image O que é Marketing de Conteúdo? image Princípios básicos do marketing digital

Como aumentar suas vendas com marketing digital?

Quer ver diferença nos seus resultados? Veja como o marketing digital pode aumentar e reter clientes!

Quem não é visto, não é lembrado. Essa frase, que pode parecer clichê, não deixa de ser verdade. Afinal, com uma grande concorrência no meio digital, é preciso investir em ferramentas para se destacar e adquirir clientes. Mas como fazer isso?

Além de ser um mercado mais democrático — pois permite que lojas pequenas possam concorrer com gigantes do mercado —, o mercado on-line conta com uma série de ferramentas que você pode usar para marcar sua presença digital. Por isso, usar o marketing digital para aumentar suas vendas não é apenas uma opção, e sim algo essencial para garantir destaque.

Antes de tudo, é preciso entender que “presença digital” não é apenas ter uma página no Facebook e um perfil no Instagram. Sua empresa precisa ser ativa, engajada e relevante nos conteúdos que apresenta. 

Quer saber como dar os primeiros passos? Veja x dicas sobre como aumentar suas vendas com marketing digital!

10 dicas para aumentar suas vendas com marketing digital

Veja como usar diversas ferramentas de marketing digital para aumentar e reter público:

1. Planejamento estratégico

Qualquer ação de marketing digital precisa de planejamento estratégico. Mesmo que você queira trabalhar apenas com o Instagram, todos os posts inseridos devem ser roterizados previamente — até mesmo os stories mais descontraídos.

Crie uma estratégia de marketing digital que possa unir e agregar diferentes ferramentas ao longo do caminho. Tudo precisa ter um objetivo claro e realista, além de prazo para seu cumprimento. Por fim, todas as ações precisam ser reavaliadas para entender o que deu certo e errado — e, neste caso, otimizado.

2. Criação de persona

Durante muitos anos, o conceito de público-alvo foi suficiente para desenvolver estratégias de marketing. Porém, o meio digital exige um trabalho mais personalizado. Afinal, a empresa não fala com o público, mas com indivíduos de personalidades únicas, tendo algumas características semelhantes que as fazem ser seu tipo ideal de consumidor.

Para criar campanhas mais precisas, portanto, boa parte das empresas abandonou o público-alvo e começou a trabalhar com personas, ou seja, com o arquétipo do seu cliente ideal. O mais interessante aqui é que uma persona não é um conceito subjetivo; ela tem nome, idade, familiares, gostos, desejos e dores que sua empresa pode resolver. Tudo isso não é feito de maneira aleatória, e sim com base em dados reais, captados pelas plataformas digitais e por pesquisas feitas pela própria empresa. 

3. Redes sociais

Ter um perfil ativo no Instagram ou  Facebook pode fazer toda a diferença para seu negócio. Aliás, é bem comum que empresas aumentem suas vendas com marketing digital nas redes sociais. Para isso, no entanto, é preciso ter estratégia: planeje onde, quando e o que será postado. Um conteúdo bem pensado pode ser o ponto-chave para atrair e reter clientes.

Outro fator importante é que o social commerce — formato de venda que utiliza as redes sociais para atrair público e vender — está em franca ascensão no Brasil. A perspectiva é de que esse tipo de transação cresça 44,9% em 2022, chegando a US$ 2.218,6 milhões. Por isso, investir nesse formato é essencial do pré ao pós-venda no meio digital.

4. Google Meu Negócio

Sabe quando você pesquisa por um lugar no Google e encontra uma caixa com o nome do local, imagens, endereço e avaliações? É o Google Meu Negócio, uma ferramenta importantíssima para aumentar suas vendas com marketing digital, principalmente entre lojas físicas.

O mais interessante é que o Google Meu Negócio é gratuito, ou seja, basta ter uma conta no Google para montar o perfil. 

5. Google Ads

A ferramenta de links patrocinados no Google oferece uma série de possibilidades de anúncio para o pequeno negociante. Você pode começar com anúncios nas pesquisas, banners em sites parceiros e até campanhas no YouTube. Vale analisar qual o seu orçamento e a melhor forma de distribuí-lo.

O mais interessante é que o Google Ads mostra sua empresa para pessoas próximas à sua área. Para quem tem restaurantes ou lanchonetes, por exemplo, é a chance de ser encontrado por quem está ao redor.

6. Retargeting

Sabe quando você visita uma loja, olha um produto, fecha a página e começa a observar aquele mesmo item aparecendo em banners de outros sites? Não, não é a tecnologia lendo a sua mente, e sim uma ferramenta que pode ajudar você a aumentar suas vendas com marketing digital: o retargeting.

Nessa estratégia, os cookies que as páginas de venda colhem são usados para enviar esses anúncios nas páginas que você visitar. Portanto, se você visitou uma loja de sapatos, provavelmente verá anúncios dela por até um mês. A mesma estratégia pode ser usada por sua loja: caso o usuário não feche a compra, você pode mostrar anúncios da sua loja em outros sites.

7. E-mail marketing

Mais antigo do que a própria internet, o e-mail ficou em baixa por algum tempo, quando era alvo de spams de lojas que não sabiam como trabalhá-lo. Hoje, é praticamente impensável uma estratégia de marketing que não trabalhe com o envio de mensagens. Afinal, ele pode ser trabalhado de diversas maneiras:

  • remarketing: é uma estratégia usada para quando o usuário deixa um produto no carrinho e não finaliza a compra. Pouco tempo depois de o produto ser “abandonado”, a loja envia um e-mail para relembrá-lo e tentar fechar a compra;
  • newsletter: a loja envia os melhores conteúdos produzidos pelo e-commerce, mas não necessariamente promoções. A intenção aqui é mais mostrar a loja como uma autoridade;
  • novidades: mostre o que chegou na loja e que esteja de acordo com o perfil do visitante;
  • promoção: se a loja vai colocar algum setor em promoção, não deixe de avisar por e-mail;
  • cupons de desconto: é ideal para quem está faz tempo sem comprar na sua loja ou para clientes fiéis;
  • eventos sazonais: mande uma mensagem especial no Natal, aniversário, Dia das Mães e Ano Novo. É uma forma carinhosa de lembrar o cliente sobre sua loja.

8. Diversidade

Para aumentar suas vendas com marketing digital, é preciso estar onde seu cliente está. E isso só vai acontecer se você não limitar a presença digital da sua empresa. 

Como dito, você pode começar trabalhando com o Instagram, mas também tendo um e-commerce próprio com as redes sociais lincadas. Além disso, links patrocinados no Google Ads ajudam sua empresa a ser mais conhecida enquanto o trabalho de inbound marketing ainda está se desenvolvendo.

Para quem tem pouco recurso financeiro, o ideal é começar investindo em um ou dois canais. Depois, quando o retorno vier, você vai aumentando a estratégia com outras ferramentas.

Viu como é possível aumentar as vendas com marketing digital? Como visto, uma das ferramentas utilizadas é a rede social. Veja 8 dicas para usar o Instagram ao máximo!