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O que é e quais os benefícios do Google ADS

Afinal, o que é Google ADS? Bem, vamos começar assim: cerca de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas diariamente no Google. Sim, é realmente um volume avassalador. Mas quando pensamos que boa parte delas é na busca por um produto ou serviço, isso fica muito mais interessante para um lojista

Porém, como se destacar em meio a um oceano de e-commerces que vendem o mesmo que você? 

Antes de mais nada, o inbound marketing é uma forma de transformar seu negócio em autoridade no segmento. No entanto, acredita-se que ele comece a gerar resultados a partir de seis meses após seu início. 

Por isso, nesse meio-tempo, a melhor estratégia é investir em Google Ads. Ou seja, na plataforma de anúncios do Google. 

Com layout intuitivo e uma série de formatos, o Google Ads é perfeito para quem está começando. Ou seja, para quem ainda não tem muita experiência com marketing digital

Agora, entenda melhor como ele funciona e quais vantagens pode trazer para seu negócio: 

O que é Google Ads? 

O Google Ads é o serviço de anúncios pagos do Google. Portanto, toda vez que você faz uma pesquisa por um produto ou serviço, aparece o que procura. Então, na sua região, como São paulo, por exemplo, os resultados de busca mostram ofertas na cidade. 

E tem aqueles anúncios em verde, não? Pois bem, eles investiram financeiramente naquele anúncio. Ou seja, para que tivesse mais chances de aparecer para você. 

Pode parecer bobagem, mas o Google Ads é uma forma eficiente de apresentar sua empresa para um potencial cliente. Além disso, ele acelera as fases de um funil de vendas: você não precisa explicar para o visitante que ele tem um problema e precisa resolver, pois ele já está ciente disso. Agora, só é preciso fazer um anúncio atraente o suficiente para que ele resolva clicar no seu, e não no concorrente.  

Outros anúncios 

O Google Ads não trabalha apenas com as páginas de busca (aqui chamadas de rede de pesquisa). Você também pode criar uma série de anúncios diferentes, como:  

  • rede de display: banners, animados ou não, que aparecem em sites parceiros do Google. Eles aparecem em páginas que sejam relevantes para seu negócio, e são configurados por você durante a criação do anúncio; 
  • YouTube: são os anúncios que você assiste quando clica em algum vídeo. Há também a opção de banner, semelhante ao da rede de display, que é exibido ao lado, sobre a lista de sugestões, ou sobreposto ao vídeo; 
  • aplicativos: são mais focados em downloads de aplicativos de empresas; 
  • Google Shopping: voltado para e-commerces, é o tipo de anúncio que aparece mostrando um produto igual ou semelhante àquele pesquisado pelo usuário; 

Quais as vantagens do Google Ads? 

Ainda não está convencido? Veja agora por que o Google Ads é um investimento essencial para seu negócio no meio digital: 

Seu cliente usa o Google 

Se um usuário procurar por um produto ou serviço, provavelmente vai utilizar o Google. Para você ter uma ideia, mais de 97% dos internautas brasileiros usam a barrinha de buscas mais famosa do planeta. 

Para quem é dono de lojas físicas, por exemplo, isso também é uma grande vantagem. Dos mais de 440 milhões de dispositivos digitais ativos no brasil, 242 milhões são smartphones. Resumindo: os usuários fazem pesquisas em qualquer lugar, incluindo na rua. 

Se você tem uma cafeteria, por exemplo, e um usuário faz uma pesquisa por um negócio do tipo enquanto está andando na sua região, as chances de que seu anúncio apareçam aumentam com o uso do Google Ads. 

Retorno rápido 

O retorno sobre o investimento (ROI) de um anúncio de Google Ads costuma ser mais rápido e praticamente certo. Mesmo que ele faça parte de uma estratégia maior, ele já está chegando ao consumidor na fase final do funil de vendas. Por isso, as chances de conversão são muito maiores. 

E por falar em estratégias maiores, algo comum em campanhas de marketing é fazer uso de ações no Google Ads enquanto as campanhas de inbound e marketing de conteúdo ainda estão dando seus primeiros passos. Assim, enquanto você investe para se tornar uma autoridade no segmento, o Ads apresenta sua empresa para quem está com mais pressa de fechar negócio. 

Palavras-chave 

Tá, mas como o seu anúncio vai chegar ao cliente que realmente está interessado no seu produto ou serviço? Com o uso de palavras-chave.  

Como visto no primeiro exemplo, se você escreve “natação São Paulo” nas buscas do Google, provavelmente vai encontrar uma série de academias que ofereçam natação na cidade de São Paulo e redondezas. Isso acontece porque o usuário usou as palavras-chave do anúncio dessas empresas. 

As palavras-chave são os termos que o usuário coloca na barra de pesquisas quanto pretende encontrar algo no Google. Quando você faz um anúncio no Google Ads, coloca uma série desses termos para facilitar o encontro entre empresa e potencial cliente. 

Formas de pagamento 

Para que seu anúncio apareça ao usuário, o Google Ads faz uma espécie de “leilão” em que considera o valor máximo que o anunciante deseja pagar no custo por clique (CPC) e a qualidade do anúncio (nota que o Google atribui para a sua campanha). No entanto, isso não significa que quem investe mais necessariamente vai aparecer com mais frequência. Como o buscador também tem uma reputação a zelar, um anúncio bem-feito conta muitos pontos. 

Outra vantagem é que não há um valor mínimo para o anúncio. O Google Ads funciona de forma pré-paga, portanto não há surpresas desagradáveis no final do mês. A empresa pode escolher quanto gastará por mês, por dia e por anúncio, mas a cobrança somente será feita quando alguém clicar em seu anúncio. 

A empresa também determina o valor máximo que deseja pagar por cada clique no seu anúncio durante um mês. Assim, o Ads desconta essa quantia por um cartão de crédito ou boleto bancário. 

Avaliação do sucesso 

Não tem certeza se o anúncio está sendo bem sucedido? O Google Ads permite que você confira os resultados da sua campanha. Com a plataforma, você pode saber se alguém clicou no seu anúncio e se realizou alguma ação importante, como uma compra, o download do seu aplicativo ou uma ligação para a empresa. 

Você também descobre outros dados valiosos, como o médio de publicidade. É também possível usar ferramentas de análise para saber mais sobre os hábitos de compra dos clientes. 

Pronto para adotar o Google Ads nas suas campanhas? Mas ele não é a única ferramenta na qual você deve investir. Confira agora 7 características de uma excelente estratégia de marketing digital!