mostram vários produtos interessantes, mas quando você pergunta o preço, a pessoa diz que vai responder na DM? Outros lojistas também só usam o WhatsApp para fazer a compra. Ou seja, você tem que dizer o nome do produto, mandar o print do que deseja comprar para aí sim saber o preço.
Para grande parte dos clientes, isso desestimula à compra porque, muitas vezes, eles só está dando uma olhada no produto. Quando você vai criar um site, já insere o preço dos produtos e especificações que mostram por que ele tem esse valor.
Formas de pagamento seguras
Criar um site também oferece diferentes formas de pagamento para o cliente. Você pode colocar opções de crédito com até dois cartões, boleto bancário, carteiras digitais e até PIX — muitos lojistas, aliás, costumam colocar desconto para essa opção.
Contatos
Criar um site é também permitir que o cliente tenha diferentes formas de contato com a sua empresa. Além das redes sociais, você pode inserir uma seção Fale Conosco com uma caixa para que o usuário escreva sua mensagem, além de endereço de e-mail e telefone para contato.
É importante, claro, que essas mensagens sejam respondidas. O retorno rápido sempre mostra credibilidade e preocupação com o cliente.
Diferentes estratégias
É importante dizer que usar apenas uma estratégia de marketing digital limita demais o seu alcance. Afinal, há uma série de oportunidades de venda disponíveis internet afora. Quando você resume suas vendas apenas ao WhatsApp, por exemplo, limita demais o nicho de clientes e deixa de anunciar para pessoas que estão realmente precisando do seu produto ou serviço.
Não existe almoço grátis

Muitos lojistas investem apenas nas redes sociais ou nos marketplaces porque parecem opções gratuitas. No entanto, já é notório que eles não oferecem o alcance desejado justamente para que você se sinta obrigado a investir em publicações pagas.
O mesmo ocorre com o marketplace: lojistas pequenos podem ter dificuldade em aparecer nas ferramentas de busca e precisar do impulsionamento de anúncio para aumentar sua popularidade. Há também outras taxas que essas plataformas cobram quando uma venda é efetuada.
Criar anúncios não é um problema. Ao contrário: nas redes sociais, eles ajudam a levar suas páginas a pessoas com perfil parecido ao do seu cliente ideal. O problema é quando eles precisam mostrar seu conteúdo justamente para quem já segue a sua loja, já que o algoritmo não mostra de maneira orgânica.
Isso não significa que você não deva investir no seu conteúdo. Ao contrário: bons posts e alta frequência aumentam o engajamento, o que faz com que seu perfil apareça para muito mais pessoas. Mas não confie apenas nas redes sociais e no marketplace para divulgar seu trabalho.
Espaço único
Muitos lojistas investiam apenas numa rede social e, de repente, viram as vendas ruírem pela queda de popularidade da plataforma. Além disso, a própria rede pode decidir que você infringiu as regras e deletar seu perfil sem muitas explicações — isso, infelizmente, já aconteceu com muitos negociantes e influenciadores.
Novamente, é preciso entender que as redes sociais e os marketplaces são grandes aliados de negócios digitais. Mas não se pode confiar apenas em uma estratégia.
Um site é uma forma segura de ter sua loja em uma plataforma própria, sem riscos de perdê-la do dia para a noite. Se o seu cliente colocar o produto numa wishlist, ele terá a segurança de encontrá-lo futuramente para efetuar a compra.
Viu como criar um site traz muito mais segurança e oportunidades para o seu negócio? Como visto, uma plataforma própria é sinônimo de profissionalismo. E o ano promete muito para os lojistas: veja quais as tendências para o e-commerce brasileiro em 2022!